Notícia

Fux defende as urnas e apela por “civilidade” nas eleições, para encerrar 2022 “sem incidentes”

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fuz, reabriu os trabalhos da Corte após o recesso de julho de 2022 nesta segunda, 1º de agosto, com um discurso em defesa da segurança do sistema de votação no Brasil, e apelando por “civilidade” e “respeito” entre adversários nas eleições de outubro.

Fux ressaltou que o País está a dois meses de um dos “momentos mais sensíveis” para as democracias, que são as eleições. “Felizmente nossa democracia conta com sistema eleitoral eficiente, confiável e um dos mais modernos do mundo”, disse Fux.

O presidente do STF ainda rasgou elogios à atuação do colega Edson Fachin frente ao Tribunal Superior Eleitoral, que está sob constantes ataques de Jair Bolsonaro. “A Justiça Eleitoral é transparente, compreensível e aberta àqueles que querem contribuir com a lisura do processo eleitoral”, disse Fux. Fachin tem comandado a corte eleitoral com “singular destreza”, acrescentou.

Novo documentário do Jornal GGN denuncia ameaça de golpe eleitoral de Bolsonaro e os esquemas da ultradireita mundial. Apoie o lançamento: WWW.CATARSE.ME/XADREZ-ULTRADIREITA

CIVILIDADE

Fux também afirmou que os candidatos de 2022 devem respeitar seus adversários, “que não são seus inimigos”, além de apostar na “civilidade dos debates e paz para encerrar 2022 sem incidentes”.

“A despeito de nossas diferenças de ideias, opiniões e perspectivas, somos um só povo e um só País. (…) seja qual for o resultado das urnas, temos que ser capazes de exercer e inspirar nos nossos concidadãos os valores do respeito e diálogo”, defendeu.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

34 minutos ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

1 hora ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

2 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

3 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

3 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

3 horas ago