Política

Quem alega fraude é quem perde as eleições, diz Nelson Jobim

Jornal GGN – A proposta de emenda constitucional que pede a instituição do voto impresso foi alvo de críticas de Nelson Jobim, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ressaltou que apenas quem perde as eleições é que alega fraude.

“Em minha experiência, verifiquei que só candidato derrotado alega fraude. Não encontro fórmulas de fraude em urnas eletrônicas. Os candidatos que são derrotados, normalmente, alegam que a derrota foi em decorrência de fraude e não uma decisão dos eleitores”, ironizou Jobim, segundo o jornal Correio Braziliense.

A manifestação de Jobim foi um contraponto ao que o presidente Jair Bolsonaro tem afirmado com alguma frequência: que ele foi roubado nas eleições de 2018 e venceu a disputa no primeiro turno, além de indicar que não haverá eleição em 2022 se não houver voto impresso. Em linhas gerais, o ex-presidente do TSE indicou que não é coerente que quem tenha sido eleito possa desconfiar do sistema que as colocou no poder.

Redação

Redação

View Comments

  • “Em minha experiência, verifiquei que só candidato derrotado alega fraude. Não encontro fórmulas de fraude em urnas eletrônicas. Os candidatos que são derrotados, normalmente, alegam que a derrota foi em decorrência de fraude e não uma decisão dos eleitores”, ironizou Jobim.

    Jenio! Quem perde nao tem direito de pedir auditoria e portanto a auditoria nao e necessaria, nem e possivel, porque nao ha o que auditar.

    Jobim e suspeito por ter implantado a urna eletronica junto com o insuspeito de suspeicao Eduardo Azeredo, precisa dizer mais?

    Deveria considerar-se suspeito ao inves de malandro. O conflito de interesses dos juizes e ex-juizes do STF em relacao ao voto eletronico e insuperavel. E o TSE vive em eterno conflito de interesse porque e responsavel pela fabricacao, projeto e operacao das urnas e pelo julgamento delas.

    A separacao de poderes de investigacao e julgamento e um dos pilares da justica, como estamos assistindo de camarote. Ja pensou o Moto na justica eleitoral? Seria dono de fabrica de urnas e juiz eleitoral ao mesmo tempo. Isso nao e uma hipotese, e a realidade.

  • ele mesmo! Enxertou os artigos e enxertou os votos no computador de bracos dados com Eduardo Azeredo, aquele do mensalao mineiro, lobista da industria de informatica. So conseguiram vender o produto aqui, em sua experiencia nao conseguiu enganar mais ninguem. Ao contrario, a Diebold teve que desistir do negocio para nao ir a falencia.

Recent Posts

Moody’s muda perspectiva da nota de crédito soberano do Brasil

Agência coloca prognóstico em patamar positivo; caso mudança de nota de crédito se confirme, país…

2 horas ago

“Cuidar da floresta é mais rentável que derrubar árvores”, afirma Lula

Presidente fala sobre temas que interessam ao Brasil e ao Japão às vésperas da visita…

3 horas ago

Presidente Lula sanciona mudanças na tabela do Imposto de Renda

Isenção tributária chega a quem recebe até dois salários mínimos no mês; em SP, presidente…

3 horas ago

Estratégia federal vai aumentar uso da bactéria wolbachia contra a dengue

Soltura de mosquitos infectados está programada para ocorrer em julho; objetivo é reduzir casos a…

4 horas ago

Sindicatos seguem em luta contra privatização da Sabesp

Vereadores discutem mudar legislação para que capital paulista seja inclusa no plano de venda da…

5 horas ago

Em defesa prévia, Moro diz que CNJ está gastando “dinheiro público inutilmente” para investigar seus abusos

Trabalho da Corregedoria do CNJ pode abrir caminho para ação na esfera penal contra o…

5 horas ago