As manifestações e a oxigenação dos processos políticos

Por robertog

Comentário ao post “A visão de mestre Wanderley sobre o novo e as manifestações de junho

Três coisas nessa história:

1) É relativamente fácil perceber uma regularidade de comportamento no tempo em que a juventude de cada geração das classes médias sai às ruas dizendo “eu existo”. A pauta é importante, é claro. Mas mais importante do que ela mesma é que cada um desses espasmos é bem mais do que um espasmo porque é deles que surgem as novas lideranças que irão oxigenar os processos propriamente políticos. Hoje, graças a deus e tb aos homens, temos uma classe média mais ampla e diversificada e os agitos do ano passado mostram isso: as análises que já existem registram a existência de diversos movimentos e grupos de reivindicações sobrepostos, alguns típicos da esquerda política, outros menos evidentes e outros da pauta tradicional de nossas direitas. E pelo que consegui observar, essa galera do Movimento Passe Livre tem cabeça boa e métodos de organização mais arejados. Espero que prosperem, melhorando nossos costumes políticos muito hierarquizados e por isso tendentes à mesmice e à inércia;

2) Eu acho que as manifestações fizeram chacoalhar um governo ensimesmado que tendia à inércia. E sejamos claros, apesar da torcida contra, o federal reagiu melhor do que os estaduais. MUITO MENOS do que eu gostaria (p.ex, doeu na alma ver “nosso” ministro da justiça oferecer tropas federalizadas para os governos estaduais “conterem a malta”), mas apresentou a pauta dos médicos cubanos, aqui em SP fez registrar a preocupação na história dos corredores de ônibus e continuou a se notabilizar pela pauta social (na educação, onde olho cotidianamente, as cotas já estão se estabilizando, o novo sistema de ingresso via Enem tb, tudo isso associado com essa maravilhosa expansão do sistema público federal e às oposições só sobrou jogar para a platéia mais tradicional e rancorosa tentando frear esses movimentos ) ;

3) Há muito mais o que falar, mas daí vira um artigo acadêmico….Mas tem um ponto implícito no WGS que talvez não se capte facilmente: os novos modos de arregimentação mobilizam apenas franjas das possibilidades identitárias contemporâneas e nisso diferem dos tradicionais, que acabam virando o centro da vida dos seus partiicpantes. Por isso a tendência é que sejam mesmo efêmeros. 

Redação

Redação

View Comments

  • Manifestações e o poder

    Na minha humilde opinião somente um discurso de poder pode dar força a uma manifestação com vistas a reformar o establishment.

    Este discurso, para ser do meu gosto e mais ou menos de acordo com o que rola por ai deverá ter por base a Astrologia, o Tarot e a Geometria.

    Uma vez pronunciado, estamos diante de uma nova realidade.

    O resto é passe de meio de campo, que não enfia a bola no gol.

    Fácil para quem sabe, impossível para os outros.

  • Os famosinhos

    A Rede Globo ontem no Fantástico já mostrou quem ela quer para oxigenar o processo político brasileiro, os "FAMOSINHOS".

    Aí é a midia dos banqueiros e açambarcadores contando seus verdadeiros desejos.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

9 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

10 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

11 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago