Categories: Política

Os bastidores da demissão de Jobim

Do Estadão.com.br

Bastidores: ‘Só me faltava essa!’, reagiu Dilma ao saber de entrevista

Na semana passada, a presidente já estava decidida a demitir Jobim e até já tinha sondado Amorim, mas foi dissuadida pelo ex-presidente Lula e por José Genoíno

04 de agosto de 2011 | 23h 00
Vera Rosa, de O Estado de S.Paulo

Surpreendida ao saber, na noite de quarta-feira, 3, da bombástica entrevista do ministro da Defesa, Nelson Jobim, à revista Piauí, a presidente Dilma Rousseff não se conteve. “Só me faltava essa!”, disse ela, irritada há tempos com Jobim.

Àquela altura, Jobim já viajara para Tabatinga (AM) e Dilma queria ler a entrevista “na íntegra” para saber se nenhuma frase havia sido retirada do contexto. “Mas ele falou mesmo que tem trapalhada no governo, que a Ideli é fraquinha e que a Gleisi não conhece Brasília?”, perguntou aos auxiliares, numa referência a Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e a Gleisi Hoffmann (Casa Civil).

Diante da resposta positiva, Dilma ordenou: “Me consigam essa entrevista”. Na manhã de quinta-feira, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, tentou descontrair o ambiente da reunião matinal com Dilma, Gleisi, Ideli, Helena Chagas (Comunicação Social) e Giles Azevedo, chefe de gabinete. “Vou trazer um Biotônico Fontoura para a Ideli, que está fraquinha, e um GPS para a Gleisi, para ela se localizar “, brincou Carvalho. Até Dilma deu risada. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), ligou para Ideli bem cedo. “Eu não disse que você era gordinha, como foi publicado; falei que você era fofinha”, justificou Sarney.

Foi somente às 12h35 que a entrevista chegou ao gabinete da presidente. Ela ficou furiosa com o que leu. Pouco depois, chamou os mais próximos para um almoço. À mesa com Gleisi, Ideli, Helena e Carvalho, a presidente conversou sobre a “situação insustentável” de Jobim. Até então, não tinha falado com ele ao telefone. Depois do almoço, Dilma ligou e mandou Jobim retornar, juntamente com o vice Michel Temer e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. “Ou você pede para sair ou eu saio com você”, disse ela.

Além da indelicadeza das palavras do ministro em relação às mulheres, o que mais contrariou Dilma foi não ter sido alertada pelo próprio sobre as declarações. Os dois tinham se reunido na véspera, quando Jobim praticamente pediu desculpas por ter revelado o voto em José Serra, em 2010. Na semana passada, a presidente estava decidida a demitir Jobim e até já tinha sondado o ex-chanceler Celso Amorim. Dilma ouviu opiniões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Assessor de Jobim, o ex-deputado José Genoino também esteve com a presidente no Alvorada.Disse que o ministro tinha ótimo relacionamento com as Forças Armadas e ela relevou. Mas na quinta-feira, 4, não foi assim.

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

57 minutos ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

2 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

3 horas ago