Política

Lula lidera isolado eleições 2022, mostra pesquisa

Lula continua na liderança isolada das intenções de voto com 44%, segundo a pesquisa Ipespe, divulgada nesta quinta (27). Na tentativa de reeleição, Jair Bolsonaro fica cada vez mais para trás, com 24% a 26% das intenções, e 64% dos eleitores afirmando que não votariam nele “de jeito nenhum”.

Ainda, o desempenho ruim de Sergio Moro faz a pesquisa criar dois tipos de perguntas estimuladas: uma com o ex-juiz como candidato e outra sem ele.

Na primeira opção, Bolsonaro recebe 24% das intenções e Moro 8%, empatado com Ciro Gomes (PDT). Na segunda, sem Moro, Bolsonaro ganha 2 pontos percentuais e Ciro recebe 1% a mais.

Em ambos os cenários com 44%, os resultados mostram que Lula tem alguma possibilidade de vencer ainda no primeiro turno das eleições.Na pergunta espontânea, quando não são apresentados os candidatos, Lula também lidera, com 35%.

Já no segundo turno, o ex-presidente aparece bem à frente de qualquer candidato: com 54% contra 30% de Bolsonaro, com 50% contra 31% de Sergio Moro (Podemos), com 51% contra 25% de Ciro Gomes (PDT), e com 52% contra 19% de João Doria (PSDB).

A pesquisa ouviu 1.000 pessoas por telefone em todas as regiões do país, entre os dias 24 e 25 de janeiro, com uma margem de erro de 3,2 pontos percentuais e 95,5% de confiança.

Ainda sobre o desempenho de Jair Bolsonaro nas eleições 2022, o instituto fez outra pergunta: se “com certeza votaria”, se “poderia votar” e se “não votaria de jeito nenhum”.

O ex-presidente recebeu um “com certeza votaria” de 44% dos entrevistados e um “não votaria de jeito nenhum” de 43%. E Jair Bolsonaro possui um rechaço recorde: 64% afirmaram que “não votaria de jeito nenhum” no atual mandatário.

Pesquisa Modalmais/Futura

A liderança do líder petista também foi ressaltada na pesquisa Modalmais/Futura, divulgada nesta quarta (26). Nela, Lula vence em todos os cenários das eleições 2022.

O ex-presidente aparece com 36,9% das intenções de voto quando é oferecida uma lista de 13 pré-candidatos. Neste cenário, Bolsonaro aparece com 31,4% e Sergio Moro com 8,5%.

Quando são 5 pré-candidatos apresentados – com Lula, Bolsonaro e Moro, e Ciro ou Dória – Lula obtém 42,2% das intenções. E vence todos os adversários no segundo turno, com mais de 48% das intenções de votos.

.

Abaixo, a íntegra das duas pesquisas: jornalggn.com.br-relatorioavaliacaopresidencial-2022

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

Presídios do RS estão sem água e pedem ajuda ao Ministério da Justiça

Inundadas, penitenciárias tiveram de transferir detentos para andares mais altos e não têm condições de…

2 horas ago

Israel põe a perder acordo de cessar-fogo ao bombardear Rafah

Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo entre o Egito e o Catar para interromper a…

3 horas ago

Senadores republicanos ameaçam TPI após pedido de prisão contra israelenses

Em comunicado, grupo de conservadores afirma que posições do tribunal contra Israel são ‘ilegítimas e…

3 horas ago

Excesso de chuva compromete colheita de arroz no Rio Grande do Sul

Após secas causadas pelo La Niña, chuvas trazidas pelo El Niño podem afetar abastecimento da…

4 horas ago

Lula envia ao Congresso decreto para liberar verbas aos municípios atingidos pela chuva

O chefe do Executivo reiterou o desejo de fazer tudo o que estiver ao alcance…

4 horas ago

Estudo Brasil 2040 já indicava efeitos da mudança climática sentidos desde o ano passado

O governo Dilma gastou R$ 3,5 mi pelo trabalho, abandonado após reforma ministerial; inundações, secas…

5 horas ago