Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

Redação

View Comments

  • Senhoras e senhores ministros do STF, não se acanalhem

    O STF, O MÉRITO, OS RITOS E OS RITMOS DE UMA FARSA - É inimaginável que o Supremo Tribunal Federal compactue com essa que já é a maior farsa, a maior fraude da história do Brasil. Fraude e farsa que a imprensa internacional detectou há bastante tempo e que chama com todas as letras de golpe de Estado. 

    É inimaginável que lavem as mãos citando o "rito" da 'execução' ao invés de analisar se existe ou não um crime merecedor de tal punição. 

    Jesus Cristo foi executado. Tudo dentro dos ritos previstos no Império Romano na época. 

    Joaquim José da Silva Xavier, o nosso Tiradentes, foi executado e esquartejado, tudo dentro dos ritos previstos nas Ordenações Portuguesas da época. 

    Olga Benário, grávida de um brasileiro, foi mandada para a Alemanha Nazista, onde foi executada. Tudo dentro dos ritos previstos no ordenamento jurídico brasileiro - com a anuência vexaminosa do STF (vexame e infâmia reconhecidas pelo decano do Supremo, Celso de Mello). 

    Nas Ordálias Medievais as pessoas eram torturadas e mortas em processos secretos. Um exemplo era amarrar uma pessoa e prender uma pedra pesada em sua perna para depois atirá-la num rio qualquer. Se a pessoa morresse, era culpada. Se vivesse era inocente (e quem haveria de sobreviver?). Tudo dentro dos ritos previstos no Direito Canônico Inquisitorial. 

    Todas as execuções e torturas presentes nos regimes nazista, fascista ou estalinista foram "legais" e de acordo com os ritos propugnados por estes regimes. 

    O que se vê hoje em Pindorama é um Supremo Tribunal Federal omisso e conivente com um golpe de Estado. 

    As desculpas esfarrapadas repetem o mantra histórico dos canalhas: é tudo legal e tudo está sendo feito de acordo com os ritos! 

    Ora, em nenhum lugar civilizado do Planeta Terra se derruba um presidente da república com base em atos administrativos (seis decretos) ou com base em um suposto inadimplemento (equalização dos juros do Plano Safra). 

    O caso dos decretos é inacreditável. Há décadas estes decretos são feitos por todos os presidentes da república e nunca foram considerados irregulares - porque de fato não são. Neste momento se pesca seis decretos, entre milhares deles existentes, para desfechar um golpe contra a mandatária primeira da nação. 

    O suposto inadimplemento em questão, com o Plano Safra administrado pelo Banco do Brasil, é ainda mais escabroso pois foi o próprio TCU, em decisão de 2014, arrolou 17 pessoas como sendo culpadas pelas tais de "pedaladas". Entre as 17 pessoas não está e nunca esteve a presidenta Dilma pois ela não tem ato de ofício nenhum a respeito deste tema. 

    E o STF a tudo assiste, se preocupando única e exclusivamente com o "rito" do processo... 

    O Supremo Tribunal Federal tem a obrigação constitucional de analisar o mérito do processo de impedimento. Não pode essa Corte fazer cara de paisagem ou replicar o insulto de Pôncio Pilatos. 

    Não pode o mais alto tribunal deste país permitir um estupro constitucional, um autêntico atentado que se está fazendo contra a democracia e a soberania do voto popular. 

    O TCU sempre considerou lícitos os decretos presidenciais que por ora servem de muleta para o golpe de estado. Tanto isto é verdade que esse entendimento, vigente desde sempre, foi alterado apenas em 07 de outubro de 2015 (os seis decretos aludidos ocorreram antes dessa modificação de entendimento, entre julho e agosto de 2015). 

    No caso da "pedalada" do Plano Safra, Dilma não praticou nenhum ato de ofício e nem teria como fazê-lo!

    O processo de impedimento é político-criminal. Não é uma sindicância administrativa. 

    Não se pode condenar alguém com base na inexistência de crime ou na existência de um suposto crime que quando foi feito não era considerado crime algum. 

    A Carta de 88 fala em atos presidenciais como motivação lícita para um processo de impedimento. Como se vai condenar alguém, no caso de Dilma e da questão da "pedalada", se nessa questão não há ato de ofício nenhum por ela praticado?

    É inimaginável que o Supremo Tribunal Federal compactue com essa que já é a maior farsa, a maior fraude da história do Brasil. 

    É inimaginável que lavem as mãos citando o "rito" da 'execução' ao invés de analisar se existe ou não um crime merecedor de tal punição. 

    E mais ainda: mesmo que os atos administrativos analisados constituíssem algum tipo de infração, jamais se poderia conceber que os mesmos dessem causa a uma pena de máxima grandeza. 

    É proporcional punir uma infração de trânsito com a prisão perpétua? É proporcional punir um furto famélico com a pena de morte? É proporcional destruir mais de 54 milhões de votos com base em seis decretos e em um suposto inadimplemento com a equalização de juros do Plano Safra? Pois é justamente disso que se trata, da proporcionalidade da sanção em virtude do ato em tese praticado. 

    O STF não tem como fugir da análise do mérito desse rumoroso processo. A infâmia dessa fuga, se ocorrer, constituirá um atentatório crime contra a Constituição.

    Não pode a Suprema Corte fazer de conta que não está vendo a deposição de uma presidenta, com base em atos administrativos, sem nada dizer a respeito de tamanho dano e de tamanha e irreparável ignomínia. 

    A presidência e vários juristas alegam a inexistência de crime e a existência de uma deposição em estilo parlamentarista, numa espécie de "voto de desconfiança".

    O Brasil, salvo ledo engano, continua sendo um país eminentemente presidencialista. Se crime não há, jamais se pode cogitar da destituição do voto popular representado pela figura do presidente da república. 

    Quem deveria analisar o mérito disso, para dirimir as dúvidas, se não o próprio Supremo Tribunal Federal? 

    Senhoras e senhores ministros, não sejam cúmplices deste evidente golpe de Estado. Não se acanalhem. 

  • Politicar ou politizar?

    Politicar ou politizar?

    Minhas homenagens a todos aqueles que durante os últimos 25 anos mantiveram-se avessos à Política, jamais tiveram interesse em assuntos políticos, partidários ou eleitorais e, de repente, ficaram todos politizados, engajados e combativos. Passaram a bater panelas de suas janelas e fazer passeios recreativos em massa na Av. Paulista e centros das demais capitais brasileiras. .

    Também àqueles que, logo após as eleições de 2014, pela internet, passaram a fazer ofensas aos nortistas e nordestinos e sugerir a criação de um muro para dividir o Brasil.

    Meu muito obrigado.

    Acho que agora, que o Brasil está à beira de um precipício institucional e social, é hora de coxinhas, petralhas e pessoas normais com opiniões adversas, começarem a concordar em alguma coisa.

    A corrupção encampa o país de partido a partido, de ideologia progressista, trabalhista a ideologia conservadora e liberal.

    Quando há dois grupos dominantes na política; PT e PSDB, e um grande grupo, o PMDB, que ora apoia um grupo dominante ora apoia outro, de acordo com aquele que está no poder, e, sabe-se que todos eles estão envolvidos em corrupção, todos eles comprovadamente receberam doações das mesmas empreiteiras e empresas em geral, qual o propósito de se combater apenas um desses grupos?  Fortalecer os outros?

    O que o Brasil ganha em combater apenas um grupo e deixando os outros grupos impunes?

    Michel Temer não terá legitimidade alguma para governar, uma vez que, acusado de corrupção, pretende ocupar o cargo legitimamente conquistado por uma presidente que NÃO é acusada de corrupção e nem de qualquer outro crime.

    Pedaladas fiscais, como todos sabem, foram e são atualmente feitas em governos federais, estaduais e municipais. Afastar a Presidente da República por este motivo geraria o inevitável precedente para a ingovernabilidade nos três âmbitos.

    Absolutamente todos os caciques dos grupos que apoiam Temer estão envolvidos em corrupção e/ou receberam dinheiro das mesmas empresas que doaram ao PT.

    O que o Brasileiro ganha com essa troca estúpida? Certificado de idiota? Atestado de imbecil?

    As palavras de ordem apropriadas não são “fora Dima” ou “fora PT”, antes sim, fora corruptos de todos os partidos!

    O rigor policial e jurídico da Operação Lava Jato deve indubitavelmente se estender aos demais partidos, se é que se quer realmente melhorar a política brasileira, sob pena de, se não o fizer, ampliar ainda mais a corrupção existente, uma vez que os demais grupos políticos se sentirão à vontade e inatingíveis na corrupção.

    Essa divisão cretina, parecida com uma radicalização de torcedores de futebol e, irresponsável, do povo, dos políticos e da grande mídia, inevitavelmente levará o país ao abismo.

    Tudo o que foi conquistado nos últimos governos de PT e PSDB cairá por terra, regrediremos vinte e cinco anos no mínimo e, teremos que recomeçar, primeiramente nos levantando dos escombros e tentando curar as feridas.

    A crise cíclica do capitalismo mundial, a queda no crescimento da China e a derrubada do preço do barril de petróleo de 80 dólares para 28, provocada pelos EUA, para atingir Rússia, China, Venezuela e Brasil, são os principais motivos da crise brasileira.

    Culpar unicamente Dilma pela atual situação econômica do Brasil é a mais pura demonstração de total desconhecimento das causas da crise.

    Tentativa infantil ou ignorante de “resolver” problemas e acabar criando mais e sérios problemas.

     

  • Hipnotização social e naturalização de apatia social.

    Como é possível que o vice-presidente, diante de um pedido de impeachment da presidente, está “articulando”, na verdade, negociando cargos com partidos e até pessoas, que IRÃO VOTAR “sim” ou não ao impeachment???

    Senadores que terão o poder de retirar ou não do cargo a presidente, estão NEGOCIANDO com o vice-presidente!!!!!

    Isso é assustador! A naturalidade com que isso está sendo noticiado e a apatia com que estamos assistindo isso é aterrorizante!

    Nunca havia pensado em me mudar do Brasil, mas estou ponderando seriamente sobre isto.

    Já que órgãos internacionais como OEA e Corte Interamericana de Direitos estão com os olhos voltados para o Brasil, é de suma importância levar essa questão a esses órgãos.  

  • Grupo fascista tem crescimento inédito em eleição na Itália

    Em meio à crise migratória que levou a Áustria a construir uma barreira em Brennero, na fronteira com a Itália, a cidade de Bolzano, situada a apenas 80 km de distância, registrou um crescimento inédito do movimento neofascista CasaPound nas eleições locais do último domingo (8).  

    O grupo, famoso por suas manifestações - muitas vezes violentas - contra imigrantes, ciganos e a integração europeia, alcançou 6,69% dos votos e aumentou de um para três o seu número de cadeiras no Conselho Municipal de Bolzano. 

    Ainda que a cifra represente apenas uma pequena parcela dos 45 conselheiros que formam a Câmara da cidade, ela mostra um fortalecimento inédito da organização neofascista, justamente quando o tema dos refugiados está na ordem do dia na Itália. Em 2015, na mesma Bolzano, o CasaPound já havia elegido seu primeiro vereador no país, repetindo e triplicando o feito um ano depois.

     Além disso, o partido de extrema-direita Liga Norte ficou com 8,95% da preferência, garantindo cinco cadeiras. Outra sigla que costuma atrair votos de protesto, o Movimento 5 Estrelas (M5S), assegurou seis assentos (12,06%), derrubando o bloqueio de uma região tradicionalmente hostil a ela.    

    "Estou muito preocupado pelo fato de que um movimento político que se reconhece abertamente no fascismo tenha recebido tantos votos", disse Arno Kompatscher, presidente da província autônoma de Bolzano, cuja capital é a cidade homônima. Ao todo, o CasaPound recebeu 1,6 mil votos a mais que nas eleições locais de 2015 em Bolzano, uma alta de 171%.    

    A legenda vencedora foi o centro-esquerdista Partido Democrático (PD), do primeiro-ministro Matteo Renzi, com nove assentos no Conselho Municipal. Em seguida aparece a sigla regional Partido Popular Sul-Tirolês (SVP), com oito. A legenda defende os interesses dos grupos de língua alemã que vivem em Bolzano.

    Na disputa pela Prefeitura, Renzo Caramaschi (22,35%), do PD, e Mario Tagnin (18,40%), apoiado pela Liga Norte e pelo Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi, passaram para o segundo turno. A cidade é governada desde setembro por um comissário extraordinário nomeado por Roma, substituindo o prefeito Luigi Spagnolli (PD), que fora eleito para seu terceiro mandato seguido em 2015, mas caiu pouco depois por ter perdido a maioria no Conselho Municipal. O segundo turno será realizado no próximo dia 22 de maio.

    Bolzano tem pouco mais de 100 mil habitantes, é uma das cidades mais importantes do norte da Itália e está a menos de 100 km da fronteira com a Áustria, que pode virar palco de uma crise humanitária nas próximas semanas devido ao bloqueio construído por Viena para controlar o fluxo de imigrantes na região.

    http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2016/05/09/grupo-fascista-tem-crescimento-inedito-em-eleicao-na-italia/

  • A PEC das domésticas aumentou o desemprego?
    Nos períodos de crise, o trabalho doméstico torna-se uma das únicas possibilidades para muitas mulheres, especialmente as negras, e há um aumento no número de trabalhadoras nessa ocupação. As exigências de formalização não mudaram essa tendência 

    No último dia 26 de abril, o telejornal “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo, publicou uma matéria sobre as recentes transformações do emprego doméstico. De fato foram muitas. De 2003 para cá, o percentual do trabalho doméstico no total das pessoas ocupadas tem diminuído ano a ano, demonstrando que o crescimento econômico e as melhorias no mercado de trabalho trazem novas possibilidades de emprego, especialmente para as mais jovens, que já não veem mais no trabalho doméstico sua primeira possibilidade de inserção no mercado.

    Em 2003, 37% das trabalhadoras domésticas tinham até 29 anos, e no ano de 2014 esse número vai pra 18%, demonstrando a tendência de envelhecimento da categoria.

    A reportagem em questão analisa que os efeitos da crise econômica brasileira e o aumento do custo de contratação da trabalhadora domésticas – expressa pela PEC das domésticas, que equiparou os custos de contratação da doméstica aos de qualquer  outro trabalhador formal – seriam a causa para o aumento do desemprego entre as trabalhadoras dessa categoria.

    Analisemos por parte. É sabido entre os pesquisadores da temática do trabalho doméstico que existe uma correlação positiva entre as crises ou momentos de recessão econômica e o aumento do trabalho doméstico, e não ao contrário, como quer a Rede Globo.

    No ano de 2003, eram 6 milhões de trabalhadoras domésticas, representando um percentual de 17% das mulheres ocupadas. Em 2009, como efeito da crise econômica internacional, esse número é acrescido em 1 milhão de novas trabalhadoras, representando 18% do total de mulheres ocupadas. Nos anos seguintes cai paulatinamente o número absoluto e o percentual de mulheres no serviço doméstico vai para 15% das mulheres ocupadas.

    Dessa forma, comprova-se, com os dados da PNAD/IBGE, que nos períodos de crescimento econômico e melhora do mercado de trabalho, as mulheres – majoritárias ocupantes dessa categoria – têm possibilidades de ingressar em trabalhos com maiores chances de formalização, maior valorização social e superior rendimento.

    Nos períodos de crise, o trabalho doméstico torna-se uma das únicas possibilidades para muitas mulheres, especialmente as negras. No ano de 2014, quando começaram os sinais de desaquecimento da economia, o número de trabalhadoras no emprego doméstico já havia aumentado em 17 mil em relação a 2013. Em 2016, na Região Metropolitana de Porto Alegre, já são 2 mil novas pessoas empregadas no serviço doméstico em relação a 2015, reafirmando nossa hipótese de que o emprego doméstico aumenta em tempos de crise.

    O segundo falacioso argumento da Globo é que o maior custo na contratação da empregada doméstica teria sido outro fator de aumento do desemprego. No entanto, para o empregador que já assina carteira de trabalho (que é uma obrigação legal, diga-se de passagem, e não uma opção do empregador) são acrescidos apenas 10% no total já pago.

    Contabilizando o salário médio nacional da trabalhadora doméstica (642,82) e acrescidas as alíquotas fixas de 8% de INSS e FGTS, são em torno de apenas 60 reais mensais a mais, e 25 reais de multa rescisória. Não chega a 100 reais o tão alardeado pela mídia e pelas classes médias “custo” da formalização. Para o empregador isso se equipara a despesas supérfluas, enquanto que para o trabalhador é uma garantia de futuro, com garantia ao conjunto de direitos que dão acesso à aposentadoria, casa própria e outros direitos básicos.

    Felizmente, as transformações nos anos 2000, apesar de ainda apresentarem limites substanciais para a construção da igualdade, têm modificado a marca escravocrata dessa ocupação. O percentual de formalização aumentou expressivamente em todas as regiões metropolitanas pesquisadas pelo DIEESE. Na região metropolitana de Fortaleza o trabalho doméstico sem carteira diminuiu 7,1%, em Salvador 15,4% e em São Paulo 17,3%, para citar alguns exemplos.

    Esses dados sinalizam para a edificação de um novo marco para o trabalho doméstico, pautado em aumento da formalização, aumento da escolaridade, alta no rendimento médio (que subiu nacionalmente 77% de 2003 a 2014), envelhecimento da categoria e mais acesso a direitos.

    No entanto, a crise econômica atual e as opções desastrosas da política econômica – centrada nos ajustes fiscais – e as chances de retrocessos maiores com um futuro governo Temer podem provocar o rápido desmoronamento dessas conquistas sociais, jogando mais uma vez as trabalhadoras domésticas na condição de semi-escravas, agravando o quadro social e econômico de 6 milhões de trabalhadoras, sobretudo de pobres e negras.

    http://brasildebate.com.br/a-pec-das-domesticas-aumentou-o-desemprego/

     

  • Vou omitir os que tem

    Vou omitir os que tem palavrões, e são muitos. Quero mostrar o nível dos debatedores juridicos.

     

    "Atenção!

    O presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), assinou decisão nesta segunda-feira (9) para anular a tramitação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso. Saiba mais:

    Waldir AlvesEu tenho vergonha de advogados que defendam um golpe parlamentar travestido de legalidade. Seguindo a carreira e se nada for feito, tais obreiros do direito um dia serão juizes, e julgarão com o figado e não com o cérebro.

    Waldir AlvesLendo os soberbos e talentosos comentários deste post, entendo porque alguns defendem que o congresso seja formado só por advogados, médicos, engenheiros, professores, entre outros diplomados. Assim, não haveria quem pudesse criticar. Pois só advogado por questionar outro, só médico pode questionar outro. Os cpfs falantes ja fazem muito em manter em dia seus impostos, e ser permitido sua miseravel existência. Rezo para ver um dia, que os privilégios de castas profissionais, tenham um fim, e a impáfia, a insensibilidade, e a pretensão da perfeição, da infalibilidade, da onisciência. Quem defende o livre mercado deveria propor um PEC para acabar com a obrigatoriedade da representação do advogado, e o fim da tabela de honorarios da OAB, não querem livre mercado? Então, que a sociedade e o mercado definam os valores do profissional, e se e quando precisam deles. Agora exigir direitos, quanto todos são obrigados, é demais.

    " O processo seguiu a tramitação devida, não é mais de competência da câmara, está "decisão" não será admitida, e se de forma absurda chegar a ser, outros pedidos de impeachment serão apreciados."

    "Ainda essa merda é do Maranhão sinceramente nesse momento além da vergonha de ser brasileiro tenho vergonha principalmente so meu Estado que elegeu esse ladrão fdp mas esse ato é inconstitucional não vai durar."

    "Isso sim é golpe, e um golpe elaborado a tempos. Os esquerdistas são como cupins, enquanto estamos dormindo eles estão trabalhando na destruição, se não reagirmos em tempo a catástrofe é iminente."

    "Absurdo! Vergonha! Olhe aí o que é um golpe contra a democracia e na lei! Digo e repito....o maior problema do País não são as crises políticas e econômicas que estão aí, mas, a crise ética, moral."

    "Isso sim é golpe, e um golpe elaborado a tempos. Os esquerdistas são como cupins, enquanto estamos dormindo eles estão trabalhando na destruição, se não reagirmos em tempo a catástrofe é iminente."

    " Por analogia ao processo legal, em seu art.463, do CPC. Que traça os limites da atuação do juiz, dispondo que com a sentença proferida e transitada em julgado, acaba a jurisdição do magistrado, uma vez publicada a sentença. Da mesma forma uma vez publicado no diário oficial o resultado da votação dos deputados e enviado o processo de cassação ao senado, não caberia, mais a mesa da câmara inovar na lide. E defeso a CÂMARA DOS DEPUTADOS, ANULAR, o que proferiu, porque a eventual reforma e tarefa que afeta somente ao SENADO FEDERAL que apreciara o processo de cassação. No caso ja houve aceitação da denuncia pela comissão do senado, com data marcada para o plenário julgar o processo. Não ha como mudar o tramite do processo."

    "é nosso politica. Que bom agora que o Brasil termina de quebrar de vez e o restante dos investidores que não irão voltar mais para nosso pais podem ter certeza enquanto o PT estiver no poder. Nossa economia só tende a afundar dessa forma. Olhando do ponto de vista como Economista o nosso país só voltara a girar em todos os sentidos no minimo em uns 5 a 6 anos se essa mulher não sair ou seja o próximo presidente que assumir o Brasil pegara o mesmo sucateado. Bom vcs elegeram essa mulher e agora pagaram um preço alto por tal ato infelizmente. Enquanto isso nossas famílias continuam a passar necessidade no BRASIL."

    " tem ligação com lava-jato da corrupção instituto Lula lavagem de dinheiro. pode investigar vai descobrir muito corrupção neste Dep. Waldir Maranhão.vai enfrente a corrupção esta envolvida tem que casar o mandato dele."

    "Gente vamos invadir aquela porra.. E da gente aquilo não aquento mais esse povo de vermelho."

    "Só as FFAA com o EB na frente, mandando todos os socialistas/comunistas PTralhas.. para um võo em alto mar e salto sem paraquedas de todos eles..."

    "Da vontade de ir la e dar um tiro bem na testa desse ..."

     

    Quem quiser ler mais :https://www.facebook.com/waldir.alves.52056/posts/1622531271400810:48#

  • Será que Tiririca se preocupa ?

    Pois, no Parlamento há quem dá a impressão de querer concorrer com o ofício do Tiririca, não é? 

  • Da Constituição brasileira...
    Art. 86
    . Admitida a acusação contra o Presidente da Repúbl
    ica, por dois terços da Câmara dos
    Deputados, será ele submetido a julgamento perante
    o Supremo Tribunal Federal, nas
    infrações penais comuns, ou perante o Senado Federa
    l, nos crimes de responsabilidade.
    § 1º - O Presidente ficará suspenso de suas funções
    :
    I - nas infrações penais comuns, se recebida a denú
    ncia ou queixa-crime pelo
    Supremo Tribunal Federal;
    II - nos crimes de responsabilidade, após a instaur
    ação do processo pelo Senado
    Federal.
    § 2º - Se, decorrido o prazo de cento e oitenta dia
    s, o julgamento não estiver concluído,
    cessará o afastamento do Presidente, sem prejuízo d
    o regular prosseguimento do
    processo.
    § 3º - Enquanto não sobrevier sentença condenatória
    , nas infrações comuns, o Presidente
    da República não estará sujeito a prisão.
    § 4º - O Presidente da República, na vigência de se
    u mandato, não pode ser
    responsabilizado por atos estranhos ao exercício de
    suas funções

  • Vai vendo...

    247

     

    PF detém 73 mulheres em avião por chamarem deputados de golpistas

     

     

     

    Polícia Federal deteve por cerca de uma hora, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, um total de 73 mulheres dentro de um avião da TAM, que vinha de Salvador para Brasília; as mulheres são delegadas e participantes da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre nesta tarde no Palácio do Planalto, e foram acusadas de proclamar palavras de ordem contra os deputados Jutahy Magalhães (PSDB-BA) e Tia Eron (PRB-BA), que estavam no voo; a deputada Moema Gramacho (PT-BA), que está no local com a deputada Maria do Rosário (PT-RS), denunciou a arbitrariedade; as mulheres foram levadas a depor na sala da PF no aeroporto

     

    10 de Maio de 2016 às 14:42

     

     

    Brasília 247 - A Polícia Federal deteve por cerca de uma hora, no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, um total de 73 mulheres dentro de um avião da TAM, que vinha de Salvador para a capital federal.

    As delegadas e participantes da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que ocorre nesta tarde no Palácio do Planalto, foram acusadas de proclamar palavras de ordem contra os deputados Jutahy Magalhães (PSDB-BA) e Tia Eron (PRB-BA), que estavam no voo. A confusão começou quando as mulheres começaram a se manifestar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff e a gritar "não vai ter golpe".

    Elas ficaram trancadas no avião por determinação do comandante do voo, até que a PF chegasse. Segundo relatos postados nas redes sociais de pessoas que estavam na aeronave ou em contato com elas, a PF começou a conduzir coercitivamente as mulheres até a sala da corporação no aeroporto, sem deixar que advogados entrassem no local.

    Depois elas começaram a ser atendidas por advogados do PT, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência. Os policiais colaram um termo de desembarque compulsório nos documentos de identificação das mulheres.

    Em relato antes da entrada dos agentes da PF dentro da aeronave, a deputada Moema Gramacho (PT-BA) denunciou a arbitrariedade. "Tudo parece que eles só vão liberar após fazer uma acareação para nos identificar, nós, a delegação de mulheres da Bahia, que puxaram palavras de ordem contra os golpistas que estão neste voo agora. Portanto, é uma arbitrariedade, não sabemos o que vai acontecer", afirmou. Ela e a deputada Maria do Rosário (PT-RS) estão no local.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/231223/PF-det%C3%A9m-73-mulheres-em-avi%C3%A3o-por-chamarem-deputados-de-golpistas.htm

Recent Posts

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

41 minutos ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

2 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

3 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

3 horas ago

A história de dois soberanos, um lacaio e uma babá, por Pepe Escobar

A Rússia não rejeita o diálogo com Ocidente, está pronta para o diálogo sobre segurança e estabilidade…

3 horas ago

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

16 horas ago