Categories: EconomiaNotícia

Simplício apura que mídia está cheia de gente com complexo de vira-lata

Para quem tem complexo de vira-lata e vive espalhando por aí que o Brasil é o pais mais corrupto do mundo – “Veja” disse que o chamado mensalão foi o maior escândalo da história -, é preciso dar uma olhada na imprensa internacional e ver o que está acontecendo na banca globalizada. Nada menos do que 15 entre os maiores bancos do mundo, a começar pelo sisudo Deutch Bank, estão sob investigação em três paises por conta de fraudes no mercado de câmbio.

– É um mercado gigantesco, comentou o professor Galileu com Simplício. Nele giram cerca de 5,3 trilhões de dólares por dia, um terço do PIB americano. Alguns poucos centavos desviados diariamente significam verdadeiras fortunas bilionárias passando às contas dos fraudadores à velocidade da luz.

– Perto disso o escândalo dos fiscais de São Paulo é fixinha, disse Angeline.

– O mensalão é mais insignificante ainda, sobretudo porque, a rigor, não havia dinheiro público envolvido: era caixa dois do PT formado por bônus de publicidade da Visanet, uma empresa privada, lembrou Simplício.

– O mais importante é o comportamento da imprensa dos paises ricos em relação aos seus escândalos, continuou Galileu. Tratam do tema com a maior discrição. Têm medo de comprometer o “sistema”. Um exemplo é o escândalo da fraude da Libor, a taxa de juros interbancária que rege a maior parte dos contratos de empréstimos de longo prazo do mundo: ninguém sequer fala nisso mais.

– Aqui, observou Angeline, ladrão de galinha dá capa de revista semanal, como “Veja”, “Isto É” e “Época”. É que, à falta de conteúdo para atrair leitor, essas revistas se especializaram em escândalos. Quando existem os escândalos, ótimo. Quando são insignificantes, aumentam. Quando não existem, inventam. O que importa é ter um escândalo novo na capa a cada duas semanas, mesmo que seja requentado várias vezes, como é o caso do dito mensalão.

– Aí o Jabor ou o Jô Soares entram na Globo, com seu complexo de vira-lata, para esculhambar o Brasil com o objetivo paralelo de desmoralizar o governo. É o reflexo de uma necessidade absoluta de dizer que nós não prestamos, que somos piores que os outros, que bons são os louros de olhos azuis aos quais se referiu o presidente Lula quando apontou a origem da atual crise mundial.

– Lembram, continuou Galileu, quando o presidente Lula propôs em carta com a Turquia um acordo entre as potências e o Irã para assegurar que esse país não faria a bomba em troca de um alivio nas sanções internacionais? A grande mídia brasileira caiu de pau em cima, ridicularizando a iniciativa. Se fosse na Europa ou nos EUA, teria total apoio da imprensa de lá. Pois bem, o acordo que acaba de ser feito é exatamente do mesmo teor. Tem o merecido aplaudo mundial, exceto da belicosa Israel. E nossa mídia sequer se lembra disso.

Simplício refletiu um pouco e escreveu na agenda vermelha: Complexo de vira-lata é quando você vive no país, goza de todas as belezas do país, se enriquece no pais e sente a compulsão de dizer que quem presta é o país do outro.

Redação

Redação

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

8 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

10 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

11 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

11 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

11 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

12 horas ago