Secretário de Estado dos EUA exclui Brasil da agenda de viagens

Em sua primeira viagem oficial para a América Latina, Rex Tillerson passará por Argentina, México, Peru, Colômbia e Jamaica
Jornal GGN – O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, realizará entre 1 e 7 de fevereiro a primeira viagem oficial para a América Latina excluindo o Brasil da agenda. Segundo informações do Estado de S.Paulo, Tillerson passará por Argentina, México, Peru, Colômbia e Jamaica.
Um comunicado do Departamento de Estado mostra que a viagem começará a partir de um discurso na Universidade do Texas, em Austin, onde o representante do governo norte-americano apresentará suas prioridades na visita à América Latina. Dali partirá para a Cidade do México em um encontro com o presidente Enrique Peña Nieto e seu ministro de Relações exteriores, Lis Videgaray.
No dia 5, o secretário de Estado estará em Lma, Peru, para abordar as preparações da Cúpula das Américas com o presidente daquele país Pablo Kuczynski e a ministra peruana Cayetana Aljovín.
O roteiro segue dia 6 em Bogotá, Colômbia, para analisar a agenda bilateral em questões importantes como o aumento da produção de cocaína. Em seguida, no dia 7, participará de um encontro em Kingston, na Jamaica, como o primeiro-ministro do país, Andrew Holness, para falar sobre cooperação energética e segurança bilateral.
Redação

Redação

View Comments

  • já tem o que queria

    Rex o representantes das petroleiras do tio sam já conseguiu o petróleo da republica dos patos paneleiros e não está interessados em miçangas.

  • Não precisa vir aqui. Brasil já é colônia dos gringos

    EUA devem receber relatórios diários do pessoal deles que estão por aqui arrasando.

    E os mandatários do golpe estão fazendo direitinho o que Estados Unidos esperam deles.

     

     

  • quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,q

    quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá,quá. Bem feito!!!!!

  • O reportagem esqueceu de mencionar visita à Argentina

    Desse tour latino-americno que o secretário Tillerson fará no começo de fevereiro, a visita à Argentina merece destaque pois, ao contrário dos outros países, nessa será demandada dois dias da agenda em duas cidades diferentes. 

    Para além da ida à Buenos Aires, onde se reunirá com o presidente Macri e o chanceler Jorge Faurie, a reportagem do Clarin abaixo faz menção do pedido pessoal de Tillerson em visitar Bariloche com o intuito de discutir questões  científicas e de conservação em referência ao Parque Nahuel Huapí. No entanto, da reportagem, chama a atenção de um ponto não confirmado pelo governo argentino (talvez por razões sensíveis): a preparação de uma visita de Tillerson às instalações da Invap, a exitosa empresa argentina na área de tecnologia nuclear, com destaque na construção de reatores. 

    Vale a pena acompanhar essa visita, especificamente à Argentina, tendo em vista que o Brasil, a despeito da atual baixa densidade externa do governo Temer, tem nesses dois países as mais importantes relações externas. 

    https://www.clarin.com/politica/departamento-confirmo-visita-rex-tillerson-buenos-aires-bariloche-principios-febrero_0_Bk9GtftSf.html

     

     

     

  • Como ocorreu em Davos, medo
    Como ocorreu em Davos, medo de queimar o filme ao ser fotografado ao lado do postiço.
    Mas o Brasil jå estå no Bolso - e na Bolsa - do Tio Sam.
    Fazer o que aqui no Brasil se basta o Tio Sam chamar o Moro e comparsas do Judiciårio, legislativo e Executivo ao Wilson Center...e eles vāo rapidinho com o rabibho entre as pernas.
    Nada a ganhar abraçando o postiço: muito pelo contrårio...

  • EH... WASHIGTON PREFERE

    EH... WASHIGTON PREFERE TRATAR DIRETAMENTE COM OS DONOS DOS PORCOS

    Calma gente, como bem perceberam os colegas Antonio Francisco, José Carlos Lima e Antonio C. Ao contrário do que possa parecer, isso pode indicar certo nível de apreço e confiança do governo americano pelos quinta-colunas brasileiros(?).

    Os bachareis concurseiros que aqui no Brasil se prestam a restaurar o trabalho sujo da época colonial. Agora os novos tempos, exigem, mão de obra especializada, bem treinada e, apetrechada com novas ferramentas. Vejam que trocaram o verde-oliva, pela capa-preta e, os resultados se mostram, até aqui, excelentes para os gringos, pois não?.

    Depois. Qual o ganho de uma autoridade do alto escalão norte-amereicano aparecer numa foto com membros de uma reles quadrilha de figurantes?  Como bem observou  José C. Lima,

    Por certo em Davos os gringos já cortaram uma volta desgraçada, correndo de um lado pra outro, pra escaparem de terem a carteira roubada por algum dos trombadinhas chapa-branca da súcia do temer. Ou mesmo, suponho, serem fotografados ao lado de ratos tão asquerosos. 

    Orlando

  • A Exxon já conseguiu o que queria

    Esse não é aquele cara da Exxon? Vem fazer o que aqui, se já conseguiu tudo o que queria?

    Só vai voltar quando houver outro presidente menos ilegítimo e o serviço estiver pronto, entregue e garantido.

  • É um "nada"

        Pouco importa, na administração Trump o DeptofState não significa nada, e seu "chefe" menos ainda.

    • Parece que é isso mesmo

      A representante dos EUA na ONU, Nikki Halley, subordinada ao DeptofState, faz o que cisma,  aparentemente sem seguir qq orientação ou comando do Mr. Rex. As vezes, dá a impressão que não obedece nem ao POTUS. Algo meio bagunçado.

Recent Posts

Bloqueio atmosférico que causa chuvas e onda de calor perde força a partir do dia 14

Meteorologistas esperam que o bloqueio perca força ou até se desfaça, permitindo o avanço de…

34 minutos ago

Como ajudar o RS: uma lista confiável de movimentos da sociedade civil

Uma mobilização para socorrer e abrigar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul…

2 horas ago

Brasil registra mais 38.909 infecções prováveis de dengue

O Ministério da Saúde aponta 2.465 mortes causadas pela doença, desde janeiro. São Paulo é…

2 horas ago

PF prende mais dois acusados de participar de assassinato de Marielle

Os nomes dos acusados não foram divulgados pela PF e nem pelo STF, que informou…

3 horas ago

Rio Grande do Sul vai precisar de pelo menos R$ 19 bilhões para ser reconstruído, diz Eduardo Leite

Governador promete detalhar ainda nesta quinta (9) as ações projetadas para a reconstrução do Estado…

3 horas ago

Tragédia no RS afeta 425 municípios e mais de 1,4 milhão de pessoas

Número de mortos chegou a 107. Além disso, 136 seguem desaparecidas. Desde a semana passada,…

3 horas ago