Entenda o novo ‘Enem seriado’

Jornal GGN – O novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que deve ser lançado em 2021, irá compor a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ‘seriado’, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Na nova modalidade do Enem, o chamado ‘seriado’, estudantes poderão conquistar uma vaga na universidade por meio de provas anuais, que irão somar o desempenho durante os anos no ensino médio.

“Além do Enem [tradicional], teremos o Enem seriado. O aluno vai poder fazer a prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] na escola e concorrer a vagas de ensino superior no Brasil inteiro”, disse Alexandre Lopes.

Atualmente, a prova do Saeb é aplicada a cada dois anos – no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e no 3º ano do ensino médio – e testa os conhecimentos de português e matemática. Os resultados dessas provas são calculados em conjunto, para classificar a qualidade do ensino das escolas públicas.

Com o novo Saeb, a avaliação será anual, todos alunos do ensino médio participarão do exame e serão avaliadas todas as áreas de conhecimento. No final do ensino médio, os aluno terão o desempenho calculado a partir das notas do Saeb dos últimos três anos e a nota final poderá ser considerada no processo seletivo de universidades do país.

De acordo com Lopes, o novo Saeb será implementado inicialmente para o 1º ano do ensino médio em 2021. Em 2022, a avaliação deve ser estendida para o ensino fundamental, uma vez que o Inep está em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para definir quais anos do ensino fundamental serão priorizados para fazer parte da avaliação anual.

Ainda, mesmo com o novo modelo, o Enem tradicional deve permanecer para atender aos alunos que já terminaram o ensino médio e ainda não ingressaram na universidade. No entanto, as vagas do Enem tradicional e do Enem seriado serão diferentes a partir de 2024.

Com informações do UOL. 

Redação

Redação

Recent Posts

Mujica e a democracia uruguaia, por Angelita Matos Souza

Quando penso no Uruguai, me vem uma espécie de oásis de civilidade em uma região…

8 minutos ago

Inelegível, Bolsonaro espera ser anistiado pelo Congresso

Dos 81 senadores, pelo menos 30 hoje seriam aliados diretos de Bolsonaro. Apoio da bancada…

36 minutos ago

Moro e Dallagnol deturparam a delação premiada e colocaram em xeque todos os acordos, mostra relatório policial

Relatório da polícia federal embasa a correição extraordinária usada por Salomão para acionar Moro e…

1 hora ago

1º de Maio, Itaquerão vazio, episódio ridículo, a ficha caiu?, por Percival Maricato

Se cada sindicato do estado enviasse um representante, haveria mais pessoas no Itaquerão que o…

2 horas ago

Sanções contra Rússia por guerra na Ucrânia fracassaram, diz Itália em apelo pela paz

Ministro da Defesa da Itália diz que a única solução agora é substituir sanções por…

2 horas ago

Como o comportamento das polícias espelha projetos de governos, por Jacqueline Muniz

Socióloga conta por que casos de racismo policial, noticiados quase que diariamente, nunca devem ser…

2 horas ago