O sistema de saúde dos EUA, a pandemia e o aumento da desigualdade

Do New York Times

“O sistema de saúde perdeu muito dinheiro quando as pessoas não compareceram em março e abril”, disse um economista de saúde. Os sistemas de saúde da rede de segurança, que prestam cuidados independentemente da capacidade de pagamento dos pacientes, dizem que estão começando a ver hospitais mais ricos avançando.Crédito…Desiree Rios para The New York Times

O presidente eleito Joe Biden vai herdar um sistema de saúde que está tentando cuidar de uma população que adoeceu tanto pelo coronavírus quanto pelos cuidados preventivos omitidos, tudo isso enquanto tenta recuperar o dinheiro perdido em 2020.

Mas ele enfrentará outro desafio imediato: hospitais que tendem a cuidar dos pobres e vulneráveis estão enfrentando grande pressão financeira, enquanto os sistemas hospitalares mais ricos esperam emergir um pouco machucados, mas não quebrados.

“Isso tudo vai aumentar a desigualdade”, disse Alan Morgan, presidente da National Rural Health Association. “Não há jeito de contornar isso.”

As políticas que Biden decidir seguir em seus primeiros meses como presidente – por exemplo, como pagar por visitas de telemedicina enquanto a pandemia continua, ou se buscar estímulo adicional para provedores de saúde – serão cruciais para moldar o futuro a longo prazo do sistema de saúde.

“Qualquer crise produz mudanças, e esta certamente produzirá grandes mudanças”, disse David Cutler, economista de saúde de Harvard que atuou como conselheiro de saúde no governo Obama. “Não sabemos ainda se será bom ou ruim.”

Por décadas, os médicos e hospitais americanos estão acostumados a um crescimento constante de gastos. Mas 2020 está a caminho de ser o único ano nesta era em que os gastos com saúde diminuem. Mesmo com a pandemia sobrecarregando a capacidade de alguns provedores, eles parecem fadados a perder dinheiro por causa da grande quantidade de procedimentos eletivos lucrativos cancelados nesta primavera.

Para Biden, isso provavelmente significa brigas entre hospitais, seguradoras e defensores dos pacientes, que temem que os ganhos em igualdade obtidos com a Lei de Cuidados Acessíveis tenham diminuído. Os provedores de saúde que normalmente cuidam de populações vulneráveis podem enfrentar escolhas difíceis entre fechar ou vender para um concorrente maior.

“O sistema de saúde perdeu muito dinheiro quando as pessoas não compareceram em março e abril”, disse Cutler. “Não está claro se vai receber esse dinheiro de volta. Espero que veremos uma onda de fornecedores afundar, exigir preços mais altos e exigir resgates. ”

Escolha quase qualquer métrica e ela mostrará o enorme crescimento do sistema de saúde americano nos últimos anos. Os gastos gerais com saúde subiram para US $ 3,6 trilhões este ano, de US $ 2,9 trilhões em 2010 , impulsionados pelos preços dos médicos que aumentaram mais rápido do que a inflação . Os empregos na área de saúde cresceram paralelamente, chegando a 16,5 milhões de trabalhadores em fevereiro.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Brasil registra mais de 4,5 milhões de casos de dengue em 2024

Novas 47.216 infecções foram registradas em 24 horas. Já o número de mortes confirmadas pela…

46 minutos ago

Martin Luther e Malcom X – vidas e mortes cruzadas, por Dora Incontri

Para trazer Martin e Malcolm ao nosso tema frequente, ambos são exemplos da intersecção entre…

51 minutos ago

Aprovação de Lula para de cair entre evangélicos e sulistas, aponta Quaest

Índices de aprovação e reprovação do trabalho do presidente empatam tecnicamente. Contudo, este é menor…

2 horas ago

Tragédia no RS não deve mudar projetos do poder público, acredita Carlos Minc

Após deslizamentos em Petrópolis, em 2011, prefeituras do RJ seguiram permitindo construções em áreas de…

3 horas ago

Dona Sinhá, a dama do samba da Barra Funda, por Daniel Costa

Cacilda Costa, conhecida como Sinhá, foi uma grande referência não só para o Camisa Verde…

3 horas ago

60 obras mostram a beleza da resistência à ditadura militar, por Carolina Maria Ruy

Temos então uma produção cultural profícua daquela época que demonstra, acima de tudo, a força…

3 horas ago