Política

TSE vai analisar os gastos de campanha de Juscelino Filho, ministro das Comunicações

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) aceitou o pedido do Ministério Público Eleitoral, feito em 16 de dezembro, e vai analisar a prestação de contas de campanha de deputado de Juscelino Filho (União Brasil), atualmente ministro das Comunicações.

Publicada nesta terça (7), a decisão é da desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, presidente do TRE. De acordo com o pedido do MP, Juscelino usou dados falsos para comprovar gastos de 23 dos 77 voos declarados na prestação de contas. As listas de passageiros têm rasuras e até anotações manuscritas.

O deputado federal também não comprovou que o serviço de táxi aéreo, bancado com recursos do fundo eleitoral, foi efetivamente empregado durante a disputa eleitoral.

Irregularidades

Caso as contas sejam reprovadas, Juscelino terá de devolver aos cofres públicos R$ 385 mil gastos com viagens de helicóptero e mais R$ 185 mil referentes ao pagamento de materiais gráficos, realizado após as eleições, o que é uma prática ilegal.

Daniel Andrade, empresário que teria feito 23 viagens com Juscelino, negou a informação ao Estadão. “Isso aí está errado, provavelmente é uma fraude. Não tenho nenhuma ligação com campanha nem com político no Maranhão.”

Justificativas

O TRE aprovou a prestação de contas da campanha de Juscelino a deputado estadual, mas com ressalvas, em dezembro. No entanto, o órgão não analisou detalhadamente a relação de passageiros.

“Todos os voos foram feitos em prol da campanha, bem como todas as pessoas que constam nos relatórios prestaram serviços diretamente à campanha”, informou a defesa do parlamentar no processo.

Os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso publicaram nota em que atribuem a responsabilidade sobre as informações erradas à empresa de táxi aéreo. Já a Rotorfly informou que teve um erro no sistema para gerar a lista de passageiros.

LEIA MAIS

Camila Bezerra

Jornalista

Camila Bezerra

Jornalista

Recent Posts

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

1 hora ago

A máscara caiu governador Romeu Zema, por Wemerson Oliveira

Como presidente do Sindpol/MG e defensor dos interesses da categoria policial civil, não poderia deixar…

2 horas ago

RS: 136 mortos e 141 desaparecidos

Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) alerta que, a partir deste fim de semana, haverá queda…

2 horas ago

O arcabouço fiscal e a natureza ambígua do Direito, por Fábio de Oliveira Ribeiro

O Direito é um fim em si mesmo, um meio para um fim ou ele…

4 horas ago

A Reconstrução do Rio Grande do Sul, por Lurdes Furno da Silva & André Moreira Cunha

Não temos a pretensão de oferecer um pacote pronto, fechado e detalhado. Isso é impossível…

4 horas ago

Foto e infâmia de Maria, por Urariano Mota

Não estava na parede, porque ali não poderia figurar na hierarquia dos santos e do…

5 horas ago