Categories: Notícia

Pesquisa prevê mercado promissor no 4º trimestre

Empregadores brasileiros prevêem mercado promissor no 4º Trimestre de 2010. Dos 854 empresários entrevistados no terceiro trimestre deste ano (julho, agosto e setembro), 43% previram aumento de pessoal; 6% antecipação de demissões e 49% não esperam mudanças para últimos três meses do ano. A diferença entre a porcentagem dos que prevêem aumento das contratações e dos que prevêem diminuição resulta na “Expectativa Líquida de Emprego” de +37% em todo país.

A Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower, realizada trimestralmente há mais de 47 anos, revela que desde o primeiro trimestre deste ano houve enfraquecimento do ritmo de contratações – a expectativa declinou 3 pontos percentuais desde o primeiro relatório publicado para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2010. Em contrapartida, em relação ao período de um ano, a Expectativa de contratações para o 4º Trimestre de 2010 teve aumento de 16%.

Regiões

O estudo analisa cinco regiões industrializadas do país: Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, Estado do Rio de Janeiro, Estado de Minas Gerais e Estado do Paraná.

Rio de Janeiro e Paraná apresentaram as melhores expectativas de contratação entre as cinco (+41%). Minas Gerais manteve +38%, em relação ao 3º Trimestre de 2010.  Já a Expectativa para a Cidade de São Paulo e o Estado de São Paulo permaneceu em +33%. Na Cidade de São Paulo, a Expectativa declinou 11 pontos percentuais de trimestre para trimestre, mas aumentou 16% em comparação ao período do ano.

Em relação ao ano, o ritmo de contratação nessas regiões avançou consideravelmente: em Minas Gerais e no Paraná, o crescimento foi de 18%; na Cidade de São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro, de 16%.

Comparativo por setor

O setor de Finanças/Seguros & Imobiliário, apresentou a melhor previsão para contratações, com Expectativa de +52% para o próximo trimestre. Já os setores de Comércio Atacadista & Varejista e Transporte & Serviços Públicos, apresentaram Expectativas de +43% e +42%, respectivamente.

Mais uma vez, a pesquisa constata que de trimestre para trimestre, houve queda nas intenções de contratação de pessoal. A Expectativa do setor Agricultura, Pesca e Mineração declinou 15 pontos percentuais, e do setor de Construção declinou 12 pontos percentuais, seguido dos setores de Administração Pública/Educação (-11%). Os empregos do setor Finanças/Seguros & Imobiliário indicou melhora de 4 pontos percentuais na Expectativa.

Em comparação ao ano, a expectativa de contratações para o 4º Trimestre de 2010 apresentou melhora de 24% no setor de Construção, e aumento de 22% no setor de Seguros & Imobiliário e no setor Comércio Atacadista & Varejista.

Expectativa Global

Pesquisa de Expectativa de Emprego Manpower entrevistou neste último trimestre 62.000 empregadores de 36 países e territórios para medir a expectativa de contratações entre outubro de dezembro de 2010.

China (+47%), Taiwan (+40%), Índia (+38%) e Brasil (+37) indicaram intenções mais fortes de contratação de mão de obra. Em contrapartida, Grécia (-10), Itália (-9) e República Tcheca (-2) indicaram as piores previsões. Os Estados Unidos é o país com a menor expectativa do continente americano, com estimativa de aumentar 5% o número de contratações. A comparação trimestral revela que o ritmo de contratação deve melhorar em 14 dos 36 países e territórios. Já a comparação do ano indica que o nível de contratações será melhor em 32 dos 36 países e territórios.

Para acessar a pesquisa na íntegra, clique aqui.

Redação

Redação

Recent Posts

Lula venceria Tarcísio em eventual disputa pela presidência, segundo Quaest

Atual presidente teria 46% dos votos, contra 40% do governador de São Paulo. Apoio de…

2 minutos ago

Contratos de energia impõem tarifas exorbitantes, por Heitor Scalambrini Costa

Brasileiros herdaram de FHC, além dos apagões, racionamento de energia, a baixa qualidade nos serviços,…

25 minutos ago

Tragédia no RS: 147 mortes confirmadas, 127 desaparecidos e mais de 800 feridos em decorrência das enchentes

São mais 2,1 milhões de pessoas atingidas, em 90% dos municípios gaúchos. Com previsão de…

1 hora ago

Jornalismo metonímico dá munição às fake news de olho no impeachment, por Wilson Ferreira

uma estratégia ampla de contrainformação com dois objetivos: tirar o protagonismo de Lula e espalhar…

2 horas ago

Efeitos da redução da Taxa Selic aprovada pelo Copom, por José Dutra Vieira Sobrinho

Com Selic de 8,5% a TR seria zero e nenhum mutuário do SFH que tivesse…

3 horas ago

Tapeando o sombreiro, por Daniel Afonso da Silva

Somos todos gaúchos. E vamos juntos superar mais essa. Um pouco da linda arte gaúcha.…

4 horas ago