Categories: NotíciaPolítica

Petrobrás – A cavalaria de Libra chegou

Esta questão, acerca da viabilização da Petrobrás através de seus parceiros comerciais, efetivou-se por ocasião do leilão de Libra, onde se forjou uma reunião formidável de interesses tanto econômicos quanto estratégicos.

O planejamento de longo prazo e o discernimento estratégico frente a fatores econômicos políticos e de inserção e visão de mercado foram, sem dúvida nenhuma, excepcionais.

Naquele momento se amarraram de tal forma consistente todas as variáveis passíveis (e possíveis) de ameaçar a Petrobrás, que hoje, nem mesmo a hecatombe que foi a Lava Jato foi capaz de abalar seus alicerces.

A efetiva recuperação da Petrobrás, não tem sua relação direta e fundamental com a divulgação do balanço, mas sim com a opção. alhures alinhavada, da participação concreta de parceiros comerciais com indiscutível peso no mercado mundial do Petróleo.

Duas noticias.

A primeira, o aporte pelos chineses via banco de fomento, num montante de 3,5 Bilhões de dólares.

A segunda, a compra pela  anglo-holandesa Shell, por 70 bilhões de dólares de outra gigante do mercado de petróleo, com direito a explicita e intencional menção ao potencial do pré-sal.

Enfim, guardadas as proporções e os logros da história, a cavalaria chegou, e desta vez os grupos americanos é que são o inimigo a ser derrotado.

Vejam no link abaixo a análise feita por ocasião do Leilão de Libra onde todas estas componentes – que se revelam atuais – já foram previstas bem como o contra ataque e defesa que neste momento está sendo levado a cabo pelos parceiros de então.

 

Vejam a íntegra https://jornalggn.com.br/noticia/o-leilao-de-libra-e-a-imprescindivel-correlacao-de-forcas

Segue excertos do texto…

Assim, o acordo, do qual resultou o consórcio noticiado, foi sem dúvida nenhuma excepcional.

A política, diz-se, é a arte do possível

Muitas vezes, a economia, em face de determinadas forças antagonistas, também revela ser a arte do possível, e mais, do recomendável.

A inclusão de multinacionais de capital privado como a SHELL (anglo-holandesa) e da TOTAL (francesa), combinados com o maciço investimento a ser despendido na exploração de Libra, trazem a segurança de que eventuais campanhas midiáticas, terão a devida resposta, não somente do campo governamental, mas também do setor espinhoso que envolve o grande capital internacional.

….

Anoto que as premissas levantadas por você e vários outros que eram contra o leilão, se baseiam, notadamente em questões técnicas, as quais, diga-se de passagem, em tese não há discordância entre os debatedores, ou seja, todos concordam que o campo de Libra, teoricamente é maior que o anunciado e que a Petrobras tem plenas condições de explorá-lo.

Entretanto, todos concordam que a Petrobras também não tem dinheiro para isso.

Sugerem que bastaria a Petrobrás pegar dinheiro emprestado junto ao mercado internacional, neste caso, junto ao mercado financeiro, sabidamente o maior predador que existe e que, em hipótese alguma sairia barato.

Ao invés disso, o governo escolheu buscar o dinheiro para a exploração junto ao capital das empresas petrolíferas.

Esta opção tanto no que se refere a opção pelo dito capital produtivo em oposição ao capital especulativo, tem duas vertentes, uma, o fortalecimento das empresas frente o rentismo e outra, a proteção da Petrobras frente a este capital especulativo que via de regra tenta a todo momento inviabilizar a empresa.

 

Redação

Redação

Recent Posts

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

34 minutos ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

2 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

2 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

3 horas ago

A história de dois soberanos, um lacaio e uma babá, por Pepe Escobar

A Rússia não rejeita o diálogo com Ocidente, está pronta para o diálogo sobre segurança e estabilidade…

3 horas ago

Petrobras reduz preço do gás natural para as distribuidoras

Potencial de queda chega a 35%, a depender dos contratos e volumes movimentados; queda no…

16 horas ago