Olá Nassif e amigos,
Encontrei um artigo cientifico (Revista Sociologia & Antropologia) sobre o consumo da classe média chinesa, acredito que deve interessar.
Autor: Zhu Di
Tradução de Markus Hediger
A CLASSE MÉDIA CHINESA E SEUS PADRÕES DE CONSUMO
Resumo:
Este artigo enfoca as oportunidades de vida e a orientação dos consumidores da classe média na China, além de examinar suas características e sua participação nas práticas de consumo. Os dados foram fornecidos pelo China General Social Survey 2003. Devido a disparidades econômicas significativas entre as regiões, este artigo volta sua atenção para a divisão entre migrantes e habitantes nativos em cidades metropolitanas, que apresentam mais posições de classe média e onde a cultura de consumo prospera mais. A minha pesquisa mostrou que as diferenças entre os migrantes metropolitanos e os nativos metropolitanos são irrelevantes quanto à conquista de status social e participação nas práticas de consumo. Pode-se inferir que os migrantes metropolitanos são motivados a alcançar uma classe social ou uma renda mais alta e que seus gostos e estilos de vida são influenciados pelas cidades metropolitanas após sua migração. Mesmo que a frugalidade continue sendo um aspecto característico da população urbana chinesa, a classe média, os jovens e os grupos de renda alta apresentam uma forte orientação para o prazer e conforto pessoal.
Link para o artigo: http://revistappgsa.ifcs.ufrj.br/pdfs/ano2v3_artigo_zhu-di.pdf
Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção
Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…
Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…
Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…
Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…
Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…