Haddad: Reforma tributária de Guedes tem manobra que põe Prouni em risco (TVGGN)

Jornal GGN – O ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) afirmou, em entrevista exclusiva ao GGN, nesta quinta (23) que a reforma tributária que Paulo Guedes pretende emplacar no Congresso contém dispositivos que vão impactar no ensino superior, gerando aumento de mensalidade nas universidades privadas e colocando o programa Prouni em risco.

Segundo Haddad, “a reforma tributária que o Guedes quer mandar para o Congresso vai arrebentar o sistema particular [de ensino superior], inclusive o Prouni. Ele faz uma manobra de PIS/Cofins que não excepcionaliza o Prouni e a educação superior. Com isso, ou vai aumentar a mensalidade para o aluno, provavelmente vamos ter mais evasão, e vai afetar o Prouni. É uma reforma errada do ponto de vista do ensino superior.”

Ao jornalista Luis Nassif, Haddad defendeu que a Educação não é um investimento que dá resultados no curto prazo. “Passamos um século de sub-investimentos. Começamos a investir um pouco melhor depois da Constituição de 1988 e no governo Lula. Tivemos dois picos. O governo Lula multiplicou por 5 o orçamento do Ministério da Educação. Quando assumi, o orçamento era da ordem de 20 bilhões de reais. Quando saí, era de 100 bilhões. Essa é a ordem de grandeza. Você não compra qualidade da Educação à vista. É obvio que Educação leva tempo para você conquistar.”

Para Haddad, os governos petistas acumularam conquistas na Educação, mas uma “revolução” ficou faltando: a fusão do ensino médio com o Sistema S, que esbarrou nos interesses do empresariado.

“Nosso nó hoje é o ensino médio. Nós tínhamos uma proposta no governo Lula que por muita resistência corporativa, ela caminhou parcialmente, que era a integração do Sistema S ao ensino médio. Teríamos ensino médio de tempo integral, profissionalizante, para os dois terços de brasileiro que não chegam à Universidade.”

Por reação negativa de instituições como a Fiesp e a CNI, o projeto não sair totalmente do papel. Na visão de Haddad, “usam o Sistema S de trampolim para a política, e usam o dinheiro sem transparência. (…) Estava previsto no meu plano de governo em 2018 a integração do ensino médio com o Sistema S. Essa é a revolução que ainda falta fazer na Educação para a gente ver os indicadores do Pisa crescerem ainda mais. Desde 2012, nós estagnamos no Pisa (Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes).”

Confira a entrevista na íntegra:

Redação

Redação

View Comments

  • Excelente entrevista.
    Ouvindo Fernando Haddad falar, com a enorme cultura e experiência, penso que a vitória do indivíduo que hoje habita o Planalto foi a maior desgraça ocorrida na história de nosso pobre país.
    Haddad, de longe, é o melhor quadro do PT.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

1 hora ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

2 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

3 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

3 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

3 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

3 horas ago