Categories: Política

Afif critica metrô paulistano e elogia PPP de Dilma

São Paulo nos trilhos da mudança

Folha de S. Paulo

ARTIGO – GUILHERME AFIF DOMINGOS

Há descompasso na execução e no planejamento do transporte metro-ferroviário em SP. A PPP proposta por Dilma é a chave para mudar a situação paulista

Recentemente, num programa de TV, jornalistas estrangeiros que são correspondentes no Brasil se disseram intrigados com o fato de que há poucos trens por aqui.

De fato, é inconcebível que nosso país tenha uma malha ferroviária tão reduzida, principalmente no Estado de São Paulo e na sua capital, com toda pujança e importância global.

Estamos falando de uma das maiores cidades do mundo. Outras metrópoles, como Madri, Paris e Londres, têm sistemas de transporte metro-ferroviário espetaculares. Nós já tivemos o nosso sistema ferroviário, que foi abandonado como modelo de transporte.

O fato é que hoje São Paulo está no atraso em matéria de trilhos. Deveria estar muito mais avançado nesse sentido. Precisamos, com urgência, tirar essa diferença.

A malha da CPTM na grande São Paulo tem uma estrutura extensa (260 km), mas ainda muito dependente de modernização. A do metrô (70 km) é muito mais eficaz, porém insuficiente para atender as demandas da população, apesar dos investimentos feitos pelo governo do Estado nos últimos anos. Existe um grande esforço por mais investimentos, mas há uma disparidade entre os dois sistemas em termos de padrões e de regularidade operacional. Isso tudo mostra um descompasso no planejamento e execução do transporte público metro-ferroviário no Estado de São Paulo. É urgente uma mudança profunda no sistema, pois a população está consagrando esse modo de transporte como opção. A rede metro-ferroviária paulista transporta atualmente 7,1 milhões de pessoas todos os dias, sendo 4,4 milhões no metrô e 2,7 milhões nos trens.

A presidenta Dilma deixou clara sua posição acerca desse tema ao anunciar a construção de 10 mil km de ferrovias a ser executada pela iniciativa privada em todo o país. Essa é a chave para o desenvolvimento do território paulista. É necessária a expansão da malha metro-ferroviária com empresas de capital privado, via Parceria Público-Privada (PPP).

A nossa estrutura pública está saturada. É urgente, também, a adequação da estrutura de transporte metro-ferroviário no Estado para ajudar a planejar, controlar e, principalmente, regular as concessões entregues ao setor privado. Do contrário, teremos uma situação caótica no sistema, com mais operadores e sem coordenação institucional sólida.

O modelo de rodovias com agência reguladora é um bom exemplo. Todos sabem que as estradas paulistas estão entre as melhores do país. Por que não criar, então, uma estrutura de regulação para o transporte sobre trilhos? Teríamos uma estrutura dedicada para fiscalizar a qualidade operacional da malha ferroviária com vários operadores de sistema, no caso das PPPs.

Vamos aproveitar o que a crise mundial oferece: know-how, tecnologia e recursos ociosos, esperando bons projetos. Não adiantam puxadinhos improvisados. Vamos colocar São Paulo nos trilhos da mudança.

GUILHERME AFIF DOMINGOS, 68, é vice-governador do Estado de São Paulo e presidente do conselho gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

34 minutos ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

47 minutos ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

2 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

3 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

3 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

4 horas ago