fbpx
segunda-feira, agosto 10, 2020
  • Carregando...

    Xadrez de Bolsonaro, o julgamento de Lula e o golpe, por Luis Nassif

    A única certeza que , se a cabeça do bolsonarismo não for decepada agora, pelo julgamento do Tribunal Superior Eleitoral, há o risco concreto de que, dentro de algum tempo, a confluência de forças permitir a ele completar o golpe militar que tentou há semanas contra o Supremo.

    Coluna econômica: a tecnologia social do MST

    No modelo MST, o coletivismo é restrito. Cada assentado ganha seu lote e alguns serão mais bem sucedidos que outros. A garantia de empregabilidade a todos se dá na etapa seguinte, na cooperativa que se incumbirá de agregar valor à produção e gerar empregos

    Coluna Econômica: Guedes quer tirar CEF e BNDES para aumentar os ganhos dos bancos de investimento

    Retirar o BNDES e a CEF do financiamento de empresas e, consequentemente, encarecendo o custo do dinheiro, há um duplo ganho para o capital financeiro: financiando as empresas a taxas maiores ou as adquirindo, a preços menores.

    Coluna Econômica: a recuperação insuficiente da indústria

    Já a indústria de transformação é o setor com maior impacto no ritmo da economia. Pelo gráfico percebe-se uma queda substância na indústria de transformação, com uma recuperação insuficiente para voltar ao nível anterior.

    Xadrez da reforma fiscal e da iniquidade do sistema tributário nacional

    A discussão terá que aprimorar, para não ampliar anda mais o anacronismo da regressividade fiscal brasileira.

    Coluna Econômica: as discussões sobre o monopólios das bigtechs

    Esses movimentos precisam ser acompanhados de perto pelo Brasil, porque impactam diretamente o mercado de varejo - dominado pela Amazon -, de mídia - atacado pelo Google e pelo Facebook -, de serviços em nuvem - dominado pela Amazon, Google e Microsoft.

    Coluna Econômica: a derrota dos grupos de mídia nacionais

    Hoje em dia, apenas as Organizações Globo e a Record – por ligações com a igreja – tem condições de se manter por algum tempo.

    Coluna Econômica: a política de desenvolvimento e a última volta do parafuso

    Para garantir a reciclagem dos fornecedores, os governos devem recorrer ao que a revista chama de “kit de ferramentas”. E descreve com precisão um modelo que foi vitorioso no Brasil, algumas peças envelheceram, mas foi jogado fora por uma geração encantada com a fantasia do livre mercado.

    Coluna Econômica: a nova guerra fria EUA x China

    Se houvesse inteligência diplomática no Brasil, haveria possibilidade de tirar vantagem dessa disputa. Enquanto houver Bolsonaro, permanecerá a submissão a Trump sem contrapartida de nenhuma espécie para o país.

    Coluna Econômica: as discussões bizantinas em torno da reforma fiscal

    Em cada rodada de discussão de aumento de tributos, levantam-se os diversos argumentos, que compõem um verdadeiro compêndio de autodefesa fiscal do setor financeiro.

    Coluna Econômica: as propostas do IPEA para abrir a cabeça de Guedes

    Quando se sai das visões mágicas para a busca objetiva de soluções, o quadro muda e se torna objetivo.

    Coluna Econômica: a volta do pêndulo nos modelos de desenvolvimento

    Agora,  o pêndulo começa a voltar para o modelo anterior. O primeiro passo foi o acordo da União Europeia, fechado ontem, visando auxiliar países do sul do continente, mais afetados pela pandemia.

    Manchetes dos jornais dos EUA

    Coronavirus Principais falhas de segurança encontradas no aplicativo de quarentena da Coréia do Sul 1K NYT> Negócios mundiaispor Convento...

    Coluna Econômica: o uso inteligente das estatísticas sobre o Covid

    O mapeamento demonstra a inutilidade de políticas de isolamento de cidades, sem levar em conta o entorno e o fluxo de pessoas entre elas.

    Coluna Econômica: o cenário da recuperação dependerá de como se comportará a flexibilização paulista

    Alguns estados, como São Paulo, tentam equilibrar o combate à pandemia com as questões econômicas, conduzindo uma flexibilização meio canhestra.