O Caso Veja: Novo livro de Luis Nassif está disponível na Amazon

Neste livro, um pouco da história da imprensa e do apogeu e queda da imprensa brasileira. E uma análise de como a desorganização da informação, promovida pela mídia, desestruturou todos os poderes

“O caso Veja”, novo livro de Luis Nassif lançado pela Kotter Editorial, já está disponível no site da Amazon. Clique aqui para conferir.

O bolsonarismo começou a nascer em um certo momento de 2005, quando, a mídia brasileira descobriu o “jornalismo de esgoto”. Por trás do novo estilo, havia o fantasma da grande crise das empresas, decorrente da maxidesvalorização de 1999, e da mudança do modelo de negócios da mídia. Liderados pela revista Veja e pelo publisher Roberto Civita, a mídia decidiu assumir o protagonismo político, seguindo o exemplo de Rupert Murdoch, que foi buscar na ultradireita americana o discurso de ódio, e aprendeu a manobrar as notícias falsas. Elas eram difundidas por seu canal, a Fox News, e replicadas nas redes sociais.

Mas, enquanto, nos Estados Unidos, a agressividade corrosiva de Murdoch era combatida pelo jornalismo tradicional, no Brasil a mídia se transformou em uma grande Fox News, sem contraponto, sem auto-regulação. Dali em diante, praticou-se rotineiramente um jornalismo de guerra, o exercício diuturno do ódio, o recurso permanente aos fake news, uma guerra cultural inclemente.

O ódio expandiu-se, cresceu com a Lava Jato e explodiu na sua mais fiel tradução, o bolsonarismo. Neste livro, um pouco da história da imprensa e do apogeu e queda da imprensa brasileira. E uma análise de como a desorganização da informação, promovida pela mídia, desestruturou todos os poderes e levou o país ao maior retrocesso civilizatório da sua história

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador