Vaticano dá sinais de mudanças nas diretrizes da Igreja

Do Estadão

Os apelos de Francisco

Gilles Lapouge
PARIS – O Vaticano se mexe. Ele parece estar redesenhando algumas diretrizes da Igreja, mas o faz à sua maneira, em aparência desenvolta, mas, sem dúvida, muito refletida. Um dia ele faz uma confidência leve. Noutro, dirige-se ao mundo inteiro com veemência a favor da paz na Síria. Ou ainda, um de seus ministros solta uma ideia e essa ideia é uma “bomba” (o questionamento do celibato dos padres). Em outras ocasiões, ele permanece em silêncio enquanto se aguarda a sua palavra. Em suma, o papa Francisco é um comunicador excepcional.
O celibato dos padres. Nada de novo. Fala-se disso há dois mil anos. É assunto requentado. Há muito que os teólogos nos informam de que essa regra não é um dogma, mas uma decisão tardia (século 11) tomada para evitar complicações sobre a herança dos filhos de padres. E, com certeza, um teólogo é muito inteligente, mas não é um homem de governo.
CELIBATO
Alguns dias atrás, porém, a hipótese do fim do celibato foi evocada não por um filósofo, mas por um homem do aparelho, o novo secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin. Em outros tempos, se um prelado se aventurasse a semelhante derrapada teria sido chamado às falas no mesmo dia, com uma advertência glacial. Nada disso, desta vez. Entretanto, como há alguns dias Francisco defendeu o celibato, as pessoas ficaram perplexas.

Outra surpresa: o encontro do papa com o peruano Gustavo Gutiérrez Merino, fundador da Teologia da Libertação em 1971, esta teologia com “cheiro de heresia” e odor de marxismo. É bem verdade que Gutiérrez não foi tão longe como outros padres, sobretudo brasileiros, e que foi até absolvido do pecado “marxificante” nos anos 80. Pouco importa: o papa parece disposto a abrir um capítulo doloroso, o da pobreza.
Em 4 de outubro, ele foi a Assis, a cidade do primeiro Francisco, na Idade Média, do qual se sabe a compaixão que sentia pelos despossuídos, os ofendidos e os abandonados. E o papa lançou, alguns dias atrás, um apelo estranho: gostaria que os conventos vazios fossem abertos aos “refugiados” em vez de serem convertidos em bens de hotelaria para ganhar dinheiro. O papa lembra um daqueles agitadores que, nas cidades grandes, pregam pelos sem-teto e contra as ricas residências vazias dos “grandes” deste mundo (uma ideia incendiária).
Francisco gritou, enfim, de sua sacada, seu horror à guerra, e rezou para que a Síria fosse poupada das bombas. Será o caso interpretar essa insistência à luz dos perigos que cercam os cristãos do Oriente? Seu calvário é conhecido: os cristãos assassinados no Iraque, os coptas do Egito que durante o reinado da Irmandade Muçulmana perderam tantas vidas.
É preciso acrescentar a essa terrível ladainha os cristãos sírios. Nos últimos tempos, circulam informações angustiantes. A cidade de Maalula, perto de Damasco, que possui sítios arqueológicos trogloditas que abrigaram cristãos nos primórdios do cristianismo e cujos habitantes ainda falam o aramaico, a língua de Jesus Cristo, teria sido atacada e seus habitantes massacrados por milicianos da Frente Al Nusra, a mais feroz das organizações radicais islamistas.
MASSACRES
Testemunhos estarrecedores nos chegam. Serão autênticos? O poder corrente de Bashar Assad confirmou os crimes, fez publicidade deles. Os insurgentes os contestam. Eles acusam Assad de ter inventado os horrores para intimidar os ocidentais e impedi-los de entregar armas a uma rebelião cada vez mais infiltrada pelos islamistas mais sanguinários.
Acaso será nomeada uma comissão da ONU para investigar esses crimes? E quando ela entregará suas conclusões? Em seis meses, um ano?
TRADUÇÃO DE CELSO PACIORNIK
Redação

Redação

View Comments

  • Mesmas dificuldades

    O papa está encontrando as mesmas resistências que os governos Lula e Dilma encontraram.

    Bem, os mesmos que defendem o imobilismo retrogrado do Vaticano são os mesmos que atacam as propostas de reformas dos governos do PT.

    A história demonstra.

    "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" e a "TFP"  lhe diz alguma coisa?

    • Que analogia heim

      Que analogia heim Assis?

      Dilma e Lula?

      O status quo esta intocavel neste pais desde os tempos coloniais

      Toda a oligarquia vai bem obrigado incluindo videos onde o Sao Lula pede voto para a Roseana afirmando que com a eleiçao dela as coisas iriam mudar no maranhao ( inacreditavael  né? rsrsrsr ) 

      Os bancos nunca ganharam tanto e pagaram tao pouco e empregaram tao pouco

      Ai vcs pegam coisas resistencia de parte da sociedade diversa , e denunciam isso como reaçao das elites contra seus lideres messianicos

      Voces gostam de  palavras como Elite e Excluidos pois nelas cabem um oceano de perfis

      Por exemplo os estudantes de medicina nos anos 90 que muito provavelmente vestiam camisetas do Che e apoiavam a esquerda contra as elites

      Hoje sao as elites denunciadas pelo PT como racistas e inimigas do povo pobre

      Que coisa lamentavel...

  • tradições

    Sou contra a revogação do celibato para os padres católicos.

    Caso venha a acontecer, o folclore brasileiro carecerá de uma releitura.

    Por quê?

    Por isso...

    ...”[Mula-sem-cabeça] É a forma que toma a concubina do sacerdote. Na noite de quinta para sexta-feira, transforma-se num forte animal, de identificação controvertida na tradição oral, e galopa, assombrando quem encontra. Lança chispas de fogo pelo buraco de sua cabeça. Suas patas são como calçadas com ferro. A violência do galope e a estridência do relincho são ouvidas ao longe. Às vezes soluça como uma criatura humana.

    O encanto desaparecerá quando alguém tiver a coragem de arrancar-lhe da cabeça o freio de ferro ou se alguém tirar um gota de sangue com uma madeira não usada. Dizem-na sem cabeça, mas os relinchos são inevitáveis. Quando o freio lhe for retirado, reaparecerá despida, chorando arrependida, e não retomará a forma encantada enquanto o descobridor residir na mesma freguesia. A tradição comum é que esse castigo acompanha a manceba do padre durante o trato amoroso (J. Simões Lopes Neto, Daniel Gouveia, Manuel Ambrósio, etc.). Ou tenha punição depois de morta (Gustavo Barroso, O Sertão e o mundo).”

    [ http://pt.wikipedia.org/wiki/Mula_sem_cabe%C3%A7a]

    Será que o argentino Bergoglio quer agora acabar com uma tradição do nosso folclore?

    Isso sem falar no estrago para a literatura e a filmografia do Mundo Ocidental.

    Que interesse teriam, para futuras gerações,...

    ...os padres lascivos de Boccaccio?

    ...O Crime do Padre Amaro?

    ...deliciosos filmes como A Mulher do Padre (La Moglie del Prete)?

    O padre comedor do Quarup, do Antônio Callado, perderia metade de seu teor revolucionário!

    Tradições precisam ser preservadas.

    O fim do celibato seria uma inominável violência cultural, mil vezes pior que Jorge Ben querer ser chamado de Benjor.

    Neste ponto, dou todo apoio à TFP e aos Arautos do Evangelho.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

6 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

7 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

7 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

7 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

8 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

8 horas ago