Categories: NotíciaPolítica

Sobre as abobrinhas mais recentes produzidas por FHC

Irritado com a nomeação de Lula para um Ministério, FHC afirmou que país não pode ser governado por um analfabeto. Não é a primeira vez que FHC hostiliza Lula. A afirmação dele diz mais pelo que omite do que pelo que foi dito.

Ao atacar ferozmente Lula chamando-o de analfabeto, FHC ostentou seu preconceito senhorial contra o ex-presidente petista. Apesar de não ter educação universitária, Lula é alfabetizado. FHC também parece ser totalmente incapaz de fazer uma autocrítica serena e sincera do seu próprio governo. Não chega a ser um segredo guardado a sete chaves que FHC conseguiu provar, na prática, que é possível um professor universitário quebrar o Brasil três vezes produzindo milhares de mortes por inanição no nordeste.

O legado de FHC não será o plano real. Será o ódio que ele sente por Lula e o desprezo e o esquecimento que o governo dele evoca nos eleitores brasileiros com mais de 30 anos de idade. Mas não é disto o que eu quero falar.

A fala de FHC me fez lembrar algo que li há muito tempo e que quero compartilhar com vocês:

“Três séculos após o aparecimento da escrita alfabética na Grécia, os gregos clássicos (século V-IV a.C.) foram capazes de deixar por escrito um corpus substancial de literatura, e as cidades-estados usavam documentos, inscrições, e até mesmo arquivos, em graus variados, para fins governamentais. Assim à primeira vista, a Grécia antiga parece claramente uma sociedade extensivamente apoiada na palavra escrita, que incluía um número muito grande de letrados entre sua população, a qual, em suma, poderia ser considerada uma ‘sociedade letrada’. Afinal, são essas realizações literárias da civilização grega que a sociedade ocidental herdou. Não obstante, a Grécia antiga era, em muitos aspectos, uma sociedade oral, na qual a palavra escrita vinha em segundo plano em relação à palavra falada. Ouvia-se e falava-se – em vez de se escrever e ler – muito mais do que podemos imaginar.” (Letramento e Oralidade na Grécia Antiga, Rosalind Thomas, editora Odysseus, 2005, p. 3 e 4)

A predominância da oralidade entre os gregos clássicos explica, por exemplo, porque Sócrates – considerado o maior de todos os filósofos gregos – não deixou nada escrito. Também explica a verdadeira devoção que Sócrates foi capaz de despertar nos discípulos que registraram por escrito, com maior ou menor profundidade e beleza estilística, as idéias dele.

Quando surgiu no cenário político brasileiro Lula demonstrou ser um grande comunicador. Ele começou falando a pequenos grupos de operários na sede de seu Sindicato. E em 1977 enfrentou abertamente a Ditadura ao discursar para milhares de grevistas no Estádio de Vila Euclides. Nem mesmo a ausência de equipamento de som o impediu de transmitir sua mensagem.

Após ganhar destaque nacional, Lula passou a se comunicar regularmente com jornalistas, intelectuais, professores universitários e políticos. Foram as conversas realizadas entre Lula e as outras lideranças de esquerda que possibilitaram a criação do PT. Desde então, o partido se encarregou de colocar Lula em contato com empresários de outros setores e com os principais políticos e intelectuais do país.

O próprio FHC, que agora ofende Lula chamando-o de analfabeto, conversou muito com o petista quando ambos foram Deputados Federais constituintes. Ao atacar seu ex-colega de trabalho e parceiro de conversações parlamentares, FHC certamente desmoralizou a si mesmo. Se o fundador do PSDB considera o analfabetismo de Lula um defeito imperdoável, ele mesmo não merece perdão. Afinal, sendo um intelectual requintado, FHC travou conversações amistosas, cordiais e produtivas com um analfabeto barbudo.

A carreira de Lula como político é realmente impressionante. Ele foi e é admirado por vários líderes mundiais. Barack Obama, advogado refinado e presidente dos EUA, não disse “Lula é um analfabeto inútil e sem valor” e sim This is my man, right here. I love this guy.” http://www.huffingtonpost.com/2009/04/02/obama-lula-is-most-popula_n_182433.html. Este elogio público e notório feito a Lula por Obama certamente deve ter provocado uma fisgada em FHC, intelectual que foi aparteado de maneira grosseira pelo então presidente Bill Clinton http://www.conversaafiada.com.br/video/2011/02/04/video-vergonhoso-clinton-desmoraliza-fhc-em-publico-3/.

O ataque recente feito por FHC a Lula é realmente deplorável. Uma prova consistente de que FHC está decadente. O que dizer de um intelectual que é incapaz de reconhecer a importância da oralidade na política? Que age como se não soubesse (e se ele não souber tanto pior) que a na Grécia clássica as conversas eram mais importantes do que os textos escritos que  nós estudamos e amamos.

Tudo bem pesado, o ataque pessoal de FHC a Lula não reduziu a estatura do petista. Mas certamente conseguiu miniaturizar o próprio FHC. Se tivesse ficado calado, o ex-presidente tucano certamente teria preservado sua imagem de intelectual respeitável (a qual tem sido destruída por ele mesmo).

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

10 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

11 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

11 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

12 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

13 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

13 horas ago