Brasil pode chegar a 3.000 mortes por dia; Nicolelis sugere intervenção no Ministério da Saúde

Jornal GGN – O Brasil registrou cerca de 1,9 mortes em 24 horas por causa do novo coronavírus na noite de quarta-feira (3). Sem lockdown em todo o País, e diante das novas cepas que são mais infecciosas, a tendência é esse número chegar a 3.000 mortes por dia. Não adiantará ampliar o número de leitos hospitalares, porque não haverá profissionais de saúde para atender a demanda. Com esse contingente de mortes, no intervalo de 90 dias, o Brasil poderá dobrar o número atual de vítimas fatais da pandemia e chegar a mais de 500.000 óbitos. “Isso já é um genocídio, só que ninguém ainda usou a palavra”, diz o cientista Miguel Nicolelis, em entrevista ao El País desta quinta (4).

Para Nicolelis, há uma saída para a crise atual: intervenção no Ministério da Saúde. “É preciso decretar lockdown de pelo menos 21 dias e pagar um auxílio financeiro para que as pessoas fiquem em casa. Os governadores sabem que o Governo Federal não vai fazer nada, estão querendo empurrar a responsabilidade. Estou sugerindo desde de novembro de criar uma Comissão Nacional com a sociedade civil, governadores e Supremo, que precisa decretar uma tutela judicial no Ministério da Saúde. Uma intervenção. E essa Comissão Nacional ficaria responsável por tomar decisões e supervisionar toda a logística”, sugeriu.

NOVOS LEITOS NÃO RESOLVEM

Ainda de acordo com Nicolelis, o lockdown é a única saída para o contexto atual da pandemia. Criar novos leitos é apenas mascarar o problema, pois já não há profissionais suficientes para dar conta do colapso que virá pela frente.

“Não tem mais médico, não tem mais enfermeiro. Todo mundo sabe, e os políticos sabem também, que a velocidade de crescimento do vírus é exponencialmente mais veloz que a capacidade de criar, equipar e por gente no leito de UTI. Não tem como combater isso criando mais vagas nos hospitais. É a típica estratégia de maquiagem. Aumenta os leitos, mas os leitos às vezes nem funcionais estão, mas vão para a conta e diminui a taxa de ocupação”, disse.

Redação

Redação

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

10 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

10 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago