Categories: Internacional

A posição confusa dos EUA em relação ao Egito

Nassif:

Parece evidente que o enviado especial do confuso Barack Obama, Frank Wisner, não iria tirar da cartola a afirmação sobre a intenção do governo americano em manter o seu fantoche Hosni Mubarak no cargo; como os fatos estão se precipitando, FWisner acabou passando por irresponsável.

Num dia BObama diz que o Egito é soberano para resolver o impasse, no outro afirma que o processo deveria concluir, etc…, realmente, quase nenhuma interferência.

Neste inconcebível bate-cabeça, o governo americano demonstra que não sabe o que fala e faz, apenas uma enorme preocupação com o futuro.

 

Obama debate crise no Egito com líderes mundiais

Casa Branca diz que presidente manifestou “séria preocupação” com os ataques contra jornalistas e pediu libertação dos detidos

iG São Paulo | 05/02/2011 22:46

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abordou neste sábado a situação no Egito com a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e o príncipe dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed, informou a Casa Branca.

Pelo telefone, Obama manifestou aos líderes sua “séria preocupação” com os ataques contra jornalistas e representantes de grupos de defesa dos direitos humanos, informou a Casa Branca em comunicado.

O presidente americano reafirmou durante as conversas com líderes estrangeiros que o Governo egípcio tem a “responsabilidade” de proteger os direitos de seu povo e de libertar de forma “imediata” os que foram injustamente detidos, acrescenta o comunicado.

Em linha com o assinalado durante os últimos dias, Obama ressaltou a importância de se iniciar imediatamente uma transição ordenada e pacífica no Egito. Ele afirmou que o processo deveria concluir com a formação de um Governo que responda às aspirações de seu povo e deve incluir negociações entre o Governo e a oposição.

A Casa Branca informou que os líderes se comprometeram a manter um estreito contato sobre a situação no Egito. Além disso, Obama e Merkel falaram sobre a reunião do Quarteto para o Oriente Médio (Rússia, EUA, União Europeia e ONU) realizada neste sábado em Munique (Alemanha).

Neste sábado, causou polêmica a declaração do enviado especial dos Estados Unidos ao Egito, Frank Wisner, que afirmou que Mubarak, “precisa continuar no cargo” durante uma transição no poder no país árabe. A fala de Wisner ocorreu enquanto manifestantes protestavam pelo 12º dia consecutivo no Egito, exigindo a renúncia imediata do presidente.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

2 horas ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

2 horas ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

3 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

4 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

5 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

5 horas ago