Entenda o novo ‘Enem seriado’

Nesta terça, 15, o Inep deu mais detalhes sobre a nova modalidade do Enem, o chamado 'seriado', que deve surgir a partir do novo Saeb

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Jornal GGN – O novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que deve ser lançado em 2021, irá compor a avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ‘seriado’, afirmou o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes.

Na nova modalidade do Enem, o chamado ‘seriado’, estudantes poderão conquistar uma vaga na universidade por meio de provas anuais, que irão somar o desempenho durante os anos no ensino médio.

“Além do Enem [tradicional], teremos o Enem seriado. O aluno vai poder fazer a prova do Saeb [Sistema de Avaliação da Educação Básica] na escola e concorrer a vagas de ensino superior no Brasil inteiro”, disse Alexandre Lopes.

Atualmente, a prova do Saeb é aplicada a cada dois anos – no 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental, e no 3º ano do ensino médio – e testa os conhecimentos de português e matemática. Os resultados dessas provas são calculados em conjunto, para classificar a qualidade do ensino das escolas públicas.

Com o novo Saeb, a avaliação será anual, todos alunos do ensino médio participarão do exame e serão avaliadas todas as áreas de conhecimento. No final do ensino médio, os aluno terão o desempenho calculado a partir das notas do Saeb dos últimos três anos e a nota final poderá ser considerada no processo seletivo de universidades do país.

De acordo com Lopes, o novo Saeb será implementado inicialmente para o 1º ano do ensino médio em 2021. Em 2022, a avaliação deve ser estendida para o ensino fundamental, uma vez que o Inep está em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para definir quais anos do ensino fundamental serão priorizados para fazer parte da avaliação anual.

Ainda, mesmo com o novo modelo, o Enem tradicional deve permanecer para atender aos alunos que já terminaram o ensino médio e ainda não ingressaram na universidade. No entanto, as vagas do Enem tradicional e do Enem seriado serão diferentes a partir de 2024.

Com informações do UOL. 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador