Política

Bolsonaro planeja encontro com extrema-direita na Europa antes de voltar ao Brasil

Jair Bolsonaro não deve voltar ao Brasil no final de março e estaria planejando uma viagem a Europa para se encontrar com lideranças da extrema-direita.

Bolsonaro havia prometido a apoiadores, em evento na semana passada, que retornaria ao Brasil ainda neste mês. Mas os planos parecem ter mudado. É o que indica um despacho publicado publicado pelo governo, no qual autoriza três servidores a viajarem até os Estados Unidos para acompanhar o ex-presidente em agendas no país.

Por lei, ex-presidentes da República têm direito vitalício para manter 4 servidores de segurança e de apoio pessoal, 2 servidores de cargos de comissão, 2 motoristas e 2 veículos.

Na decisão publicada nesta terça (21), o governo comunica que 3 funcionários irão aos Estados Unidos para “prestar assessoria, segurança e apoio” a Bolsonaro nas cidades de Orlando, Flórida e Jacksonville, nos EUA, entre os dias 28 de março e 15 de abril. A informação foi divulgada pelo Uol.

Os deslocamentos desses servidores são pagos com dinheiro público. Conforme mostrou o GGN aqui, até fevereiro deste ano, o ex-mandatário havia gasto quase meio milhão de reais para manter 5 assessores nos Estados Unidos, incuindo passagens, hospedagem, combustível, alimentação, etc.

Tour à Europa com lideranças da extrema-direita

Ainda, de acordo com o jornal português Correio da Manhã, Bolsonaro irá também a Lisboa, Portugal, para um encontro de lideranças da extrema-direita mundial, tendo também como convidados a francesa Marine Le Pen, o espanhol Santiago Abascal e o italiano Matteo Salvini.

O jornal informa ainda que a ideia partiu do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, com assessores do ex-mandatário contatando representantes do partido português Chega!, de extrema-direita. Os assessores informaram que Bolsonaro passaria por Madri (Espanha) e Roma (Itália) antes de chegar a Portugal.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Países com forte tradição democrática como Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália têm sido palco de uma ativa movimentação de setores da extrema-direita. Creio ser necessária maior vigilância de políticos democráticos para se contrapor à radicalização da extrema-direita como aconteceu no Brasil. Até hoje não está muito claro quem sustenta do ponto de vista econômico este movimento que ameaça a democracia na Europa e no continente americano. No tempo da "Guerra Fria" as tentativas de setores da esquerda, mesmo moderados, de formar um governo, eram desbaratadas. O estrago que a eextrema-direita provoca nos regimes democráticos, é muito mais trágico. E a reação dos políticos e dos empresários tem sido muito tímida e às vezes até compactuam com estas forças altamente perigosas para o mundo democrático. Faço este alerta. Acorda Mundo!

Recent Posts

Mães lutam por justiça aos filhos soterrados pela mineração

Diretora da Avabrum, Jacira Costa é uma das mães que lutam para fazer justiça às…

41 minutos ago

Desenrola para MEI e micro e pequenas empresas começa nesta segunda

Para evitar golpes, cidadãos devem buscar ofertas e formalizar acordos apenas nas plataformas oficiais de…

2 horas ago

Cozinha Solidária do MTST distribui mais de 3 mil marmitas por dia a vítimas das enchentes no RS

Movimento tem a previsão de abrir mais uma Cozinha Solidária em Canoas e precisa de…

2 horas ago

Só deu tempo de salvar meu filho e pegar uma mochila, conta morador de Eldorado do Sul ao GGN

Em Eldorado do Sul, a sociedade civil por responsável por realocar 80% das famílias, mas…

4 horas ago

Xadrez do segundo tempo de 8 de janeiro e o New Deal de Lula, por Luís Nassif

Para o bem ou para o mal - espera-se que para o bem - o…

4 horas ago

Dois meses após transplante, morre o primeiro paciente a receber rim de porco

Procedimento representou marco na medicina e foi comandado por brasileiro; em 2021, transplante foi testado…

5 horas ago