Haddad e a autofagia brasileira com seus talentos

A campanha encetada contra o prefeito de São Paulo Fernando Haddad é a prova incontestável de como o país gosta de devorar seus principais ativos intelectuais.

Haddad não é apenas prefeito de São Paulo, eleito pelo PT. Provavelmente é o melhor quadro público que o país produziu nas últimas décadas. Seu trabalho técnico e político à frente do MEC (Ministério da Educação) mostra uma visão de futuro e uma capacidade de formulação inédita na administração pública brasileira – federal ou de qualquer estado.

Haddad demonstrou não apenas ser um iluminista, perseguindo as mudanças e antenado com os temas contemporâneos – ao contrário dos retrógrados e conformados que pululam no seu partido e nos demais – como um formulador de primeiríssima, casando visão técnica com política – entendido, aí, a capacidade de identificar resistências e contorná-las.

Graças à sua insistência, conseguiu criar o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que significou um corte na educação brasileira, enfrentando com persistência e argumentos a visão míope-fiscalista do então MInistro da Fazenda Antonio Pallocci.

Sua insistência com o ENEM abriu possibilidades sem precedentes para os jovens de menor poder aquisitivo, uma matrícula única permitindo a 8,5 milhões de candidatos prestar um único exame e ter acesso – de acordo com sua nota – ao universo de faculdades públicas e privadas.

Não existe paralelo em outro país de exame com tal amplitude – e absoluta ausência de problemas. O ENEM só foi notícia na fase inicial de implantação, quando apresentava alguns problemas. Depois que ficou azeitado, deixou de ser notícia.

Há outras revoluções feitas por ele, como a política nacional de inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. São 800 mil crianças, que antes dependiam do modelo de exclusão das APAEs (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e que foram incluídas na rede regular com amplo suporte garantido pelo MEC.

O Reuni (Recuperação e Expansão das Universidades Federais) permitiu a abertura de centenas de novos campi, descentralizando o ensino superior.

Em todos esses momentos, Haddad mostrou-se impermeável tanto à pressão do liberalismo educacional inconsequente quanto do corporativismo que existe no meio.

Quando resolveu ampliar o número de vagas nas universidades públicas, enfrentou uma manifestação de professores considerando absurdo salas de aula com mais de 15 alunos. Respondeu que ficaria mais satisfeito se visse cartazes protestando contra salas de aulas com menos de 15 alunos.

O Pronatec, o PROUNI, o FIES foram montados em parceria com o setor privado. E Haddad enfrentou as pressões corporativas, que o acusavam de pretender privatizar a educação.

Em todos os momentos, jamais fugiu da procura e da viabilização das grandes soluções.

Todos esses projetos foram montados sem preconceitos ideológicos, juntando forças já existentes, articulando ações entre agentes públicos e sociedade civil.

E foi esse espírito que levou para a prefeitura de São Paulo, enfrentando problemas seculares que todos seus antecessores recusavam-se a encarar.

Resolveu enfrentar o desafio do transporte coletivo, com os corredores de ônibus; o desafio da desospitalização dos dependentes de drogas, com a Operação Braços Abertos; o desafio de reduzir a segregação social que marca a cidade.

Se a velha mídia quer bater no PT, tenho uma infinidade de dicas. No Ministério de Dilma tem meia dúzia de ministros acomodados, sem espírito público, jogando apenas para a plateia.

Mas deixem Haddad trabalhar. Não privem a vida pública brasileira de alguém do seu quilate. É algo tão atrasado quanto seria as esquerdas crucificando Prestes Maia ou Olavo Setubal, devido à sua origem política.

Redação

Redação

View Comments

  • (So nao ficou claro que

    (So nao ficou claro que ninguem no Brasil inteiro pensa o que a media paulista diz.  Haddad eh uma fera mesmo.)

  • De "ilustre desconhecido" a

    De "ilustre desconhecido" a um dos melhores quadros do PT na atualidade. Concordo inteiramente com o Nassif. Chega a ser cruel a forma como Haddad apanha da imprensa em São Paulo.

  •  
    Todos os elogios dizem

     

    Todos os elogios dizem respeito a suas gestão no MEC, sendo que a reprovação dele é como prefeito da maior cidade do país. A gestão dos transportes públicos foi um desastre frente ao que ele prometeu entregar. 

    • "estão dos transportes

      "estão dos transportes públicos foi um desastre frente ao que ele prometeu":

      Mentira.

      Documente o com links.

    • Onde está o desastre?

      De carro gasto no mínimo 45 minutos para ir da minha casa à Avenida Paulista. De ônibus, cerca de 15 minutos, graças aos corredores. Antes eu nem me arriscava a tomar um ônibus. Onde está o desastre? Você apontaria ônibus lotados e de baixa qualidade. Concordo, em termos. A lotação dos transportes públicos nas horas de pico acontece em qualquer metrópole do mundo. Experimente tomar um metrô em Londres entre as 5 e 8 da noite. Ou ir do Brooklyn a Manhattan entre 8 e 10 horas da manhã. Quanto à qualidade, que inclui não só equipamentos melhores como a educação de condutores, melhorará com o tempo.

      • Eu estive na Europa por 30

        Eu estive na Europa por 30 dias em junho/julho. Fui em Londres, Paris, Roma, Lisboa, Zurick, e mais 10 cidades. Só andei de trem, metrô, ônibus e a pé. No horário de pico peguei metrô em Paris e Londres. Todos, lotadaços. E fedorentos. Fiquei em pé, amassado, como sardinha. As caras dos trabalhadores no metrô diz tudo. É assim todos os dias. Lembro que em Toronto também há 2 anos fiquei 20 dias e no horário de pico os ônibus e metrôs sempre estavam lotados, os ônibus imundos. Pobre sofre em todo lugar. 

         

    • Judicialização da política.

      O que o Poder Judiciário fez com a administração Haddad não creio que tenha igual na história recente da cidade.


      Uma lei de aumento de IPTU votada e aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito foi na prática vetada pelo Judiciário a pedido de uma entidade patronal que não tem nenhum voto popular.


      Além, disso, as manifestações de Junho13 e as eleições de 2014 tornaram o custeio do transporte público em um desafio que pouco tem se comentado. O preço das passagens está congelado sei lá a quantos anos.


      Isso para não falar do folclórico que foi o judiciário resolver definir quantas creches o prefeito deveria construir. O Judiciário, agora, assumiu o Executivo e determina despesas sem definir as receitas.


      Quer mais algumas politicagens? Greve de transporte público decretadas pela "oposição sindical" e vereadores que derrubam um decreto do prefeito a respeito de feriado nos dias de jogos da Copa mas que, eles mesmo, não vão trabalhar nesses dias.


      Que a cidade de São Paulo não tenha se entrado definitivamente em caos é uma prova da competência de Haddad.

      • Aqui em Salvador, ACM Neto

        Aqui em Salvador, ACM Neto reajustou o IPTU em até 700% e ninguém incomodou ele.

        Dep. Nelson Pelegrino entrou na justiça até agora nada!

        O TCU viu alguma irregularidade na obra tucana Aero Neves?

        Um aeroporto numa cidadezinha de 25.000 habitantes?

        Até a torcida do Ipiranga (em Salvador) é maior que a população dessa cidade...

        Quantas vezes o TCU parou obras petistas? Quantas vezes parou a hidrlétrica de Belo Monte?

      • correto

        Haddad é excelente quadro.

        Pena o judiciário (ah, o judiciário) - ter interferido de forma abusiva e ilegal na questão do realinhamento do IPTU. Um absurdo!

        Já está mais que provado que com todos os defeitos - reais - que o PT e seus quadros teem, continuam anos-luz à frente da porcariada que abunda em outros partidos.

        FATO!

         

    • Prometeu o bilhete mensal

      Prometeu o bilhete mensal ...

      E entregou o bilhete mensal, semanal e diário.

      Construiu mais faixa exclusiva de ônibus em 1 ano que Serra/Kassab em 8.

      É realmente um desastre!

  • Haddad

    É mais do que o óvio cloncluir que qualquer que seja o quadro que pertença ao PT, sempre haverá fortes críticas às iniciativas administrativas, sejam boas ou não. Não importa a qualidade administrativa, intelectual e de caráter. Destruir os quadros do partido é a idéia. A longo prazo, com a ausência de Lula, quem serão os cadidatos em um partido o PT destruido pela mídia e com reputação destruida? A presidenta titubeia em fazer uma Lei de Mídia. É um passo ao abismo.

  • por que a velha mídia bateu

    por que a velha mídia bateu no Lula e bate na Dilma tanto tempo e o Brasil continua votando no PT e em São paulo não acontece isso? basta meia dúzia de capas de jornal pro povo começar a falar mal de qualquer petista. Colocar a culpa na mídia nesse caso é muito reducionismo. Quem elegeu os tucanos nos últimos 20 anos foram os paulistas, não a mídia. O governador do estado tá todo enrolado com corrupção no metrô, deixou o estado sem água, dece a porrada em professor, em trabalhadores do metrô, em sem teto ou qualquer outro movimento social tem 54% de intenção de votos nas pesquisas. 54%!?!? e a culpa da péssima avaliação do Haddad é da mídia? tudo bem, sabemos como a mídia brasileira é canalha e procura abater qualquer politico de esquerda que se sobressaia, mas essa raivinha que os paulistas pegam contra qualquer politico que não seja de direita já é patologico. 

    • Acontece que são os paulistas

      Acontece que são os paulistas que mais consomem notícias seja de rádio, TV ou jornal no Brasil. O resto do país elege Lula e Dilma apesar da pancadaria jornalística justamente porque não tem o bombardeio midiático contra eles como acontece em São Paulo e no resto do Estado. É a velha mídia a culpada por isso, sim.

  • Reconhecendo e descrevendo

    Reconhecendo e descrevendo nossos valores com essa fidalguia Nassif, você se torna ainda maior. Parabéns!

  • O mesmo PIG que sacaneia com Haddad, esconde o Aécioporto

    Para esse pessoal do PIG que esconde a notícia sobre o aeroporto do titio do Aécio, só me resta cantar a música da Gretchen:

    Conga, conga, conga!
    Quenga, quenga, quenga!
    Conga, conga, conga!
    Quenga, quenga, quenga!

  • Nassif, desde quando a

    Nassif, desde quando a esquerda tem poder para crucificar alguém? Quem pode crucificar á a mídia, que só massacra o PT! Comparar o poder da mídia com a oposição de esquerda aos governos do passado é pura brincadeira!

  • Concordo, Fernando Haddad é o

    Concordo, Fernando Haddad é o melhor quadro publico do Brasil. Esse cerco midiatico sera vencido, sempre da forma canhestra com que o PT enfrenta os cercos da midia: se der certo avaça, se for mais ou menos sucumbe. Mas F H não é mais ou menos, e seu trabalho vai prevalecer, ser reeleito prefeito, e chegara a presidencia da Republica. Quem viver verá.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

8 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

9 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

9 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

10 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

11 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

11 horas ago