Categories: Notícia

Petrobras abre série de palestras no campus verde

Blog da Petrobras


A+ A- <!– A –>

 




Com o tema biocombustíveis e sustentabilidade, a Petrobras deu início, na manhã desta terça-feira (18/01), à programação oficial do Campus Verde, área dedicada à sustentabilidade da Campus Party, patrocinada pela Companhia. Em sua palestra, o gerente de Gestão Tecnológica da Petrobras Biocombustível, Norberto Noschang, discorreu sobre o consumo de energia numa perspectiva mundial e a importância da diversificação de fontes.  “O grande desafio é transformar as boas ideias em novas tecnologias que sejam comercialmente viáveis”, disse.


O gerente informou que 80% do custo do biodiesel tem origem na matéria-prima, o elemento chave para se pensar a produção. “Por isso, uma das linhas de pesquisa da Companhia tem foco no aumento de produção e produtividade no cultivo de oleaginosas, atividade que envolve atualmente 65 mil agricultores familiares, que têm contrato com a Petrobras Biocombustível”, comentou.


Dos US$ 3,5 bilhões previstos dentro do Plano de Negócios 2010-2014 para biocombustíveis, US$ 400 milhões serão direcionados à pesquisa e desenvolvimento. Uma das alternativas testadas, que ganhará mais força este ano, são as microalgas, que produzem 20 vezes mais óleo por hectare do que a palma, oleaginosa com maior potencial de aproveitamento.


Ainda em 2011, será inaugurada, no Rio Grande do Norte, uma planta-piloto com seis tanques para teste de microalgas com potencial para produzir óleos, além de sequestrar carbono.


Norberto destacou, ainda, o desenvolvimento das pesquisas com etanol celulósico, a partir do bagaço de cana, que permitirão aumentar a escala de produção sem o aumento da área plantada. Outra iniciativa em andamento é a pesquisa com BioQAV, o biocombustível de aviação. Segundo Noschang, o consumo de combustíveis de aviação cresce em patamares superiores ao do PIB e ao do crescimento populacional. “Por isso, otimizar essa tecnologia tem sido um esforço mundial”.


Além disso, entre tantas propostas, a mais ousada delas, de acordo com o gerente, talvez seja a de concretizar o conceito de biorrefinaria cujo objetivo central seria integrar processos e diversificar produtos.


A Companhia será representada novamente em nova palestra na próxima sexta-feira (21/01), ministrada pelo arquiteto Siegbert Zanettini, responsável pela expansão do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes), que irá falar sobre técnicas de construção, sustentabilidade e ecoeficiência.

Recent Posts

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

10 minutos ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

3 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

3 horas ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

4 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

5 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

6 horas ago