Fora de Pauta

O espaço para os temas livres e variados.

Redação

Redação

View Comments

  • Trump furioso? Parece um certo presidente do Brasil, oras!

    https://www.youtube.com/watch?v=ogQ_xZyZD2M

    U.K. Prime Minister Boris Johnson cancelled his trip in March to the U.S. According to Business Insider, the cancellation came after a furious phone call from President Donald Trump. Officials said the president slammed down the phone on the prime minister.

    https://twitter.com/peterboghossian/status/1228479948391796736/photo/1

  • "Os abecedarianos foram uma seita cristã alemã do século XVI que defendia o analfabetismo. O ponto principal de sua doutrina era o fato de que todo o conhecimento humano, inclusive o alfabeto é desnecessário e supérfluo. Wikipédia"

    Esse regime miliciano fundamentalista e abecedariano, que fez e faz uso de fake news como meio de se conquistar e de se manter no poder, odeia o conhecimento, dai essa guerra inssna contra os livros, a educação, o saber, a verdade e a democracia: pelo menos os nazistas de antigamente disfarçavam menos a opção pela ignorância : queimavam livros nas praças : os de hoje deixam-nos às traças....

    Boa leitura

    ?

    https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-livros-raros-da-biblioteca-da-presidencia-sao-empilhados-para-dar-espaco-a-gabinete-de-michelle-bolsonaro/

  • Por Victor Hugo Romão

    As ambições políticas paroquiais de Rodrigo Maia estão jogando o Congresso Nacional no abismo. Para um projeto de candidatura ao Senado, a vice-governador ou vice-presidente a imagem de docilidade aos interesses da banca pode ser suficiente, mas requer uma postura de suicídio político a quase todos os membros do Poder Legislativo e também para a própria existência institucional do parlamento.
    A despeito da verborragia de independência, a verdade é que Rodrigo Maia é o principal aliado de Jair Bolsonaro, ao garantir o apoio dos mercados financeiros e moderar a crítica dos grandes grupos de mídia, sempre a espera de radicais reformas antipopulares que apenas um governo sem projeto algum poderia patrocinar. Assim, Rodrigo Maia é o principal aliado estratégico do bolsonarismo, mesmo que seja tratado a pontapés pelas matilhas virtuais.
    O cientista político João Feres Júnior, em artigo no GGN, aponta o tamanho do cabresto parlamentar que Bolsonaro impõe ao Legislativo via Rodrigo Maia. “Os únicos partidos na Câmara consistentemente oposicionistas são o PT e o nanico PSOL. O centro é habitado por Rede, PDT e PSB. Todo o resto da Câmara vota com o governo, quase sempre. Em uma escala de governismo de 1 a 10, 73,4% dos deputados tiveram nota maior que 7 e 50% alcançaram 9 ou 10”. Desta forma, os rompantes de independência legislativa não passam de bravatas juvenis, garantindo o apoio a Bolsonaro na agenda principal, bem como postergando sua rejeição pelo establishment, que planeja seu descarte definitivo apenas após a votação de todas as reformas.
    Rodrigo Maia tem suas razões pessoais em manter esse jogo, mas para o restante do Congresso tal cenário é de claro suicídio político. Caso tais reformas produzam resultados no crescimento da economia (o que é improvável após 5 anos de fracassos desde Joaquim Levy), os frutos ficariam majoritariamente com o Executivo. Mas o ônus aos parlamentares é certo. Basta lembrarmos que dos 23 parlamentares que votaram a favor da reforma da previdência de Temer, somente 5 foram reeleitos e tal reforma jamais chegou a ampliar os descontos nos contracheques e nem os eleitores tiveram que postergar seus projetos de vida por anos como a atual reforma aprovada pelo Congresso.
    Não satisfeito, Rodrigo Maia agora joga o parlamento contra 12 milhões de servidores públicos ou 30 milhões de brasileiros que compõe sua renda familiar com ao mesmo um funcionário do Estado. Propostas radicais como o corte de 25% no salário dos servidores recebem promessas de votação a toque de caixa por Maia, ao mesmo tempo que coloca a mercê do arbítrio político toda a burocracia com o fim da estabilidade, apesar de nenhum sistema objetivo de aferição de desempenho.
    Apesar de grave, o aniquilamento eleitoral dos membros do parlamento está longe de ser o maior dos danos. Nos próximos dois anos, Bolsonaro substituirá no STF 2 ministros considerados como garantistas (Celso de Mello e Marco Aurélio) alterando definitivamente a correlação de forças na corte em prol da criminalização ampla e irrestrita da atividade política. A Suprema Corte presidida por Luís Fucs não atuará mais ao lado do Legislativo para limitar os traços mais escandalosos do autoritarismo.
    Em suma, os interesses paroquiais de Rodrigo Maia têm lavado o Congresso a uma oposição de fachada, enquanto os fundamentos da democracia são erodidos e os demais parlamentares cometem um enorme suicídio político coletivo.

  • Caro Nassif : gostaria do seu comentario a respeito de uma informação economica que circula, em que o Governo, atravez do INSS, deu uma "tungada" nos beneficios dos aposentados que ganham acima de 1 salario minimo. Em janeiro foi feita uma atualização de todos os beneficios com o valor 4,41% sendo que a inflação oficial havia sido de 4,48%, muito bem veio a grita de todos pelo valor inferior a inflação do salario minimo e este foi corrigido em fevereiro, mas os demais beneficios com valores acima, foram mantidos com a correção de 4,41%.

  • Enquanto a bandidagem de alto calibre atua nas altas esferas do tráfico internacional de armas, de drogas – às vezes usando até mesmo mulas das nossas forças armadas e – pasmemos todos! - o avião presidencial, como se viu no caso do sargento brasileiro flagrado com 40 kgs de cocaína na Espanha; enquanto os grandes bandidos tramam nas altas esferas, moram em casas suntuosas, palacetes, etc., mandam matar, montam redes mafiosas de comércio e serviços e coisas típicas, enquanto isso aí acontece, as forças policiais estão todas mobilizadas – cerca de 500 mil policiais em todo o país – para prioritariamente combater o pequeno traficante das periferias urbanas, o zé ninguém que vive nos becos e quebradas das populosas cidades. O país dominado por criminosos que traem à pátria, pois tripudiam a Constituição, vendem as riquezas da nação na bacia das almas, enganam o povo com projetos tirânicos e demagogos, compram a imprensa e a consciência nacional; enquanto isso mandam a polícia bater em servidores públicos, passam pano para segurança privada de fazendeiros – como se fazia na colônia e no império –, de comerciantes e banqueiros.
    O Brasil continua com níveis de desigualdade e injustiça social equivalentes ao da colônia e do império. As elites dominantes tem a mesma mentalidade escravista, egoísta, estúpida, que despreza o país e seu povo. Povo pobre, mal informado, analfabeto político, bombardeado por uma mídia defensora dos interesses dos ricos. Estas elites terão que ser derrotadas um dia, quando o povo acordar e quando o morro descer e não for carnaval. O Brasil terá que colocar em xeque o papel das policiais militares, do poder civil, do poder militar, do poder dos banqueiros e de outros magnatas e o poder do povo. Essa de mobilizar 500 mil policiais para atuar diariamente prendendo e matando pobre enquanto os bandidos de alto calibre dominam a todos é inaceitável.
    A política do extermínio, da matança de bandidos e polícias, esta política é inaceitável. Segurança pública significa: educação, saúde, moradia, renda, trabalho, lazer, significa qualidade de vida. Reduzir segurança pública ao trabalho da polícia armada é coisa de gente estúpida. Vamos acabar com isso!

    https://www.bnews.com.br/noticias/policia/salvador/260913,onibus-e-incendiado-por-traficantes-na-entrada-do-calabar-transformadores-sao-explodidos.html

Recent Posts

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

26 minutos ago

Indústria nacional ganha ritmo e avança 0,9% em março

Produtos têxteis e setor alimentício apresentam melhores resultados no mês, segundo IBGE; alta acumulada no…

38 minutos ago

BRIC-panorama: pela estrada no Brasil, de olho na Rússia-China, por Pepe Escobar

É como se eu estivesse imerso em uma jornada psicodélica conduzida por Os Mutantes , o trio…

43 minutos ago

TV GGN: A recriação da Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos

Reabertura da Comissão que busca justiça e preservar a memória das vítimas ganhou força após…

48 minutos ago

Governo lança Acredita com microcrédito para CadÚnico, por Fernanda Feil

Estima-se que 4,6 milhões de pessoas do CadÚnico já empreendem formalmente e 14 milhões desejam…

2 horas ago

Convidado a deixar a Rota por matar “muito”, Secretário de Segurança Pública de SP coleciona 16 investigações por homicídio

Reportagem revela suposta atuação de Guilherme Derrite em grupo de extermínio. Em gestão na SPP,…

2 horas ago