Categories: Notícia

Vantagem de Lacerda cai em BH, mas ele ainda venceria no primeiro turno

O petista Patrus Ananias diminuiu a distância em relação ao atual prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), mas não o suficiente para evitar a reeleição já no primeiro turno, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (27) em parceria com a TV Globo.

Segundo o levantamento, Lacerda passou de 49% para 45% em um intervalo de duas semanas, enquanto Patrus oscilou de 31% para 32%. Entre as duas pesquisas, a diferença recuou de 18 para 13 pontos.

A pesquisa foi realizada nesta terça (25) e quarta (26). A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com a disputa polarizada entre os dois, contudo, pouco ajuda a Patrus a intenção de voto que têm os demais cinco candidatos. A soma não passa de 5%. Vanessa Portugal (PSTU) tem 3%. Maria da Consolação (PSOL) e Alfredo Flister (PHS), 1% cada um. Tadeu Martins (PPL) e Pepê (PCO) não atingiram 1%.

Para a disputa ocorrer em dois turnos, é preciso que a soma dos seis outros candidatos seja superior ao número de votos do líder da disputa.

Pelos votos válidos, que excluem brancos, nulos e eleitores indecisos, e é o critério de divulgação oficial dos resultados pela Justiça Eleitoral, Lacerda tem 55%, e Patrus, 39%.

A rejeição aos dois principais candidatos é parecida. Lacerda é rejeitado por 20%, e Patrus, por 21%.

Mesmo podendo ser a disputa em apenas um turno, o Datafolha fez a simulação de segundo turno, e Lacerda também venceria. Teria 49% dos votos, contra 38% do candidato petista.

LULA E DILMA

Patrus faz o que pode para tentar reverter o quadro. Faz campanha por toda a cidade e todos os dias. E pelo seu programa eleitoral já passaram os seus principais cabos eleitorais. Primeiro foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Atualmente, continua no ar, embora com menos aparições na TV e no rádio, a presidente Dilma Rousseff.

Os padrinhos, contudo, não foram até aqui capazes de alterar o quadro. Na primeira pesquisa Datafolha, em 19 e 20 de julho, a diferença a favor do prefeito era de 17 pontos. Após uma semana de horário eleitoral, em 28 e 29 de agosto, com intensa participação de Lula, a diferença era de 16 pontos.

Dilma entrou no ar na noite de 10 de setembro, quando a diferença era 18 pontos. Com a pesquisa de agora, a diferença baixou cinco pontos. O PT mineiro tentou trazê-la para um comício, mas a presidente não veio.

A pesquisa Datafolha apontou 9% de indecisos. E 9% dos eleitores dizem que votarão em branco ou nulo.

Foram ouvidos 1.277 eleitores. A pesquisa está registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Minas com o número MG-00650/2012.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

49 minutos ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

3 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

4 horas ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

4 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

6 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

6 horas ago