Políticos franceses dizem que presença de Lula beneficia candidatura da prefeita de Paris

Da RFI

Políticos franceses criticam prefeita de Paris por homenagem a Lula

Vários políticos franceses, principalmente de centro e de direita, criticaram a cerimônia organizada nesta segunda-feira (2) em homenagem ao ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu o título de Cidadão Honorário da prefeitura de Paris. Eles contestam o fato de que a prefeita da capital, que tenta se reeleger este mês, estaria usando a presença do líder petista para sua campanha.

A cerimônia oficial, que aconteceu no final da tarde na prefeitura de Paris, foi seguida de um comício de campanha de Anne Hidalgo, com a participação de Lula. E foi justamente o fato de ter recebido o líder petista em dois eventos distintos que irritou vereadores, principalmente do partido centrista (UDI) e da legenda de Emmanuel Macron (LREM).

“A senhora recebe hoje, como prefeita de Paris, o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva para entregar, nos salões do Hôtel de Ville (sede da prefeitura) o título de Cidadão Honorário da cidade”, escreveram em uma carta coletiva alguns conselheiros da prefeitura (cargo equivalente ao de vereador), entre eles Marie-Laure Harel, do LREM, Eric Azière, da UDI, e Olga Johnson, do movimento Radical (de esquerda).

No entanto, continuaram, “após essa cerimônia oficial, na qual a senhora atua na função de prefeita de Paris, haverá um comício na mesma noite no Teatro de Gymnase, que terá como convidado de honra o ex-presidente Lula, e no qual a senhora atuará como candidata”.

“Essa mistura de gêneros (…) nos leva a nos questionar quanto ao bom uso dos meios [finaceiros] da cidade”, escrevem os conselheiros, que pedem que a prefeita fique atenta a “toda a transparência necessária sobre a organização e a promoção desse evento”.

A homenagem a Lula, que também conta com a presença da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-ministro da Educação Fernando Haddad, acontece a menos de quinze dias do primeiro turno da eleição municipal francesa, na qual Hildago é a principal candidata.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • É incrível como a direita mundial tem tanto medo do presidente Lula. Não de graça,por aqui,nossa mídia porca nada noticiou a respeito dessa honraria ao presidente Lula.
    É importante frisarmos que,ao posicionarem-se desta forma,essa gente não tenta emudecer o presidente Lula.Tenta,e parece conseguir,emudecer o povo que,ao ficar a parte dessas informações,fica impedido de ter valores diferentes dos defendidos pelo grande capital,esses sim,de grande divulgação nessa mídia.

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

13 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

13 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

14 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

14 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

15 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

16 horas ago