O êxito do acordo e a torcida contra

Da Folha

O salto

por Jânio de Freitas

A REAÇÃO inicial, por aqui, à oficialização do êxito brasileiro no acordo nuclear com Irã, ocorrida ontem com o documento iraniano entregue à Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, pareceu deliberadamente contida, mais de contrariedade que de regozijo. Nesse episódio, afinal, a impressão da “torcida contra”, a que Lula se refere tanto, ficou bastante clara.

Em vão. O êxito está aí.

O Brasil fez, no alto nível do jogo político internacional, uma incursão menos arriscada, porque mais preparada, do que aparentou. A incerteza, pode-se dizer, ficou nos limites do risco calculado.

A carta de Obama a Lula, em defesa da proposta a que Brasil e Turquia procurariam convencer o Irã, é uma evidência de articulações preparatórias importantes e subterrâneas. E a liberação para a agência Reuters de trechos da carta, imediatamente antes da data final de entrega do documento iraniano, só pode explicar-se pela finalidade de mostrar que o governo Obama, se aceitar o acordo como é esperável, não estará recuando: já adotava tal posição, originária da Agência Internacional de Energia Atômica.

O acordo, argumentam os opositores da iniciativa de Lula, nada garante em relação à ameaça representada pelo Irã. É certo. Porque assim são todos os acordos internacionais. Quem se lembre um pouco da história europeia do século passado tem o mais brutal exemplo da insuficiência dos acordos diplomáticos. Nem por isso os governos deixam de fazer acordos, dado que nem todos são traídos e, ainda que alguns venham a sê-lo, foram vistos ao menos como benefícios temporários.

No caso do acordo com o Irã, se levado à prática representará, no mínimo, uma trégua na delicada tensão em um ponto não controlável da vastidão incandescente que vai de Israel à Índia. E, logo depois, às Coreias.

O Brasil deu um salto. Nada, nenhum desagrado de política interna, nenhuma discordância com o acordo feito em Teerã, mudará tal fato. O provável é que tarde o desenvolvimento do salto inicial. E, ainda, que se conheça e compreenda o que o constituiu. Mas aí está ele, e negá-lo não ajuda a compreensão de coisa alguma.

Se esse salto é oportuno e proporciona perspectivas convenientes, ou se melhor seria estarmos ainda por um tempo só em nosso subcontinente, tão precisado de cuidados, isso sim, daria boa e útil controvérsia.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

8 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

9 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

10 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

10 horas ago