As estranhas bandeiras da família de Ernesto Araujo, por Luis Nassif

Quem me contou tem memória privilegiada e garante que o texto do Correio Braziliense, com grave denúncia, jamais foi superado em suas retinas cansadas.

Estava em sua casa, em Brasília, folheando o jornal, quando se deparou com a reportagem explosiva. Um ex-Procurador Geral da República entrara com uma ação para anular um concurso de Miss Distrito Federal. Apresentava argumentos de peso, enaltecendo o molejo, o andar malemolente, o olhar insinuante da segunda colocada, vilmente derrotada por manobras com claras intenções revanchistas.

O concurso era realizado pela afiliada da Rede Tupi. Também dos Associados, o Correio Brazilliense ironizava a busca de justiça para tema de tal relevância.

O nome do ex-Procurador era Henrique Fonseca Araújo, um deputado obscuro do Rio Grande do Sul, trazido para o centro do poder por Leitão da Cunha, o poderoso Chefe da Casa Civil de Ernesto Geisel.  A jovem injustiçada, certamente vítima de algum marxismo revanchista, era sua dileta filha.

Minha fonte garante que até ontem não tinha lido nada mais esdrúxulo, até conferir a cobertura do discurso do chanceler Ernesto Araújo nos Estados Unidos, deblaterando contra Adorno, Marx, Foucault, Rosa de Luxemburgo, Gramsci, Bertolt Brecht, Rosa Luxemburgo, Jacques Lacan, Herbert Marcuse e György Lukács e defendendo a carne vermelha.

Henrique, o que questionou o resultado do Miss Distrito Federal, é pai. Ernesto, é o filho e herdeiro intelectual. Só aí minha fonte se deu conta das verdades do dito popular que diz que quem sai aos seus não degenera.

O GGN prepara uma série de vídeos que explica a influência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto? Clique aqui.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Prezados camaradas
    O pior é que estes sujeitos PASSARAM em concursos públicos e são pagos com dinheiro de IMPOSTOS, NOSSO DINHEIRO.
    Não cabe uma demissão a bem do serviço público?

  • "quem sai aos seus não degenera":

    O que significa isso?!?!?!? Sai de onde?!?!?! O que se degenera?!?!?! Quem eh "seus"??????

    • Ironia sobre defesa a qualquer custo do próprio umbigo ou família ou prole : na falta da farinha, primeiro o meu pirão ...

  • Ső uma pequena correção , Nassif: o nome do Chefe da Casa Civil era Leitão de Abreu (que depois inclusive foi ministro do STF), e não Leitão da Cunha.

  • Caro Nassif,
    Se este (des)governo chegar inteiro até 2022, por imposição autoritária e com todo o respaldo que se vê (midia, forças armadas, empresariado, bolsa de valores, EEUU, judiciário, etc.), além da falta de uma oposição autêntica, a extrema direita passará como um rolo compressor sobre quem ousar enfrentá-la. A salvação do país é só uma: Lula solto, anulação das eleições por causa dos procedimentos omissos e ilegais do TSE e novas eleições imediatamente. Fora isso, apenas uma reação de governadores, fossem eles dedicados realmente ao povo e à nação. Quanto a essa última possibilidade, escrevi um comentário sobre um artigo relativo ao Movimento da Legalidade, no site "Tijolaço", que ficou apenas poucas horas em exposição; motivo ignorado. É o que transcrevo abaixo, se lhe aprouver.

    Nunca como hoje está tão evidente a diferença entre o ente público que pensa nas próximas gerações e os egoístas ou pusilânimes que só pensam nas próximas eleições. A segurança, a ordem e o ordenamento jurídico em cada Estado, no regime federado, é dever e atribuição do governador, eleito para isso. Os órgãos estaduais de segurança devem obediência a esse chefe do executivo. Há os que têm consciência disso e responsabilidade e coragem para exercer o comando dessas forças, mas também os frouxos que se interessam apenas por salvar seus pelos e garantir os cargos; portanto, tentando enganar o povo de que estão interessados na justiça, na democracia e no bem estar da sociedade. Pois Brizola, sozinho, enfrentou o poder das Forças Armadas que queriam dar um golpe de estado, ou seja, correspondeu de forma ímpar àquilo que o povo lhe deu nas urnas: a sua defesa. Neste episódio o Brasil perdeu a oportunidade de se livrar para sempre do espírito golpista que esteve sempre presente no meio castrense, desde o golpe do Deodoro. Somos o único país do planeta em que a independência foi um mero acordo familiar de pai para filho, no qual oito milhões de quilômetros quadrados caíram no colo de um aristocrata despreparado e sem qualquer noção de liberdade, justiça social ou fraternidade. Infelizmente Brizola foi traído por Tancredo Neves (parece que é um mal hereditário a traição nesta família) e o país ainda vive num estado de submissão, covardia e auto-desprezo. Temos hoje quatro estados governados pelo PT: a Bahia, por Rui Costa; o Ceará, por Camilo Santana; o Piauí, por Wellington Dias; e o Rio Grande do Norte, por Fátima Bezerra. Temos ainda o Maranhão, governado (?) por Flavio Dino, do PCdo B; o Amapá, por Waldez Goes, do PDT; o Espírito Santo, por Renato Casagrande, do PSB; e Pernambuco, por Paulo Câmara, do PSB. Teoricamente, todos sedizentes de esquerda. Pois, juntando os oito, o resultado não dá um Brizola sozinho. Todos pensando nas próximas eleições, desde já lançando nomes, injetando dinheiro na midia alternativa para a campanha precoce, aceitando passivamente o resultado espúrio das últimas eleições, e, cometendo o pior crime e a pior desonra que um político pode cometer hoje em dia: deixando mofar na cadeia um inocente, que dedicou a carreira e a própria vida pelo povo brasileiro. Covardia? Falta de liderança? Ausência de comando? Cada dia mais e mais a nação deve sentir falta de Brizola. E Lula, o melhor presidente da história brasileira só cometeu um erro: não obrigar Brizola a aceitar o Ministério da Educação. Os dois juntos fariam as reformas necessárias que Jango não conseguiu e que transformariam este nosso país numa verdadeira nação.

Recent Posts

Rio de Janeiro tem o abril mais seco em 27 anos

Este foi o abril mais seco desde 1997 na capital fluminense, segundo dados metereológicos.

2 minutos ago

Confira os atos do 1º de Maio, com shows e ações sociais pelo país

Em São Paulo, o presidente Lula participa do ato do Dia do Trabalhador. Confira a…

43 minutos ago

Índice de Preços ao Produtor desaba em março, por Luís Nassif

Em relação aos grupos industriais, houve alta em 11 deles e queda em outros 11.…

1 hora ago

Promoção da equidade de gênero no trabalho avança, mas tropeça nas pequenas empresas

Em meio a desigualdades salariais, assédio e lacunas legais, advogada destaca avanços e desafios para…

2 horas ago

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

3 horas ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

13 horas ago