Política

Superpedido de impeachment contra Bolsonaro será protocolado nesta quarta-feira

Jornal GGN – Em meio às diversas denúncias de corrupção sobre o governo federal na compra de vacinas contra a Covid-19, doença que já fez mais de 516 mil vítimas fatais no país, um superpedido de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido) será protocolado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, às 15h. Mais tarde, às 17h, movimentos sociais, a sociedade civil organizada, juristas e personalidades independentes irão se unir, sob o coro de “Fora Bolsonaro”, em frente ao Congresso Nacional, em Brasília. 

Os mais de 120 pedidos de impeachment já protocolados na Câmara contra Bolsonaro serão reunidos em um só. Ao todo, são 23 tipos de acusações sobre os supostos crimes cometidos pelo mandatário desde quando assumiu o Palácio do Planalto, em 1 de janeiro de 2019.

O superpedido, que reúne mais de 700 entidades, também aborda as últimas denúncias sobre as suspeitas de irregularidades na aquisição da vacina indiana contra a Covid-19, a Covaxin, e o suposto crime de prevaricação cometido por Bolsonaro no caso. 

Também dão corpo ao documento todas as evidências obtidas pela Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Pandemia, instalada no Senado Federal, de que Bolsonaro cometeu crime contra a humanidade, na condução da crise sanitária.

Diante deste cenário trágico, a expectativa é de que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), aceite o documento e abra o processo de afastamento de Bolsonaro. Segundo Tânia Maria de Oliveira, integrante da coordenação executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABDJ), isso deve ocorrer porque “não existe mais espaço para omissões”, afirmou à Rede Brasil Atual. 

A ação sobre o superpedido também antecipa o terceiro grande ato “Fora Bolsonaro”, que será realizado em todo o país neste sábado, 3 de julho, o #3J.

Redação

Redação

Recent Posts

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

33 minutos ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

2 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

3 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

3 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

3 horas ago

Após privatização, tarifas de água aumentaram mais de 100% em comparação à Sabesp

Confira o levantamento comparativo com as tarifas do Rio de Janeiro, após privatização

4 horas ago