Petrobras: como dourar a pílula de uma gestão medíocre, por Luis Nassif

A subsidiária logística da Petrobras, a TAG, foi vendida por R$ 33,5 bilhões. Em um ano, o aluguel pago pela Petrobras à TAG representou cerca de 15% do valor total recebido em sua venda.

A crise do Texas é prévia do Brasil sem Eletrobras, por Luis Nassif

A desregulamentação do mercado de energia nos EUA foi comandada pela Enron - empresa de energia de Houston, que quebrou em 2001, acusada de grandes generalizadas.

O jogo previsível com as ações da Petrobras, por Luis Nassif

Em algum momento futuro, no pós-bolsonarismo, se terá que discutir mais seriamente as responsabilidades institucionais das grandes estatais estratégicas.

Os movimentos especulativos com a Petrobrás, por Luis Nassif

O modelo exige uma engenharia financeira da qual a equipe de Paulo Guedes não é capaz de organizar. Mas sempre haverá boas cabeças no mercado para ajudar na construção.

As discussões nos EUA sobre modelos de desenvolvimento, por Luis Nassif

O balanço da atuação americana mostra uma enorme timidez perto dos grandes programas geopolíticos da China e de sua Rota da Seda.

O empobrecimento da pauta de exportações brasileira, por Luis Nassif

O empobrecimento da pauta de exportações é nítido. Nos últimos cinco anos, a participação da Indústria de Transformação caiu de 63,5% para 54,4%, enquanto a Agropecuária subia de 16,8% para 21,4% e Indústria Extrativa de 17,4% para 23,7%.

O aumento do comércio do Brasil com a China, por Luis Nassif

Em janeiro de 2011, o comércio com os EUA representava quase 80% do comércio com a China. Em 2021 caiu para pouco mais de 40%.

Com três lotes, venderam o país inteiro, por Luis Nassif

Quem dá mais? Quem é que dá mais de um conto de réis? Quem dá mais?...

A polêmica questão da auditoria da dívida pública, por Luis Nassif

Há um preço pesadíssimo que o país pagou ao longo de décadas, com a subordinação ignorante e interessada a teorias monetárias que visavam exclusivamente proporcionar ganhos ao capital em períodos inflacionários, com as jogadas sucessivas de juros e câmbio. Mas não há maneira de recuperar o leite derramado.

Preços ao produtor continuarão pressionando a inflação em 2021, por Luis Nassif

Nas ruas, o resultado óbvio será o aumento das tensões sociais e das trombadas nas políticas de saúde. Agora, com um Bolsonaro fortalecido e cada vez mais confiante em seu poder de cooptar instituições, enquanto prossegue armando suas milicas.

As peças centrais do plano Biden, de Resgate Americano, por Luis Nassif

Em nenhum momento o Plano Biden menciona déficits orçamentários ou dívida nacional, mesmo tendo uma assessoria econômica ortodoxa.

Mercado de trabalho não mostra sinais de recuperação, por Luis Nassif

Ontem saíram os indicadores da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios referente ao período setembro-novembro de 2020.

Xadrez dos negócios da pandemia e o aval da CGU, por Luis Nassif

É simples entender a operação desastrada de quem organizou um grupo de empresas para adquirir...

Na mídia, o velho morreu e o novo ainda não nasceu, por Luis Nassif

A Internet arrebentou com tudo, arrebanhando publicidade nacional, classificados e customizando seus anúncios para que acompanhassem os leitores para onde eles fosse.

Na mídia, o velho morreu e o novo ainda não nasceu, por Luis Nassif

A Internet arrebentou com tudo, arrebanhando publicidade nacional, classificados e customizando seus anúncios para que acompanhassem os leitores para onde eles fosse.
GGN