Categories: Política

As novas peças do xadrez

Caros,

Comentários ao post: Para entender o xadrez da política

A análise é boa, mas muito boa, uma matéria que coloca pingo nos “is” e deixa em aberto várias questões não tocadas, mas que está nas entrelinhas das peças do xadrez:

Sobre “O mito Lula”:

Conti-Bosso: Dilma passou Lula na última pesquisa de intenção espontânea de votos.

“Descuidou-se na nomeação de Ministros do STF”

Conti-Bosso: Faltou estratégia, conhecimento da máquina pública patrimonialista estamental e competência (além do olhar de nariz empinado da Casa Civil)?

Gurgel é o mais político dos Procuradores Gerais da história recente do país…. revelam um político habilidosíssimo, conhecedor dos meandros do poder em Brasília. E que tem uma noção do exercício do poder muito mais elaborada que a do Ministro da Justiça e da própria Presidente da República. Um craque!

O jogo “da guerra” política:

De 2005 para cá, muita água rolou. Inicialmente havia uma aliança mídia-PSDB. Agora, como se observa, um arco  mais amplo, com Ministros do STF, PGR e setores da PF. E muito bem articulado agora porque, pela primeira vez, a mídia acertou na veia. A vantagem de quem tem muito poder, aliás, é essa: pode se dar ao luxo de errar muitas vezes, até acertar o caminho.

 “peloamordeDeus”.

Espera-se que, nas próximas substituições do STF, busquem-se juristas com compromissos firmados e história de vida em defesa da democracia – e com notório saber, peloamordeDeus. De qualquer modo, o núcleo duro do STF ainda tem muitos anos de mandato pela frente.

 Lula:

Mas o próximo capítulo será o do confronto, que  ocorrerá quando toda essa teia que está sendo tecida chegar em Lula. E Lula facilitou o trabalho com esse inacreditável episódio Rosemary Noronha.

Conti-Bosso: Lula, outra vez, começa a atrapalhar?

 Estrategistas do governo

 Esse momento exigirá bons estrategistas do lado do governo: como reagir, sem alimentar a tese do contragolpe.

Conti-Bosso: Se for a “estratégia brilhante” sobre a campanha para subir a rampa do planalto em 2003, como se dizia sobre o Ministro da Casa Civil, e sua “estratégia seguinte”, de continuar  o esquema de caixa dois do PSDB de Minas com as mesmas pessoas, deu no que deu, levou-o, ele e dezenas de outros, a ser condenados.

 Raymundo Faoro, sempre ele, que em sua conferência em março de 1992, no IEA-USP (A Questão Nacional e a Modernização vídeo) comenta que as famílias “populares” na cidade do Rio de Janeiro no início do século XX, que foram explusas de suas casas pelo governo federal (Rodrigues Alves – se não falha a memória) para se  construir avenidas largas, (avenidas que foram inauguradas somente com as paredes  de frente para rua, simulando contrução acabada para foto – hipocrisia pouco é bobagem), no final do século XX, os processos movidos contro o Estado ainda não tinham sido julgados e as famílias não receberam indenização do Estado patrimonialista, ou seja, a justiça do Estado patrimonialista não funciona para o povo, nunca funcionou, mas para a elite e para o sistema patrimonialista, sempre funcionou, o novo enforcamento e esquartejamento alá “Tiradentes” mostra que a casa grande está firme e forte.

E os novos e prováveis Presidentes do Senado e da Câmara do PMDB em 2013-14, as novas peças do xadrez, irão atuar de que lado e a qual preço no jogo do xadrez?

Quem viver verá!

Redação

Redação

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

5 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

6 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

6 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

7 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

8 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

8 horas ago