Petroleiros protestam contra leilões e discriminações aos aposentados

Sugerido por Emanuel Cancella

Da APN
Nesta sexta-feira (29/11), o Sindipetro-RJ e ativistas dos movimentos sociais, realizaram um escracho em praça pública no Rio de Janeiro contra discriminações aos aposentados e contra o leilão de petróleo
O protesto foi em defesa dos petroleiros aposentados, pensionistas e anistiados da Petrobrás, que, segundo denúncia dos dirigentes do Sindipetro-RJ, estão sendo discriminados pela empresa nos sucessivos Acordos Coletivos de Trabalhos (ACT).
O ato, que foi na esquina da rua São José com a Avenida Rio Branco, Centro do Rio, ganhou um tempero a mais, pois se realizou nesta sexta-feira (ou na “Black Friday”, segundo o mercado no Brasil – uma cópia do que é realizado nos Estados Unidos). Os diversos discursos destacaram que o Governo Dilma realizou um Black Friday (ou liquidação) com as nossas áreas exploratórias no 12º Leilão da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que foi concluído nesta sexta-feira com a concessão de áreas exploratórias de gás de xisto, de alto potencial de contaminação ao meio ambiente, à saúde humana e animal.
Os ativistas distribuíram um manifesto com várias denúncias contra a presidente da Petrobrás, Maria das Graças Foster; da diretora da ANP, Magda Chambriard; e incisivas críticas à presidente Dilma Rousseff, que foi acusada de ser uma fraude eleitoral, uma vez que fez o 1º Leilão do Pré-sal, quando em plena eleições de 2010 dizia que leiloar o pré-sal “é crime” contra o país. Agora, Dilma fez o 12º Leilão de Petróleo, muito criticado pelos riscos ao meio ambiente com a utilização da técnica de fracking (fratura de rochas).

O diretor do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella, em seu discurso informou ao público que vários escrachos serão realizados todas sexta-feira, em diversas praças públicas, no Rio de Janeiro. Os escrachos têm como objetivo denunciar as discriminações praticadas pela Petrobrás contra os aposentados, pensionistas e anistiados. Tal prática da empresa perdura por 17 anos, sublinhou Cancella. Os escrachos têm ainda em pauta denúncias contra o processo de privatização do Governo Dilma.
O petroleiro anistiado político e diretor do Sindipetro-RJ, Francisco Soriano, leu para o público o manifesto, e que foi distribuído para a população. Ele disse que “o leilão de Libra foi um crime contra o Brasil. Entregamos no leilão da ANP um campo que tem capacidade de produzir cerca de 15 bilhões de barris de petróleo, e que vale cerca de US$ 15 trilhões. No leilão da ANP, Libra foi vendido ao correspondente a um dólar por barril”.
O diretor do Sindipetro-RJ, Edison Munhoz, destacou que esses leilões de petróleo, as privatizações, entre outras medidas, são práticas que visam atender à máquina do capitalismo contemporâneo, que espalha miséria e sofrimento pelo mundo. Lembrou de lideranças, como Leonel Brizola, que destacavam que o Brasil, infelizmente, tem tido uma política do “toma lá dá cá” com o nosso patrimônio público. Ele disse que o leilão de xisto, concluído nesta sexta-feira, é um crime contra a vida humana e o meio ambiente.
Para a diretora do Sindipetro-RJ, Fabíola Mônica, o leilão do gás de xisto “é contra a vida e meio ambiente”, pois as reservas desse tipo de gás estão abaixo dos aquíferos, e destacou o Guarani.
Redação

Redação

View Comments

  • Tem alguém ai ?

    Esse leilão do óleo de Xisto foi de lascar. Nem regulamentação para a exploração existe ainda e o governo já quis fazer um caixinha com o leilão.

    Uma vergonha, porque todas as reservas encontram-se em locais onde sua exploração colocará em risco os aquíferos.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago