Categories: Política

O vazamento da conta UOL de José Dirceu

A matéria da Folha com o suposto hacker de Brasília só foi levantada depois que José Dirceu denunciou problemas ocorridos com seu e-mail da UOL.

A mudança na senha de Dirceu ocorreu segunda de madrugada. Às 9 da manhã Dirceu tentou enviar e-mail e sua senha foi rejeitada por três vezes. Na terceira, a UOL bloqueou. Dirceu ligou para a UOL e informaram que sua senha tinha sido alterada. As exigências para a mudança de senha eram apenas a informação sobre número de documentos, RG e CPF e outras informações que podem ser obtidas de outras fontes. Dirceu indagou se tinham pedido a senha antiga, antes de alterar. Disseram que não fazia parte do procedimento do atendimento.

Dirceu pediu que passassem o IP do hacker, a gravação do telefonema. Recusaram e disseram que só com mandado judicial.

Dirceu constituiu um advogado, então, que entrou em contato com os advogados da UOL. Aí mudou-se a posição e aceitaram abrir os dados apenas com um Boletim de Ocorrência.

Logo em seguida, a Folha colocou um repórter para a matéria com o suposto hacker que admitiu ter invadido também a conta de Dilma Rousseff.

Em ambos os casos – Dirceu e Dilma – a conta era da UOL.

Por Stanley Burburinho

Folha de S.Paulo – UOL afirma que apuração do caso está em curso – 30/06/2011

UOL afirma que apuração do caso está em curso

DE SÃO PAULO

O UOL diz ter tomado conhecimento do suposto acesso de hackers à caixa de e-mail de José Dirceu e está em contato com os advogados do ex-ministro para obter autorização dele e assim poder contribuir com as investigações.
De acordo com o UOL, não é possível afirmar se houve uma ligação telefônica pedindo troca de senha de Dirceu.
As investigações internas estão em curso e o portal diz que só pode se pronunciar se autorizado pelo titular da caixa postal.
O UOL diz ser possível trocar de senha após um pedido por telefone, desde que haja confirmação da identidade do titular na central do assinante.
Para essa confirmação, o portal explica que o operador faz uma extensa lista de perguntas que incluem, mas não se restringem, aos documentos e às informações pessoais do cliente, como modalidade de pagamento, cidade onde a fatura é entregue e histórico de autenticação nos serviços do UOL.
Também é feito, segundo a empresa, registro do telefone do cliente que solicita alteração de senha.
Todas as ligações feitas à central de atendimento são gravadas.
O UOL afirma que está sempre comprometido em ajudar nas investigações para localizar e identificar criminosos na internet.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po3006201103.htm

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Luis Nassif

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