Na quarentena, número de feminicídios cometidos em casa dobra em SP

Jornal GGN – O alerta de juristas sobre a violência doméstica contra a mulher durante o isolamento social, decretado em consequência do novo coronavírus, ganha novo tom a partir do aumento do número de assassinatos de mulheres cometidos dentro de casa no estado de São Paulo. Desde 24 de março – início da quarentena- até a última segunda-feira, 13 de abril, esses casos quase dobraram, apontou levantamento da Folha da S. Paulo.

A análise publicada nesta quarta-feira, 15 de abril, revela que 16 mulheres foram assassinadas em casa, durante o período. Ainda, desses casos, oito mulheres foram mortas pelos companheiros. Nos mesmos dias de 2019, nove mulheres foram assassinadas, três pelos parceiros.

O levantamento foi feito a partir de boletins de ocorrência registrados no estado e que informam que o crime ocorreu em casa. 

Com base nessas ocorrências, desde o início do ano 55 mulheres foram assassinadas em casa, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado, com 48 registros.

Levando em consideração o método da análise, o número de mulheres mortas em casa pelos seus parceiros durante a quarentena pode ser ainda maior, já que na maioria dos casos o local do assassinato não é preenchido e a relação entre o assassino e a vítima não é registrada em 95% dos b.o.s.

No último sábado, 11 de abril, a jurista e membra da Rede Feminista de Juristas, Maira Pinheiro, alertou para o aumento da violência doméstica durante o isolamento social, durante a segunda edição da transmissão ao vivo do projeto Mais Vozes, sobre direitos humanos e coronavírus.

“Outra faceta do coronavírus que vem sendo bastante presente na minha área de atuação é o aumento dos casos de violência doméstica. Recentemente a Polícia Civil do estado de São Paulo liberou a possibilidade de registro de boletim de ocorrência [desse tipo de crime] através da internet. O Rio de Janeiro adotou essa medidas alguns dias antes e, prontamente, notou um aumento nos registros [de violência doméstica]”, explicou.

“Isso é uma consequência do isolamento social e a gente já tinha evidência de outros países que isso poderia acontecer. Porque a partir do momento que as pessoas estão confinadas – e o espaço privado é fértil para a violência contra mulher e contra a criança – o isolamento acaba aumentando a incidência desse tipo de violência”, completou. 

Redação

Redação

View Comments

  • O governo já usou e vai usar novamente esse fato não para acabar com os feminicídios mas com a quarentena.

    Ele vai argumentar que é melhor (e não menos pior) as mulheres se sujeitarem ao Covid do que aos feminicidas.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago