Categories: CidadaniaNotícia

PROMEDIO – uma proposta de Aécio de incentivo a privatização da educação básica?

No debate da Record, fiquei curiosa quando vi Dilma perguntando sobre ENEM e Aécio respondendo sobre creche. Então, fui ver a propaganda eleitoral da TV e encasquetei com uma proposta do tucano, o PROMÉDIO. Corri para o site da campanha do PSDB e encontrei o programa de governo do candidato, que, aliás, a imprensa pouco discutiu, ao contrário do de Marina. Neste, há propostas para educação, repletas de truísmos e refletindo o que estabelece o PNE .

Porém, achei curioso que o candidato não tenha citado o tal PROMEDIO no debate. De acordo com o programa de governo do candidato, em linhas gerais, o que esse programa propõe é expandir o PROUNI para o ensino médio, ou seja, dar bolsas para que alunos carentes estudem em escolas privadas. Para isso, as escolas privadas devem ter certificado de filantropia, o que, na prática, quer dizer que não pagarão impostos. A ideia não é nova. Mas, também, não é boa.

Eis a transcrição do trecho do programa que cita o PROMÉDIO:

Há que se criar, também, novos formatos de financiamento e de acesso do jovem ao Ensino Médio. Para isso, estamos propondo a criação do programa Promédio. O programa será o Prouni do Ensino Médio. A ideia é dar acesso aos alunos carentes às escolas particulares.

As escolas particulares que possuem certificado de filantropia – e, por isso, não pagam impostos – terão que oferecer bolsas de estudos equivalentes a 20% de sua renda. A partir do Cadastro Único dos Programas Sociais, uma seleção rigorosa determinará quem mais precisa acessar o programa. Posteriormente o programa será ampliado para ofertar cursos de línguas.”

Plano de Governo Aécio Presidente (http://aecioneves.com.br/downloads/plano-de-governo/cidadania-II.pdf)

 

Mas a ideia não é universalizar a educação básica  e torna-la de qualidade? Muitos acham, e eu concordo, que o estímulo a educação básica privada é um retrocesso. Os governos militares já fizeram isso e o resultado foi o sucateamento do ensino público. Com essa pulga atrás da orelha, resolvi consultar Daniel Cara, coordenador geral da Campanha pelo Direito a Educação, dizendo que eu achava do programa. Pelo twitter, ele se disse contrário ao programa, por ser contra a privatização da educação. Qualificou a proposta de genérica e, mais que isso, que esta representa o pior cenário para o ensino básico.

Eu, pessoalmente, vejo o PROUNI e o FIES como programas emergenciais, para suprir a demanda de ensino superior, enquanto as universidades públicas são, ainda, restritas (o que gostaria de ver ultrapassado com ações como o REUNI). Mas essas bolsas e financiamentos são destinados a educação superior.

A expansão dos IFs abriu grandes horizontes à educação brasileira e a economia, também. Mas o Brasil necessita mais do que uma educação utilitarista e a ênfase dada ao ensino técnico no Brasil deve ser, aos poucos, superada. Todos já viram a frase de Paulo Freire: quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor. Então, ao lado de escolas técnicas, que formam trabalhadores, precisamos de escolas de ensino básico que fomentem a autonomia.

Custa-me acreditar que uma empresa de educação terá esse objetivo. Vejo o financiamento de bolsas para jovens terem acesso ao ensino médio privado como um risco, que mantem o ciclo vicioso de educação restritiva e alienante, precarização do profissional de educação e péssima qualidade de ensino.

Redação

Redação

Recent Posts

Mudanças climáticas pioram enchentes urbanas e despertam interesse pelo conceito de “cidades-esponja”

Nas cidades-esponja, toda superfície precisa estar conectada a um espaço que possa inundar com segurança

10 minutos ago

Acampamento estudantil pressiona USP a romper convênios com Israel

Estudantes protocolaram pedido de cancelamento dos vínculos com universidades israelenses consideradas cúmplices do genocídio em…

50 minutos ago

Em 24 horas, Brasil registra mais de 34 mil casos prováveis de dengue

Desde janeiro, 2.409 pessoas morreram de dengue no país. Nove Estados e o Distrito Federal…

55 minutos ago

Com previsão de temporais, Inmet emite alerta de “perigo” para cidades do Rio Grande do Sul

A situação da capital Porto Alegre preocupa devido aos níveis já elevados do rio Guaíba.…

1 hora ago

Consumo excessivo de ultraprocessados resulta em 57 mil mortes prematuras por ano

Obesidade por má alimentação custa R$ 1,5 bi por ano ao SUS. Se nada mudar,…

2 horas ago

Brasil, um deserto intelectual?, por Arthur Grohs

Agora que o Brasil começa a caminhar com suas próprias pernas novamente, é o instante…

4 horas ago