Novo Ministro da Educação quer interditar o pai, para impedir herança para mãe

Corre, nesse momento, um recurso no STJ (Superior Tribunal de Justiça), interposto pelos irmãos Arthur e Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub, contra seu pai, para impedir que doe seu patrimônio imobiliário à sua esposa, sua própria mãe. Abraham é o novo Ministro da Educação.
Seus pais, Mauro Salomão Weintraub e Mariliza Bragança de Vasconcelos Weintraub, são médicos psiquiatras, formados na 17ª Turma da Faculdade de Medicina de Sorocaba.

Alegam que o doador (o pai) tinha a titularidade de meta do patrimônio financeiro e imobiliário. E exigiam nova avaliação do patrimônio.

O TJSP deu ganho de causa ao pai. Os filhos apelaram.

Na ação, os filhos pediram a interdição do pai.

Na sentença de 1ª instância, o juiz deu ganho de causa ao pai, observando que “não juntaram os suplicantes qualquer atestado médico que respaldasse suas afirmações”.

O pai foi interrogado por um perito que atestou sua condição saudável. Os filhos pleitearam uma nova perícia. Além do laudo, o juiz considerou que “tanto durante o interrogatório quanto a partir do laudo pericial o requerido demonstrou higidez mental”.

Assim, de acordo com o laudo pericial, “o requerido mediante as observações do exame médico-pericial mantém condições físicas, psíquicas de continuar assumindo as responsabilidades da sua pessoa, assumir os atos da vida diária e mantendo os seus compromissos e responsabilidades da vida civil diária.”” (fls. 386)

O caso, agora, está no Supremo Tribunal Federal.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Pelo tipo de relação com os pais, pouco pode ser aguardado com relação aos outros, conforme o que já no início transparece. Esperar visão humana dos que agem assim com os seus, é insano. Que critérios Olavo, Bolsonaro e seus filhos utilizam para indicar os servidores DANAÇÃO? Perfil psicológico?

      • Não sei qual o conceito de Educação que você tem!!!? Educação, pra mim, inclui apreender princípios éticos. O respeito aos outros é parte disso.

  • Se juntar todos os homens e mulheres de Bolsonaro não sai um que preste. Todos juntos não vaem um centavo furado, igualzinho a ele.

    A capacidade dele e sua prole em fazerem escolhas mediocres é de deixar o maior idiota admirado.

    A família toda deveriam ser empregada para fazerem indicações de pessoas e projetos para grandes multinacionais e outras organizações. Assim elas saberiam de antemão o que não fazer e os Bolsonaros ficariam ricos, abrindo uma empresa de "Consultoria Reversa".

  • O ódio que Abraham Weintraub introjetou em seu espírito, transborda.
    Agora, como Ministro, sua eficiência é maior.

  • Estão preocupados com o patrimonio dos pais... querem apressar o recebimento da grana do futuro espólio... talvez até mandem matar o casal para acelerar a partilha... possivelmente, podem matar o irmão para ficar com tudo... duas biscas de elevado conteúdo moral,como dá para perceber... talvez os pais tenham se arrependido de colocar no mundo dois canalhas como esses... escórias humanas... e um deles é o novo ministro da educação... um verme despido de principios morais... o povo brasileiro merece coisa melhor...

  • Ricardo acabou de por a responsabilidade nos pais. Considerando que as pessoas são personalidades autônomas, a formação do caráter recebe influências de outros que não somente os pais. O filho de um santo pode ser um mau caráter!

  • E este senhor terá um dos maiores orçamentos ministeriais em suas mãos. Tão ávido pelo dinheiro da própria mãei, tenho receio pelo dinheiro da nação. Tudo isto em nome da nova política e da luta contra a corrupção.

  • Parece que são escolhidos pelo grau de incapacidade familiar...
    tratando-se de interdição da liberdade e dos direitos, quem faz em casa, faz no Brasil

Recent Posts

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

43 minutos ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

3 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

3 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

3 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

6 horas ago