Política

TCU confirma segurança da urna eletrônica

Jornal GGN – O  Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o sistema eletrônico de votação atual é seguro e auditável, a partir de um relatório que descreveu em detalhes diversos procedimentos operacionais que garantem a autenticidade do método, alvo dos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido). As informações são do Congresso em Foco.

A PARTIR DE R$ 10 VOCÊ PODE AJUDAR A MANTER O JORNALISMO INDEPENDENTE DO GGN. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS.

O documento, produzido por uma auditoria e concluiu em 30 de julho, esclareceu que “o sistema atual de votação eletrônica foi implementado a partir da identificação de vulnerabilidades históricas que maculavam os resultados das eleições, especialmente em razão das intervenções humanas nas diferentes etapas do processo eleitoral, desde a votação, com voto em papel depositado na urna pelo próprio eleitor, até a apuração e totalização dos votos”. 

Os auditores ressaltam que “houve um inegável avanço nos quesitos segurança e confiabilidade das eleições a partir da implementação da votação eletrônica, que minimizou riscos da intervenção humana”.

“Existem mecanismos de auditagem em todo o processo de votação, desde a etapa do desenvolvimento dos sistemas, passando pela realização de testes públicos de segurança, teste de integridade (votação paralela), até a totalização e a divulgação do resultado, contemplando medidas de verificação mesmo após a conclusão do processo eleitoral”,  apontou o relatório.

O plenário do TCU discute o tema nesta quarta-feira, 11. O relatório deve servir de plano de fundo para o voto do ministro Bruno Dantas, relator do processo que avalia a confiabilidade do voto eletrônico. 

A discussão ocorre em meio às ameaças de Jair Bolsonaro sobre as eleições presidenciais de 2022. Ele vem alegando a inconfiabilidade do voto eletrônico para pressionar o Congresso a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Voto Impresso, que será votada na Câmara dos Deputados nesta tarde.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

11 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

12 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

14 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

14 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

15 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

15 horas ago