A retomada da produção nacional de insulina

Do G1

‘Dia histórico’, diz Padilha sobre a retomada da produção de insulina

Ministro anunciou volta da produção nacional em evento em MG. Padilha afirmou que insulina ‘made in Brasil’ vai permitir economia.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse nesta terça-feira (16), ao anunciar a retomada de produção de insulina no país, que o dia é “histórico”. De acordo com o ministro, o Brasil vai ser o quarto país no mundo a produzir o medicamento, usado para o tratamento de diabetes. Ele afirmou que, a partir de 2014, os pacientes poderão encontrar nas farmácias caixas de insulina “made in Brasil”.

“Hoje é um dia histórico na retomada da produção nacional. Estamos mostrando a importância de um país continental como o Brasil ter sua própria produção de insulina, que vai ser importante para a saúde e para a economia. A retomada vai permitir que possamos reequilibrar preço e competir. Com a decisão, nosso país volta a fazer parte do seleto grupo de agora de 4 países em todo o mundo que produzem insulina”, afirmou o ministro em discurso em Minas Gerais, onde vai funcionar o laboratório de insulina nacional.

A produção nacional de insulina foi interrompida em 1999, quando a Biobrás, laboratório que produzia a substância e a fornecia ao SUS, foi vendido a um grupo multinacional. Desde então, o Brasil passou a depender de importações.

“Toda vez que a gente tem mais produtores, mais países participando da produção, mais empresas, aumenta a competição. O aumento da competição reduz preço. Tanto para o Ministério da Saúde, como reduz preço também pro consumidor”, disse Padilha.

Ministério da Saúde tem expectativa de economizar com a retomada da produção na insulina no Brasil, mas ainda não tem uma estimativa de quanto essa economia vai representar em números. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, esse valor só será conhecido quando a produção começar, pois o preço da insulina está sujeito a muitas variáveis.

Padilha ressaltou que a produção do medicamento, além de estimular a inovação tecnológica no país, vai garantir “segurança aos pacientes”. “Com um mercado em que apenas três países detêm a tecnologia [de produção de insulina], permanentemente a oferta de insulina no nosso país fica sob pressão”, afirmou. “Às vezes, a insulina que é produzida fora do país, o transporte, a dificuldade de vinda, qualquer decisão estratégica de uma empresa, de parar e produzir, ia levar uma insegurança do fornecimento de insulina no Brasil”, explicou.

O ministro disse também que um dos fatores que viabilizam a produção nacional de insulina é a facilidade de acesso que os pacientes têm aos medicamentos, por meio de programas do governo federal, como a Farmácia Popular.

“Uma coisa que torna viável empresários mineiros voltarem a produzir insulina no Brasil é que a Farmácia Popular da presidente Dilma sustenta a produção […]Hoje 1 milhão de pessoas utilizam insulina do sistema público de saúde. Esse mercado permite que o investimento no Brasil seja sustentável para produzir no Brasil e também ocupar mercados na América Latina e outros países.”

De acordo com Padilha, a insulina produzida no Brasil estará disponível aos pacientes a partir de 2014. “Daqui a poucos momentos, em 2014, o povo brasileiro pode ter nas farmácias uma caixinha ali de insulina dizendo ‘made in Brasil, made in Minas Gerais'”, disse.



Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Senado aprova decreto de ajuda ao Rio Grande do Sul

Texto acelera o repasse de verbas ao estado, que deve permanecer em estado de calamidade…

9 horas ago

Alunos da USP iniciam acampamento pela Palestina

Estudantes pedem fim de relações acadêmicas com universidade de Haifa; ocupação ocorre no prédio de…

11 horas ago

Familiares de vítimas de violência investigadas por Rivaldo Barbosa pedem reanálise dos casos

Envolvimento no caso Marielle levou parentes a questionar quantas investigações foram arquivadas indevidamente pelo ex-chefe…

11 horas ago

Lula defende troca de dívida externa de países pobres por investimentos

Em entrevista, presidente discutiu propostas que serão encaminhadas até o final da presidência brasileira no…

11 horas ago

Como antecipado pelo GGN, quebra na safra gaúcha pode levar governo a importar grãos

Nesta terça-feira, presidente Lula também destacou necessidade de financiar produção de grãos em outros estados…

13 horas ago

Parlamentares poderão destinar mais de R$ 1 bilhão ao RS com emendas

Governo federal mapeou que R$ 1,3 bilhão podem ser destinados ao Rio Grande do Sul,…

13 horas ago