Categories: Política

O papel do Brasil nas negociações com o Irã no pós-sanções

Do Valor

Brasil sai da linha de frente nas negociações de acordo com o Irã 

Financial Times
21/06/2010

O Brasil está abrandando sua tentativa de mediar um acordo sobre o programa nuclear do Irã, uma questão que tem esfriado as relações entre as administrações Lula e Barack Obama.

Celso Amorim, ministro das Relações Exteriores do Brasil, disse ao “Financial Times” que o país não poderia mais procurar resolver a disputa nuclear depois que os Estados Unidos rejeitaram um acordo turco-brasileiro com o Irã para a troca de metade dos estoques de urânio enriquecido de Teerã por combustível nuclear para um reator para pesquisas. “Ficamos com os dedos queimados por fazer coisas que todo mundo disse que poderiam ajudar e no fim descobrimos que algumas pessoas não aceitariam ‘sim’ como resposta”, disse Amorim, em clara referência a Washington.

Segundo ele, se o Brasil for instado a negociar novamente na linha de frente, talvez ainda possa ser útil no processo, mas isso só vai acontecer atendendo a pedidos. Um representante de alto escalão do governo americano congratulou-se com a notícia de que Brasília já não se coloca mais na vanguarda das negociações tendo em vista a decisão do Brasil e da Turquia para votar contra as sanções da ONU ao Irã este mês.

“Eu”Eu realmente não vejo o Brasil ou a Turquia em posição para atuar como mediador”, afirmou a autoridade . “Depois de terem votado contra as sanções, eles realmente não são neutros”. Os comentários de ambos os lados revelam as cicatrizes residuais deixadas pelo conflito sobre o Irã.

“Nós estávamos diretamente envolvidos na busca de uma solução e fomos encorajados a fazer isso”, disse Amorim. “E então, quando nós produzimos um resultado, isso não teve consequência. No mesmo dia que o acordo foi produzido, antes mesmo disso ter sido analisado, a resposta imediata foi o pedido de resolução [da ONU] sobre as sanções”.

Em uma indicação de que EUA e Brasil estão tentando superar suas dificuldades, Brasília decidiu não prosseguir com a retaliação contra os EUA sobre os subsídios aos produtores de algodão, apesar de ter recebido luz verde da Organização Mundial do Comércio (OMC). Mas os dois países seguem em desacordo sobre a conduta no conflito Irã.

O Brasil argumenta que seu acordo com o Irã respeitou os termos de uma carta detalhada do presidente Barack Obama enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em abril especificando algumas das principais preocupações dos EUA sobre um possível acordo de troca de combustível.

As autoridades brasileiras também se irritaram com as afirmações dos EUA e de outras nações de que o Brasil vai exportar etanol para o Irã, mesmo após as usinas brasileiras afirmarem que não tem tais planos. As vendas de etanol não são proibidas pelas sanções da ONU, mas qualquer fornecimento para o setor energético do Irã seria considerado uma violação do espírito da resolução da ONU. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

O STF e os guardas da porta do presídio, por Luís Nassif

Se CNJ e CNMP não enfrentarem os desafios no horizonte, desaparecerá o último bastião institucional:…

12 segundos ago

A curiosa história do “cavalo de pau” na cassação do senador Seif, suspeito de favorecimento por Luciano Hang

Acusação diz que Hang colocou recursos à disposição da campanha de Seif, que acabou esmagando…

6 minutos ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Agora, a Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma…

20 minutos ago

“Transe”, filme que mistura ficção e documentário sobre a polarização de 2018, chega aos cinemas nesta semana

Filme rodado durante a eleição de 2018 conta a história de Luisa, uma jovem que…

1 hora ago

Planos de saúde pressionam por cirurgias menos custosas, influenciando resultados dos pacientes

Seguradoras impactam o cuidado cirúrgico através da definição de quais procedimentos são cobertos e quais…

2 horas ago

Lula: abandone a austeridade, por Paulo Kliass

Haddad adota o “bordão do trilhão”, imagem que se tornou moeda corrente nas falas de…

2 horas ago