“O inimigo da internet é qualquer um que tente controlá-la”, diz Tim Berners-Lee

Jornal GGN – O Brasil sedia, entre ontem (23) e hoje (24), um fórum global para discutir o futuro e a governança da Internet: o NET Mundial. O evento está reunindo entidades internacionais de vários setores envolvidos com os rumos da Web, como o criador da Internet, Sir Tim Berners-Lee; o CEO da ICANN, Fadi Chehadé; o vice-presidente do Google e um dos inventores do protocolo TCP/IP, Vint Cerf; e ativista pelo sofware aberto na África, Nnenna Nwakanma.

“A internet é uma mídia poderosa, e o inimigo é qualquer um que tente controlá-la”, resume Sir Tim Berners-Lee, sobre o peso e a importância do assunto.

“Quando ela é livre e aberta, é uma fonte de uma incrível criatividade, de crescimento econômico e, se alguém for controla-la, seja politicamente ou comercialmente, para qualquer uso ou finalidade, vai dar a eles muito poder. Então essa tentação de tentar controlar a internet é sempre desejada por companhias e governos, e temos sempre que impedir isso, e o Marco Civil é um grande passo neste sentido”, disse o criador da Internet ao blog do Planalto.

E esse “mundo multissetorial”, como descreve Lee, deve se basear no diálogo e integração. “Esse é o espírito da forma mais eficiente que garante que a internet seja governada”, concluiu.

O CEO da ICAAN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), Fadi Chehadé, lembrou como o encontro desses dois dias começou, em uma reunião com a presidente Dilma Rousseff, em outubro do ano passado.

 

“Naquele dia, ela teve a visão, a coragem e o espírito para dar um lar à abordagem do modelo multissetorial. E aqui ela está. Então quando eu a encontrar, pretendo agradecer imensamente pela coragem e pelo comprometimento com a abordagem do modelo multissetorial”, disse Fadi.

Sobre a expectativa do encontro e do futuro da Internet, Fadi Chehadé enfatizou a importância da rede: “Vejo a internet como um lugar por onde as pessoas chegam juntas, um lugar que nos une num mundo que divide tantos de nós”.

Segundo o coordenador do NetMundial e do CGI.br, Virgílio Almeida, o país tem boas justificativas para sediar o evento:

“Primeiro, existe no Brasil o CGI.br, criado há quase 20 anos, que é reconhecido internacionalmente como modelo de sucesso para se fazer a governança da Internet. Segundo, porque o Brasil está vendo no momento a aprovação do Marco Civil da Internet, que é uma legislação também avançada, construída com a participação popular e que garante direitos para os cidadãos da internet e também responsabilidades. E, terceiro, porque o Brasil é um dos maiores países em termo de usuários da Internet, temos mais de 100 milhões de usuários. Isso mostra que o país tem uma liderança nesse setor”, disse em entrevista ao blog do Planalto.

O coordenador explica que o encontro reúne mais de 800 participantes e 90 países. “Este encontro terá como foco a elaboração de princípios de governança da Internet e a proposta de um roteiro para a evolução futura desse ecossistema. O NetMundial representa o início de um processo para a construção dessas políticas no contexto global, seguindo um modelo de pluralidade participativa”, contou.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=Zidb2jqbOnQ

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

Recent Posts

TSE rejeita recurso e mantém Bolsonaro e Braga Netto inelegíveis

Além da inelegibilidade, os ministros do TSE mantiveram a aplicação de multas contra os políticos…

54 minutos ago

Dengue e escassez de rémedios deixa o Governo Milei à deriva

Relatório expõe crise de saúde na Argentina, enquanto país enfrenta a pior epidemia de dengue…

3 horas ago

Brasil sobe 10 posições no ranking de liberdade de imprensa

Situação ainda é ‘problemática’, diz Repórteres Sem Fronteiras”; País chegou ao 82º lugar entre 180…

3 horas ago

Não vai ter limite orçamentário para ajudar o RS, diz ministro

"Haverá apoio necessário para construir cada casa, cada estrada, cada ponte, cada escola, cada unidade…

3 horas ago

Sobe para 56 número de vítimas fatais por temporais no Rio Grande do Sul

De acordo com último boletim da Defesa Civil do estado ainda há 67 desaparecidos. Previsão…

4 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

7 horas ago