Categories: NotíciaPolítica

Empresa investigada na Lava Jato paga comemoração da Folha

A construtora Odebrecht está bancando parte das comemorações dos 95 anos do jornal Folha de São Paulo.

Trata-se de um encontro de jornalistas que ocorre no MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo, entre 18 e 19 de fevereiro de 2016. Nomes, tais como, Reinaldo Azevedo e Josias de Souza estão envolvidos no caso. Outro envolvido é o economista Eduardo Giannetti que orientou a pré-campanha de Marina Silva, então no PSB, nas eleições de 2014.

A Odebrecht está sendo investigada na Operação Lava Jato por pagamentos de propinas à diretores da Petrobras. Seu presidente, Marcelo Odebrecht, inclusive, está preso em Curitiba por determinação do juiz federal Sergio Moro. Recentemente, Moro autorizou o uso de documentos enviados pela promotoria pública da Suíça nas ações penais contra a Odebrecht.

A Odebrecht já esteve envolvida em outras formas de patrocínio que geraram polêmicas. Foi o caso das viagens do ex-presidente Lula para supostas palestras em países como Cuba e República Dominicana.

Documentos obtidos comprovam o patrocínio da Odebrecht às comemorações da Folha e apontam para que a decisão pela aceitação dessa forma de contribuição foi tomada ao nível da cúpula do jornal, ou seja, com a aprovação de Otavio Frias Filho – diretor de redação.

Veja abaixo:

Outro lado

Após a publicação deste texto, a Folha se manifestou sobre o assunto na coluna da ombudsman de 21 de fevereiro de 2016 e através de nota oficial de seu editor-executivo, Sérgio Dávila.

Abaixo, extratos das duas manifestações.

Da ombsdman:

Precisamos falar sobre a Odebrecht – A Folha promoveu na quinta e sexta-feira últimas um ótimo ciclo de debates para celebrar os 95 anos de existência do jornal… Dito isso, acho que o episódio enseja uma discussão maior e mais urgente, que precisa ser feita com franqueza, transparência e sem o discurso fácil dos virtuosos de ocasião… Todos os meios desenvolvem projetos viabilizados pelo dinheiro de grandes corporações, sejam cadernos especiais, eventos, cursos de formação. Para ficar apenas nos jornais, a satanizada Odebrecht patrocina o programa de treinamento da Folha (juntamente com a Friboi e a Philip Morris), de “O Estado de S. Paulo (em parceria com a Philip Morris) e do curso de jornalismo da Editora Abril (com a BRF e a Heineken). A mesma empreiteira patrocinou no final de janeiro um seminário sobre os Jogos em “O Globo”.

Da nota do editor-executivo:

“O Encontro Folha de Jornalismo teve como patrocinadores a Fiesp e a Odebrecht… Não há motivo para discriminar anunciante ou local onde o anúncio será veiculado. O jornal acredita também que a saúde financeira da empresa é fundamental para sua independência editorial. Parte dessa saúde resulta de uma carteira variada de anunciantes.”

 

PS1: agradecimentos à sugestão involuntária da colega Claudia Toni no Painel do Leitor da Folha de São Paulo.

PS2: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia parabeniza a Folha pelos seus 95 anos de existência.

PS3: a Oficina de Concertos Gerais e Poesia cultiva a ironia mas mantém-se crítica à manipulação da informação, além de apoiar o Movimento Golpe Nunca Mais.

Redação

Redação

Recent Posts

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

18 minutos ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

30 minutos ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

3 horas ago

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

14 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

15 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

17 horas ago