Categories: Notícia

Filosofia: Nietzsche, Heidegger, Sartre e Žižek

A semente do pensamento disseminado por Nietzsche no século 19 prefigurava o piloto do século 20 sobre os conceitos do existencialismo e da psicanálise. Este programa conta com entrevistas de grandes estudiosos do pensamento do Nietzsche sendo eles: Ronald Hayman e Leslie Chamberlain (biógrafos de Nietzsche), Andrea Bollinger (arquivista), Reg Hollingdale (tradutor), Will Self (escritor) e Keith Ansell Pearson (filosofa) que sonda a vida e os escritos de Nietzsche. Além de mostrar também o papel da irmã de Nietzsche na edição de suas obras para o uso como propaganda nazista. Contando também com partes de prosas aforísticas extraídas de obras como a parábola de um louco e assim falou Zaratustra, com isto transmitir a essência e o estilo do pensador profético.

O projeto do tratado Ser e Tempo, foi publicado em 1927 no mesmo ano que Minha Luta (Adolf Hitler). Este programa examina a vida e a filosofia de Martin Heidegger, descrevendo a sua ascensão a proeminência intelectual, e expondo os motivos de seu envolvimento com o partido Nazista. Entrevistas com o seu filho, Hermann Heidegger, George Steiner autor de uma influente critica de sua filosofia, contado também com o seu biógrafo Hugo Ott; e ex-aluno de Hans-Georg Gadamer, fornecendo novas idéias enquanto se faz uma reconstrução dos momentos chaves da vida de Heidegger. Vida e historia de um homem cujos apologistas e os antagonistas ainda amargamente se dividem.


O Caminho para a Liberdade é o terceiro episódio da série Human all too Human da BBC, feita em 1999. Neste episódio, a vida e a obra do mais famoso filósofo existencialista europeu, Jean-Paul Sartre (1905-1980), são abordadas. O homem que passou a vida desafiando a lógica convencional amava os paradoxos. O documentário expõe estes paradoxos de sua vida e sua obra, ao mesmo tempo em que questiona ambos. A pergunta central colocada é: Se o ser humano é livre para fazer o que quiser, como postula Sartre, então como devemos viver nossas vidas no dia a dia? Curiosamente, Sartre foi vítima de uma acusação que custou a vida de Sócrates (469-399) na antiga Atenas: corrupção da juventude. Parece que nos anos 50 e 60, a filosofia ainda era levada a sério pelas pessoas em geral. Filósofos eram vistos então, como seres que ameaçavam a moral e os bons costumes, ou o que quer que isto signifique. Felizmente, Sartre não foi condenado a beber cicuta como Sócrates. O presente documentário foi legendado com as dificuldades de praxe. Na medida do possível as traduções da obra de Sartre para o português foram consultadas. E no caso de haver diferenças, a tradução portuguesa foi preferida por ser uma língua mais próxima do francês. Críticas e sugestões para melhorar este trabalho serão bem-vindas. A data de legendagem, 14 de julho de 2011, é uma homenagem à Queda da Bastilha e à Revolução Francesa. Espero sinceramente que este trabalho ajude às pessoas a compreender melhor ou a pelo menos aproximar-se do pensamento de Sartre.

O autor de obras sobre temas tão diversos como Alfred Hitchcock, 11/09, a ópera, o cristianismo, Lenin e David Lynch, filósofo esloveno Slavoj Žižek é um dos teóricos mais importantes-e ultrajante-cultural trabalhando hoje. Este cativante documentário, erudita explora a personalidade excêntrica e trabalho esotérico deste incomparável escritor e acadêmico que tem sido chamado de tudo, desde “o Elvis da teoria cultural” para “uma cultura mulcher uma pessoa”. ŽIŽEK trilhas do eminente pensador e intrépidos como ele cruza o globo de corrida de Nova York salas de aula da cidade, percorrendo as ruas de Buenos Aires, pit-parando em sua casa em Ljubljana, na Eslovénia. Em trânsito, Žižek obsessivamente revela o funcionamento da ideologia invisível através de uma mistura única de psicanálise lacaniana, o marxismo ea crítica da cultura pop. Ele também é medo de transformar seu olhar crítico sobre si mesmo, oferecendo comentários de corte em sua personalidade, a vida privada de celebridades e crescente inter-nacional. ŽIŽEK! é tanto lição inesquecível de filosofia e um retrato convincente de um maverick intelectual. Possuir a capacidade de apelar para os não iniciados em uma maneira que nenhum outro filósofo antes dele poderia, combinação Slavoj Žižek é de alta e baixa cultura vai fascinar até mesmo aqueles que já acreditava que a filosofia de ser um furo.


Redação

Redação

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

9 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

10 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

12 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

12 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

12 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

12 horas ago