Categories: CidadaniaNotícia

Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2013

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. Nos estados de Alagos, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado foi instituído por uma lei estadual.
Em 2013, a data cai em uma quarta-feira (20).
Confira quais cidades têm e não têm feriado (por ordem alfabética de Estados)
Acre: no estado do Acre, o 20 de novembro não é feriado em nenhum município.
Alagoas: de acordo com a Lei Estadual Nº 5.724 de 01.08.1995, todos os municípios do estado de Alagoas vão ter feriado no Dia da Consciência Negra.
Amazonas: após a promulgação da lei nº 84/2010 de 08/07/2010, o dia 20 de novembro passou a ser considerado feriado em todos os municípios do Amazonas.
Amapá: a Lei Estadual Nº 1169 de 27.12.2007 garantiu que todas as cidades do estado do Amapá aderissem ao feriado do Dia da Consciência Negra.
Bahia: somente as cidades baianas de Alagoinhas, Camaçari e Serrinha têm feriado no dia 20 de novembro. Em Camaçari, uma lei de 1993 oficializou a data no município.
Ceará: no estado do Ceará, o Dia da Consciência Negra não é feriado em nenhum município.
Distrito Federal: Distrito Federal não terá feriado no Dia da Consciência Negra em 2013.
Espírito Santo: as cidades de Cariacica e Guarapari terão feriado no dia 20 de novembro. Leis Municipais determinaram a folga no Dia da Consciência Negra nessas duas cidades.
Goiás: Flores de Goiás e Santa Rita do Araguaia param no Dia da Consciência Negra.
Maranhão: apenas o município de Pedreiras terá feriado no dia 20 de novembro.
Minas Gerais: 12 cidades mineiras vão ter feriado no dia 20: Além Paraíba, Betim, Coqueiral, Guarani, Ibiá, Jacutinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Santos Dumont, Sapucaí-Mirim e Uberaba.
Mato Grosso do Sul: Em MS, será feriado apenas na cidade de Corumbá.
Mato Grosso: o estado é um dos seis que adotaram o feriado do Dia da Consciência Negra no calendário oficial graças à Lei Estadual Nº 7879 de 27.12.2002. Com isso, todas cidades mato-grossenses vão ter feriado no dia 20 de novembro.
Pará: nenhuma cidade paraense terá feriado no dia 20 de novembro.
Paraíba: somente a capital João Pessoa terá feriado no dia 20.
Paraná: três cidaddes têm lei municipal que institui feriado. Guarapuava e Londrina, também têm feriado. Na capital Curitiba, a Lei nº 14.224, publicada em janeiro deste ano, institui o dia 20 de novembro como feriado municipal em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, mas o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acatou o pedido da Associação Comercial estadual e do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR) e suspendeu o feriado na capital paranaense. (Informação atualizada no dia 6 de novembro de 2013, às 14:30)
Pernambuco: o estado de Pernambuco não aderiu ao feriado.
Piauí: assim como Pernambuco, o Piauí não terá feriado no Dia da Consciência Negra.
Rio de Janeiro: de acordo com a Lei Estadual Nº 4007 de 11.11.2002, todos os municípios fluminenses terão feriado no dia 20 de novembro.
Rio Grande do Norte: não haverá feriado nas cidades potiguares no dia 20 de Novembro.
Rio Grande do Sul:  a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) afirma que o feriado no Rio Grande do Sul é facultativo às cidades, apesar de ser prevista à Lei Estadual nº 8.352.
Rondônia: nenhuma cidade rondoniense terá feriado no dia 20 de novembro.
Roraima: o estado também não aderiu ao feriado do Dia da Consciência Negra.
Não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém, a capital São Paulo e outros 102 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro. (Milton Jung/Flickr)
Santa Catarina: Apesar do Dia da Consicência Negra ser lei na capital Florianópoles e na cidade de Joinville, comerciantes locais entraram na justiça e consesiguram suspender o feriados nas duas cidades.
Sergipe: o estado não terá feriado no dia 20 de novembro.
São Paulo: não existe uma lei estadual que determine o feriado para o Dia da Consciência Negra em São Paulo. Porém a capital São Paulo e outros 101 municípios têm leis que determinam a folga no dia 20 de novembro.
Tocantins: no estado, apenas a cidade de Porto Nacional tem, oficialmente, feriado no Dia da Consciência Negra.
*Com informações da Seppir, da Fundação Palmares, Prefeitura de Curitiba (PR) e Coordenadoria da Igualdade Racial de Fortaleza (CE)
Cidades paulistas com feriado no dia 20 de novembro
Confira a lista de cidades: Aguai, Águas da Prata, Águas de São Pedro, Altinópolis, Américo Brasiliense, Amparo, Aparecida, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Araraquara, Araras, Arujá, Bananal, Barretos, Barueri, Bofete, Borborema, Buritama, Cabreuva, Caieras, Cajamar, Cajeiras, Cajobi, Campinas, Campos Do Jordão, Canas,Capivari, Caraguatatuba, Carapicuiba, Charqueada, Chavantes, Cordeiropolis, Cruz Das Almas, Cubatão, Diadema,  Embu, Embu das Artes,  Estância de Atibaia, Florida Paulista,  Franca,  Franco da Rocha, Francisco Morato, Franco da Rocha, Getulina, Guaira, Guaruja, Guarulhos, Hortolandia, Ilhabela, Itanhaem, Itapecerica da Serra, Itapeva, Itapevi, Itarare, Itatiba, Itu, Ituverava, Jaguariuna, Jambeiro, Jandira, Jarinu, Jau, Jundiai, Juquitiba, Leme, Limeira, Maua, Mococa, Olimpia, Paraiso, Parapicuiba, Pedreira, Pedro de Toledo, Pereira Barreto, Peruibe, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Praia Grande, Ribeirao Pires, Ribeirao Preto, Rincao, Rio Claro, Rio Grande da Serra, Salto, Santa Albertina, Santa Isabel, Santa Rosa de Viterbo, Santo Andre, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Sao Joao da Boa Vista, Sao Manuel, São Roque, São Vicente, Sete Barras, Sorocaba, Sumare, Suzano. Em Atibaia, a Lei Municipal Nº 3747/2009 foi revogada e não o dia 20 de novembro deixou de ser feriado. (Informação atualizada no dia 30 de outubro, às 16:24)
Redação

Redação

View Comments

  • Feriado da Raça Negra

    bom dia

     

    antes de mais nada sou da raça negra, mas não concordo com esta lei

    ja temos feriados demais em nosso país, se todas as raças puxar para si uma data de comemoração, como ficamos

    martir teremos sempre enquanto viver-mos neste mundo, é bom ser lembrado para que nunca mais isso aconteça.

    ja temos feriado para o dia do trabalho, não entendo como se comemora dia do trabalho parado.

    a grandeza de um povo é mostrado com trabalho digno, salarios dignos, segurança digna, saude digna, educação digna.

    sei que sou minoria, mas infelizmente esta é a minha opinião

     

    Obrigado

     

    Elson B. de Souza

    • exemplo

      Concordo plenamente com você Elson e que sua mensagem seja um exemplo para muitos que tem receio de falar com medo de ferir sensibilidades.

      Eu acho que este povo precisa de ser mais realista e se há um modo de acabar mesmo com as descriminações, deverá ser por divulgação e educação (nas familias, nos empregos e nas escolas) e não com feriados que mais não faz que prejudicar o país e as pessoas economicamente mais débeis.

      A falta dessa divulgação e ensinamento eficientes é que originam menos consciência, tolerância. afinidades e conhecimento .

      Cada feriado constitui prejuízos enormes e nada prova, antes pelo contrário, só vem trazer cada vez mais presente a lembrança das diferenças, sejam elas quais forem, ou seja, como muito bem disse estão a legalizar um dia rácico e não o inverso. Da mesma forma todos os feriados que apelam para as diferenças, quer sociais, rácicas ou qualquer outra. Afinal, como querem incentivar a igualdade se teimam em trazer publicamente á recordação esse problema que já deveria estar resolvido?

      Desculpem aqueles que forem de ideias contrárias, mas esta é a minha humilde opinião, tão válida como qualquer outra. 

      Bem-hajam

      Carlos

    • Outras raças não precisam de

      Outras raças não precisam de dia algum, pois só existe discriminação de negros, não há de poloneses ou alemães. Historicamente o Brasil é macado pela discriminação racial. Como não existe igualdade racial o dia da consciência negra é muito importante.

      • feriado inutil

        esta data demonstra mais um atrazo de nosso pais. seja qual raca for, branco negro amarelo etcetc tem que trabalhar para conquistar seu pedaco seu espaco e nao fazer o que esteas politicos fazem, criam cotas datas somentepara tero voto dos negros. isto prova masi uma vez que esta raca sempre foi vendida por um prato de comida. LAMENTAVEL.  e tem negroas que se aproveitam disto, ALIAS A MAIORIA,

    • Outras raças não precisam de

      Outras raças não precisam de dia algum, pois só existe discriminação de negros, não há de poloneses ou alemães. Historicamente o Brasil é macado pela discriminação racial. Como não existe igualdade racial o dia da consciência negra é muito importante.

      • Preconceitos.

        Que bobagem! O ser humano é preconceituoso. Existe preconceito contra todas as raças, cores, lugares de onde veio, contra gordos, contra magros, contra pobres, contra ricos, contra os inteligentes, contra os burros etc. Escolha o seu, poi tenho certeza que vc deve ter algum preconceito.

        Quanta a cor da pele, quantos não gostam de japoneses ou chineses. Entre a tal raça chamada de "amarela", o preconceito entre eles ainda é maior do que eles tem contra negros e brancos: os japoneses não gostam dos chineses que não gostam dos coreanos.

        E aqui nós que formamos a raça brasileira, sedo misturas de todas as raças, temos preconceito uns contra os outros, independente da cor: Paulista que não gosta de baiano ou de carioca, gaúcho que não gosta de ninguém que não seja gaúcho, gente do interior que não gosta de gente da cidade.

        Eu sofri muito preconceito, quando me mudei de cidade, mesmo não sendo preta, nem gorda e nem pobre, só por ser de um lugar diferente. Passam-se os anos e o preconceito permanece, a dificuldade de fazer amigos, comentários sobre seu estilo de vida etc.

        Quantos alunos já vi sofrerem "bulling" po ser estudioso e fazer o que é certo. Tantos outros sofreram o mesmo por terem dificuldades, outros por serem gordos. Na verdade o que menos vi foi "bulling" por serem negros.

        Fora isso, todos nós já sofremos algum tipo de "bulling" na escola, sendo preto, branco, gordo ou magro. 

        O que faz o preconcedito é a falta de conhecimento, a ignorância e a pequinês da alma. Como a sua achando que só negros sofrem preconceito. Sofrem também, porém acho que todos já passamos por isso em algum ponto da vida. O negro sofre mais? É provável, pois ele sofre o preconceito até mesmo de outros negro. Mas isso não se resolve com dia  especial, nem com vagas em concursos públicos, isso só atesta a diferença, como se a cor escura da pele fosse uma deficiência. Isso se corrige com luta, mostrando que a cor da pele não interfere com a capacidade de uma pessoa. A cor da pele é um detalhe muito pequerno para se dar tanta importância. A importância de um ser humano tem que estar no seu caráter, na sua capacidade de aprender e na sua competência e muitos negros já mostraram isso, mas infelizmente alguns negros, assim como brancos, amarelos e índios, ficam esperando que algo caia do céu sem que precisem fazer esforço.

        Lutar honestamente por aquilo que se quer faz com que sejamos grandiosos e orgulhosos de nós mesmos. Aí a gente não liga mais para preconceitos.

         

         

         

  • SP

    No parágrafo que fala sobre São Paulo, o texto oferece um link para detalhar a informação sobre as cidades, entretanto tal link não existe.

  • Sei que muitos acham que esse

    Sei que muitos acham que esse feriado é atrair o racismo para si, mas isso não é só questão de racismo mas sim de historio, se não, para que feriado de tiradentes para homenagear um cara que morreu na luta pela liberdade do pais, e os escravos que morreram, isso é só um exemplo de muitos, nom vejo ninguem reclamar do feriado de carnaval onde só serve para propagar a promiscuidade. Alem disso pergunta pra pessoas que ainda sofrem racismo em muitos lugares, manda um negro ir la para o nordeste onde o racismo é muito elevado e ve o que se aconteci ai vão entender o por que do dia 20/11.

  • Ué!
    Em Taboão da Serra a

    Ué!

    Em Taboão da Serra a prefeitura não deu feriado! E aí no texto consta feriado.....É feriado ou não em Taboão da Serra (São Paulo)?

  • Dia da Consciência Negra

    Em Cassilândia também foi aprovada lei de autoria do ex-vereador Renato de Freitas e será ponto facultativo amanhã.

     

  • Graças a Deus Conchal nao é

    Graças a Deus Conchal nao é feriado. Pq negro precisa de respeito e nao de feriado.

     

  • Amanhã é FERIADO mundial, pelo menos pra Mim.rsr

    Em Santa Isabel é feriado sim. Mas eu trabalho! Devia não trabalhar pois amanhã faz 4 anos que conheci a pessoa da minha vida. Meu NEGO, e olha que ele é branco igual leite.

    Vamu lá, bora feriado!!rsrsrsrsrs

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

13 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

13 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

15 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

15 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

15 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

16 horas ago