Categories: EuropaPolítica

Parlamento grego aprova acordo com zona do euro

Do Jornal de Notícias

Parlamento grego aprova acordo com os credores

O parlamento grego aprovou, na noite de quarta-feira, o acordo alcançado na segunda-feira com os líderes da zona euro para permitir o terceiro resgate financeiro do país, que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros.

O partido no poder, o Syriza, aprovou o acordo graças ao apoio de forças políticas de oposição. Segundo a televisão estatal da Grécia, 229 deputados votaram a favor do acordo, seis abstiveram-se e 64 manifestaram-se contra.

Metade dos votos contra e a totalidade das abstenções vieram do partido que sustenta o governo, o Syriza. Entre os que votaram contra estiveram, nomeadamente, a presidente do parlamento, Zoe Konstantopoulou, o ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis, e o ex-ministro das Finanças Yanis Varoufakis.

As medidas incluídas no acordo incluem aumentos de impostos e cortes nas pensões de reforma.
O primeiro-ministro Alexis Tsipras insistiu que não concorda com o essencial do acordo draconiano, mas que a alternativa seria a saída do euro.
Antes da votação, prometeu: “Não vamos recuar na nossa promessa de combater até ao fim pelos direitos dos trabalhadores”.
A ilustrar a divisão que o acordo com os credores causou nas fileiras do partido do governo, na quarta-feira mais de metade dos membros do comité central do Syriza pediram que fosse recusado, por o considerarem incompatível com os princípios da esquerda e não resolver os problemas do país.
Uma declaração assinada por 109 dos 200 membros do comité central assinala que o acordo com os credores é “incompatível com as ideias e os princípios de esquerda e sobretudo com o que as classes mais pobres precisam”.
Antes da votação, Alexis Tsipras justificou porque defendia o sim ao acordo. “As opções específicas que tinha à minha frente eram: em primeiro lugar, aceitar um acordo com o qual eu discordo, em segundo, a falência desordenada, e tínhamos ainda uma terceira opção, o ‘grexit’ (saída grega da euro) defendida por Schäuble”, disse Tsipras no parlamento grego.
O primeiro-ministro grego salientou que será o “último” a fugir às suas “responsabilidades” e também “o último a facilitar a queda de um governo de esquerda”.
Antes da votação, quarta-feira à noite, ocorreram confrontos entre a polícia e manifestantes, momentos antes de começar o debate
Alguns dos manifestantes que protestam contra a aprovação pelo parlamento do acordo com os credores internacionais que imporá mais austeridade atiraram “cocktails molotov” à polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo.
Os manifestantes estão contra um acordo que prevê impopulares reformas para desbloquear o terceiro programa de resgate financeiro da Zona Euro.
Não às privatizações, salvemos os portos, a [companhia de eletricidade nacional] DEI, os hospitais”, lia-se numa faixa colocada em frente ao parlamento
Ainda antes da votação, o Syriza aprovou, com o voto favorável de 109 dos 201 membros, uma declaração em que considera o acordo, assinado na manhã de segunda-feira, um golpe dos líderes europeus contra a Grécia
Tsipras cedeu, afirmam, às “ameaças de estrangulamento financeiro imediato” e o previsto terceiro resgate assenta em “termos humilhantes”.
Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago