Categories: Notícia

ProFis e Professor-Visitante nacionalizados

Por @roneithezolin, pelo Twitter

Da Unicamp

Mercadante cogita nacionalizar ProFis e Professor-Visitante 

Luiz Sugimoto

[4/2/2011] Dois programas criados recentemente pela Unicamp poderão servir de modelo para o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) implantar iniciativas semelhantes em nível nacional. Um deles, o Professor-Visitante, tem como objetivo recrutar professores no exterior. O outro é o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que oferecerá 120 novas vagas de graduação para os melhores alunos das escolas de ensino médio na rede pública de Campinas. A proposta foi admitida nesta sexta-feira (4) pelo ministro do MCT, Aloizio Mercadante, durante visita à universidade, onde almoçou com o reitor Fernando Costa. 

“Saio daqui para defender que os dois programas sejam considerados modelos nacionais”, disse Mercadante. “Desde a minha posse venho defendendo fortemente a idéia de atrairmos pesquisadores de excelência no exterior. Aqui tem uma experiência concreta que está dando certo”, completou o ministro. Entre outubro de 2009 e outubro de 2010, o Programa Professor-Visitante recebeu mais de 200 currículos de professores do exterior interessados em trabalhar na Unicamp. Para isso, a instituição publicou sete anúncios de oportunidades de emprego em revistas de grande importância e circulação no meio científico. Todos os professores selecionados no programa têm de enviar um plano de trabalho com ações previstas em pesquisa, ensino e extensão.

Auni”A Unicamp oferece um ambiente excelente para desenvolver programas novos e inovadores”, afirmou o biólogo francês François Artiguenave, um dos escolhidos para atuar na Universidade em 2011, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). “Na França, ainda é fraca a ligação entre o ensino e a pesquisa. Grande parte da pesquisa é feita por laboratórios fora da universidade. É um problema para um laboratório a interação com estudantes ou jovens pesquisadores, contou Artiguenave em entrevista concedida ao Jornal da Unicamp em dezembro de 2010.

Mercadante também elogiou a idéia de oferecer vagas na graduação para os melhores alunos do ensino médio na rede pública. “É um projeto fantástico que pode mudar a história da escola pública além de promover a inclusão social de alto nível”, afirmou. O ProFis apresenta dois aspectos inovadores no meio acadêmico: possibilitar aos melhores alunos das 96 escolas públicas de ensino médio em Campinas a chance de ingressar numa universidade pública de excelência, sem precisar enfrentar o vestibular, e oferecer a estes estudantes um curso multidisciplinar, com duração de dois anos, após o qual poderão optar pela formação específica na área de sua preferência.

A seleção de estudantes para as 120 vagas do curso não é feita através do vestibular, mas com base nas notas do Enem. Para cada escola pública de ensino médio do município é garantida uma vaga. O currículo do ProFIS inclui disciplinas das áreas de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas, distribuídas por dois anos de curso. O objetivo é oferecer aos alunos uma visão integrada do mundo contemporâneo, capacitando-os para exercer as mais distintas profissões. A lista dos primeiros aprovados foi divulgada nesta sexta-feira (4). O ministro também anunciou a intenção de fortalecer alguns laboratórios da Unicamp considerados de excelência e que desempenham papel estratégico para o país. Outra proposta do MCT é discutir e criar um marco regulatório nacional para os parques tecnológicos e incubadoras de empresa. “A Unicamp e Campinas são referência para isso”, concluiu. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Tarcísio usou operação contra o PCC para acelerar privatização da Sabesp

Presidente da Câmara era contrário ao projeto, mas voltou atrás ao ser citado como testemunha…

2 horas ago

Governo federal suspende dívida do Rio Grande do Sul por três anos

Isenção dos juros incidentes sobre o estoque da dívida vai liberar mais R$ 11 bi…

3 horas ago

Lula vai anunciar novas medidas de apoio aos cidadãos do Rio Grande do Sul

Vítimas das enchentes devem receber auxílio financeiro imediato, além da inclusão no programa Bolsa Família

3 horas ago

Ex-advogado de Trump confirma pagamento de propina a atriz pornô

Em meio ao julgamento de ex-presidente, Michael Cohen diz que pagou US$ 130 mil do…

4 horas ago

TV GGN Justiça discute estratégias para recuperação financeira no RS

Medidas como a liberação do FGTS e a suspensão de prestações habitacionais amenizam os desafios…

4 horas ago

As margens não são plácidas: um dia tudo transborda, por Maria Betânia Silva

O fenômeno da manipulação de fatos e produção de mentiras se instaurou como a nossa…

5 horas ago