Categories: EleiçõesPolítica

O debate dos candidatos à prefeitura de SP na Gazeta

Do G1

Candidatos à Prefeitura de São Paulo discutem propostas em debate na TV

Participaram PSDB, PRB, PT, PPS, PMDB, PDT, PSOL e PRTB. Debate foi realizado na noite desta segunda-feira (24) na TV Gazeta. 

Oito candidatos à Prefeitura de São Paulo participaram, na noite desta segunda-feira (24), de debate realizado por TV Gazeta/Portal Terra. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como transporte, salários dos servidores municipais, qualidade dos serviços públicos, trânsito, saúde e moradia. Dividido em cinco blocos, os candidatos puderam fazer perguntas entre si nos quatro primeiros. As considerações finais ficaram para o último bloco.

Participaram do debate Celso Russomanno (PRB), José Serra(PSDB), Paulinho da Força (PDT), Gabriel Chalita (PMDB),Carlos Giannazi  (PSOL), Levy Fidelix ( PRTB) Fernando Haddad (PT), Soninha (PPS).

Nas considerações finais, Giannazi disse que os responsáveis pela “grande crise que estamos vivendo na cidade de São Paulo” não terão condições de nos tirar dela, porque são financiados pelas grandes empreiteiras e estão envolvidos com os grandes escândalos nacionais de corrupção. “É preciso fundar aqui a nova política na cidade de São Paulo”, afirmou o candidato do PSOL.

Serra falou em seguida e disse que “deseja muito ser prefeito de São Paulo”. Ele afirmou que o sentido da política é servir ao próximo, levar coisas boas para as pessoas e resolver problemas com “pé no chão, cabeça no lugar, propostas realistas, seriedade e verdade”. “Eu quero muito fazer o bem à minha cidade”, afirmou o tucano, completando que foi em São Paulo que ele nasceu e seus filhos e netos moram na cidade.

Fidelix citou a mobilidade urbana nas considerações finais e disse que há muitos anos ele vem levantando a questão “com o prognóstico de que no futuro teríamos o caos [no trânsito] que temos hoje”. Ele disse que é preciso tomar cuidado para que possamos dar ao povo um transporte público de qualidade e para que o trânsito não seja caótico.

Chalita disse que pertence a um partido forte, e que ele é contra as brigas de PT e PSDB. Ele também disse que é contra “uma pessoa sem projetos administrar a cidade de São Paulo”. Ele afirmou que tem muita vontade de ser prefeito de São Paulo, cuidar das pessoas que mais precisam e administrar a cidade de “uma forma ousada, corajosa e moderna”. “Aproveitar o fato de sermos uma cidade rica para conseguirmos dividir essa riqueza.”

Soninha começou dizendo que São Paulo é uma “cidade imensa” que tem muitos problemas, mas também coisas legais, inclusive na área pública. “É possível ter, sim, uma cidade muito melhor para todo mundo”, afirmou. Ela também disse que, em resposta a uma pergunta que a fizeram na internet, confirmou que votaria em Fernando Haddad em um eventual 2º turno dele com Russomanno. A candidata completou dizendo que as pessoas “podem discordar” dela, mas é porque sabem como ela pensa de verdade.

Paulinho disse que fez as melhores propostas para a cidade de São Paulo e que tem discutido idéias importantes que ele considera “estruturantes”, como levar o emprego para a periferia e reduzir impostos para aqueles que forem para essas áreas. Ele também defendeu a eleição dos subprefeitos. “Quero acabar com a ‘indústria da multa’, com a inspeção veicular e com a progressão continuada”, completou.

Russomanno disse que está “muito feliz com a intenção de voto de todas as pessoas que têm opinado nas pesquisas”. Ele afirma que quer ser aquele que vai zelar pela saúde da população, pela segurança, pela educação e pelo transporte público de qualidade. “O serviço público pode, sim, ter qualidade, pode ser melhor, pode ter excelência, depende da vontade política de fazer”, afirmou, finalizando que ele tem essa vontade.

Haddad disse que ele vem de uma experiência com êxito nos governos Lula e Dilma. O candidato lembrou que exerceu o cargo de ministro da Educação por seis anos e administrou um Orçamento que é o dobro do existente na cidade de São Paulo. “Entendo que devemos trazer para São Paulo os ventos da prosperidade que sopram em todo Brasil”, afirmou. O petista disse que fará uma parceria forte em proveito dos mais pobres.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Copom reduz ritmo de corte e baixa Selic para 10,50% ao ano

Decisão foi tomada com voto de desempate de Roberto Campos Neto; tragédia no RS pode…

4 horas ago

AGU aciona influencer por disseminar fake news sobre RS

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com ação judicial pedindo direito de resposta por conta…

6 horas ago

Assembleia Legislativa de SP celebra Dia da Vitória contra o nazismo, por Valdir Bezerra

Para a Rússia trata-se de uma data em que os russos homenageiam os mais de…

7 horas ago

Diálogo com o Congresso não impede cobertura negativa do governo pela mídia, diz cientista

Para criador do Manchetômetro, mídia hegemônica se mostra sistematicamente contrária ou favorável à agenda fiscalista

7 horas ago

Tarso Genro aponta desafios e caminhos para a esquerda nas eleições municipais

O Fórum21 comemorou o seu segundo ano de existência no dia 1⁰ de Maio e,…

7 horas ago

Desmatamento na Amazônia cai 21,8% e no Pantanal 9,2%

A redução no desmatamento ocorreu entre agosto de 2022 e julho de 2023, em comparação…

7 horas ago