Categories: EleiçõesPolítica

Escolha de pré-candidato do PT em Recife gera críticas

Por evandro condé de lima

Nassif, embora não tenha contado, foram inúmeros posts sobre o processo de escolha do candidato Serra à prefeitura de são paulo. Não está na hora de ao menos um sobre o processo em Pernambuco? 

Após mais de quatro horas de reunião, a Executiva Nacional do PT confirmou, na noite desta terça-feira, que decidiu lançar o senador Humberto Costa como pré-candidato à Prefeitura de Recife (PE), barrando as intenções do atual prefeito, João da Costa, em concorrer à reeleição. Indignado, o prefeito deixou mais cedo a reunião, que ocorreu em São Paulo, e acusou a cúpula petista de ter sido anti-democrática.

Em nota, o partido reafirmou a anulação das prévias realizadas no último dia 20 de maio, “em virtude de irregularidades cometidas e por ter sido realizada em desacordo com as orientações do Diretório Nacional”, e o cancelamento de uma nova votação interna marcada para o dia 3 de junho.

“(O PT resolve) Emitir publicamente sua opinião política, já externada em sucessivas reuniões aos companheiros João da Costa e Maurício Rands (pré-candidato do PT que desistiu da intenção de concorrer), de que o processo político no Recife por eles conduzido se esgotou, e de que um terceiro nome para encabeçar essa chapa é um imperativo para a vitória”, disse o partido, em nota.

“O senador Humberto Costa (…) reúne as melhores condições para liderar nossa campanha de continuidade e aprofundamento das conquistas democráticas e populares acumuladas na administração do Recife nos últimos doze anos”, conclui.

….

Apesar da decisão, a direção do PT negou ter imposto sua vontade à executiva municipal do Recife. “Não é intervenção, é uma decisão política. Nós teremos lá no dia 30 uma convenção para lançar a chapa de vereadores, o PT municipal continuará conduzindo o processo”, disse o secretário nacional de comunicação do PT, André Vargas.

Humberto Costa saiu da reunião sem falar com a imprensa, mas segundo Vargas sua “primeira missão” será procurar o prefeito João da Costa e tentar “unir o partido”. “O Humberto Costa terá como primeira missão procurar o prefeito, valorizar o trabalho do prefeito. Nós não temos nenhuma dúvida ética em relação ao companheiro João da Costa, mas as condições políticas favoreceram a decisão”, afirmou.

Embora o prefeito de Recife tenha dito que a medida foi imposta pelo PT antes mesmo do início da reunião, o secretário geral do PT, Eloi Pietá, afirmou que a indicação do nome do senador passou por votação da cúpula petista, sendo que 12 pessoas votaram pela pré-candidatura do senador e cinco se abstiveram.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Tragédia no RS: frente fria nesta quinta preocupa afetados pelas enchentes

Defesa Civil estima mais de 1 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas, incluindo desabrigados

1 hora ago

Não é Plano Marshall. Precisamos de um New Deal. E isso é incompatível com o arcabouço, por Gilberto Maringoni

PRECISAMOS DE UM NEW DEAL, um novo acordo, com a ousadia que os governantes dos…

1 hora ago

Programa ‘FALA FADS’ debate como combater ameaças e preservar as várzeas do Rio Tietê

Live no canal TVGGN convida especialistas e militantes para discutir a efetividade do decreto de…

2 horas ago

Brasil registra mais de 4,5 milhões de casos de dengue em 2024

Novas 47.216 infecções foram registradas em 24 horas. Já o número de mortes confirmadas pela…

3 horas ago

Martin Luther e Malcom X – vidas e mortes cruzadas, por Dora Incontri

Para trazer Martin e Malcolm ao nosso tema frequente, ambos são exemplos da intersecção entre…

3 horas ago

Aprovação de Lula para de cair entre evangélicos e sulistas, aponta Quaest

Índices de aprovação e reprovação do trabalho do presidente empatam tecnicamente. Contudo, este é menor…

3 horas ago