Com bolinhas de papel, grupo protesta contra José Serra em Buenos Aires

Jornal GGN – José Serra, ministro das Relações Exteriores, foi alvo de um protesto na noite deste domingo (22), ao chegar na embaixada brasileira em Buenos Aires, na Argentina, na sua primeira viagem oficial no comando do Itamaraty. Um grupo de cerca de 35 pessoas protestava contra o impeachment e lembraram um episódio da campanha de 2010, quando Serra era candidato e relatou uma agressão após uma bolinha de papel atingir sua cabeça, em uma caminhada no Rio de Janeiro.

Os manifestantes arremessaram bolinhas de papel nos veículos oficiais, chamaram o ministro de golpista e colocaram cartazes com o rosto de Serra na região da embaixada. Eles prometem uma nova mobilização nesta segunda-feira.

Do Estadão

Serra é alvo de protesto com bolinhas de papel na Argentina

Chanceler é recebido por manifestantes brasileiros ao chegar na sede da embaixada em Buenos Aires
O chanceler brasileiro, José Serra (PSDB-­SP), foi recebido por 35 manifestantes com bolinhas de papel jornal ao chegar na embaixada brasileira, na noite deste domingo, 22, em sua primeira viagem oficial no comando do Itamaraty. Os participantes do protesto em Buenos Aires contra o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff lembravam um episódio da campanha presidencial de 2010, quando em outubro o candidato tucano relatou uma agressão após ser atingido por um papel na cabeça durante uma caminhada no Rio.
Os manifestantes contrários ao impeachment não conseguiram ver nitidamente Serra em sua chegada à embaixada, por volta das 20 horas. Três carros oficiais com vidro escuro entraram no edifício por portões diferentes. Os ativistas se dividiram e arremessaram os papéis contra todos os veículos. Eles chamaram o ministro de golpista e colaram na região cartazes com o rosto dele sobre a inscrição “procurado”. “Também não aceitamos o rápido reconhecimento dado pelo governo argentino a Michel Temer”, disse uma das organizadoras do ato, a tradutora Isabela Gaia.
Às 21 horas, sob 13ºC, o grupo formado por jovens apagou o megafone com que pedia a destituição de Temer, guardou pandeiros e chocalhos e recolheu as bolinhas do chão, feitas com folhas do jornal Le Monde Diplomatique, em sua versão em espanhol. Elas foram jogadas também contra o muro da embaixada, na qual Serra se hospedará. Os manifestantes se dispersaram sob vigilância de 20 policiais federais e prometeram seguir o ministro com uma mobilização maior nesta segunda-­feira, 23. Eles pretendiam ter o reforço do grupo kirchnerista La Cámpora e outros movimentos peronistas opositores a Macri.
Serra será recebido de manhã pela chanceler Susana Malcorra, na sede da diplomacia argentina, o Palácio San Martín. Entre as diretrizes da nova política externa, anunciadas em sua posse na semana passada, Serra colocou a relação com a Argentina. Crítico do que considera um entrave do Mercosul a acordos bilaterais com outros países, citou “referência semelhantes, para reorganização da política e da economia” ao referir­-se ao governo de Macri, eleito no ano passado por uma coalizão de centro­-direita. Serra salientou sua intençao de defender uma política externa despartidarizada. O chanceler brasileiro se encontrará ainda com o ministro da Fazenda, Alfonso Prat-­Gay, e fará uma visita de cortesia ao presidente Macri.

 

Redação

Redação

View Comments

Recent Posts

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

19 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

33 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago

Brasil retoma produção de insulina após 23 anos

Nova fábrica em Minas Gerais terá capacidade para atender demanda nacional; 1,9 milhão de pacientes…

6 horas ago